Ir para conteúdo

CANCUN, CHICHEN ITZA, AKUMAL, TULUM, COZUMEL, ISLA MUJERES, E PLAYA DEL CARMEN 2014


Posts Recomendados

  • Membros

Introdução:

Como não recomendado planejei essa viagem de ultima hora, já estava com o dinheiro guardado e iria começar a trabalhar em uma nova empresa, então eu tinha um pouco menos de 20 dias para aproveitar em mais uma viagem. Faltava apenas um destino interessante para escolher, foi quando lembrei de um velho amigo (Igão), que sempre falou de uma pequena cidade paradisíaca no México, onde ele já havia visitado mais de três vezes, e vivia repetindo que em algum dia no futuro iria passar uma temporada por lá trabalhando, passando todos os dias de bermuda e chinelo. ::otemo::

Após lembrar desse fato, fui perguntar ao Igão a respeito do lugar e saber um pouco mais a respeito. Para minha surpresa ele estava por lá, e dessa vez trabalhando em um hostel, disse para eu não perder tempo e ir conhecer esse lugar que ele tanto amava. Pois bem, me decidi e comecei a ler os blogs de viagens para aprender um pouco sobre o México, comprei as passagens e uma semana depois já estava embarcando. A viagem foi realmente excelente, até hoje recomendo os estados de Yucatán e Quintana Roo para meus amigos e clientes. ::cool:::'>

 

DSC_0077.jpg.64256a91948832464304abb5eed3d433.jpg

 

Comprei as passagens para o dia 26/08 e retorno 08/09 de 2014, por um excelente preço pela Aeromexico, elas saíram algo em torno de 1400 reais, Rio – Cancun (com escala na capital mexicana). Recomendo muito a Aeromexico, o custo benefício foi surreal, respeitaram todos os horários, refeições ótimas e funcionários muito atenciosos. Contudo, o voo acabou sendo bem cansativo, pois eles estavam usando um antigo avião da Varig nesse trajeto, que não possuía entretenimento a bordo, tanto na ida quanto na volta. Isso torna uma viagem de 10 horas bem monótona. Como costumo recomendar, um dos fatores principais para deixar as passagens baratas é a disponibilidade do passageiro de variar as datas, em alguns casos, os preços das passagens podem varias consideravelmente de um dia para o outro.

Geralmente faço meus relatos dividindo e contando dia por dia, contudo deixei de escrever assim que cheguei. Por conta da minha memória prejudicada, perdi alguns detalhes importantes, mas as nossas experiências, percepções e sentimentos jamais são esquecidos após uma boa trip. Desse modo, escrevi segmentando o relato por destinos, cidades ou infraestrutura turística.

 

Playa Del Carmen e Cancun:

Nesse espaço vou explicar um pouco das diferenças entre as duas cidades e o motivo da minha escolha. Pois Cancun é uma cidade muito famosa, sendo considerado por alguns autores como a nova Acapulco do México, alvo das grandes redes hoteleiras mudiais, possui muitos resorts all inclusives, recheada de Americanos buscando o clima quente mexicano. Apesar de bela, não pode ser considerada pequena e tranquila, mesmo o Chaves não tendo tirado férias por lá, recomendo Cancun para qualquer um que goste de sol, praia, clima quente e uma agitada vida noturna.

Playa Del Carmen é uma cidade menor, com um público bem variado, conta com uma parcela maior de mochileiros. Australianos e europeus de todas as partes são comuns por lá, por incrível que pareça, conheci pouquíssimos brasileiros no México. Fazendo uma comparação leviana, Playa me lembrou muito a cidade de Búzios no Rio de Janeiro, apesar de ser maior e mais completa, tem um clima tranquilo, todos andam a pé, de chinelo e possui muita gente bonita. Por outro lado, Playa possui dezenas de casas de show e boates, creio que devido aos seus visitantes serem em maioria jovens.

 

playa.jpg.c86c09bcc94b628460b274a1ed32171b.jpg

 

 

Isla Mujeres:

Sinceramente esperava mais de Isla Mujeres, depois de ler tantos relatos glorificando a ilha, acho que coloquei minhas expectativas muito altas. Apesar de praias lindas, você acaba ficando acostumados com belíssimas praias nesse roteiro. A Ilha não possui boa infraestrutura turística, informações são precárias e possui poucos restaurantes. Encontrei alguns lugares que promovem o nado com golfinhos, porem soube que nem sempre eles são bem tratados (em diversos locais do México), por isso optei por não fazer.

É possível conhecer a ilha em apenas um dia, saindo cedinho de Cancun e voltando no final da tarde. Eu e meu amigo chegamos a pernoitar, alugamos um carrinho de golfe e não nos arrependemos, rodamos toda a ilha pilotando. Ficamos hospedados no Pocna, um hostel bem legal e ao mesmo tempo diferente, parecia que tinha uma comunidade vivendo acampada na parte externa do hostel, era bem curioso. O Pocna também possui um interessante espaço externo, voltado para a praia, onde eles promovem diversas festas com musica ao vivo. Pelo que percebi, o local é famoso por receber eventos em Isla Mujeres. Outro fator que me chamou atenção no hostel, foi a atenciosa recepcionista brasileira Vanessa Schramm, extremamente solicita e simpática.

 

 

isla.JPG.0a5085aeb34982c7a1beb0b6c2077451.JPG

 

Akumal:

Akumal que quer dizer “lugar de tartarugas”, é uma pequenina cidade, bem próxima de Playa Del Carmen, o significado do seu nome corresponde a sua principal atração. Esse foi o primeiro lugar que visitei na viagem, lembro de ter pego uma bela gripe assim que cheguei e mesmo assim, reunimos a galera do hostel e fomos visitar a cidade.

Não é preciso nadar muito para dentro do mar ou ter equipamentos de mergulho para ver as tartarugas, pois elas ficam bem próximas a praia. A quantidade de tartarugas impressiona. Existem diversas empresas que promovem o mergulho ou simplesmente o aluguel de snorkel, contudo nós levamos o snorkel do hostel Playa emprestado.

Observar tantas tartarugas nadando com você em um água tão límpida é de fato surreal. Altamente recomendável visitar a praia de Akumal, basta pegar um coletivo de Cancun ou Palaya Del Carmen que eles te deixam bem próximo. E é tudo bem simples não precisa pagar para entrar nem nada, é uma praia normal. Lembrando que é importante a consciência dos visitantes de não tocar nos animais encontrados.

 

 

 

Chichén Itzá:

Foi no Tour do Chichen Itza que realmente percebi o quanto viajar para o México é barato, lembro que todo o Tour de 7h as 20h mais o menos, com van, ingressos para cenote e Chichen Itza, almoço e guia fluente em 4 línguas, foi menos de 50 dólares. ::hahaha::

Comprei o tour no próprio hostel pela facilidade, eles vendem esses passeios para a agencia Easy Tour. Após pagar o tour, a menina do hostel me disse para não beber, e assim acordar cedo e disposto para o passeio de um dia inteiro, contudo fiz tudo o contrario das recomendações. (Dica: Sempre escute com carinho os conselhos da moca do Hostel ::putz:: ) Enfim, todo o Tour foi perfeito, os turistas que estavam na van comigo eram legais, a guia era também muito simpática, apesar de começar a puxar minha orelha assim que soube minha nacionalidade, dizendo para eu não me atrasar nas paradas, pois ela conhecia muito bem os brasileiros. No final da viagem ela me congratulou, pois eu não fazia jus à fama. Apesar de não ter gostado desse preconceito estereotipado, entendo, pois já sofri algumas vezes com atrasos de brasileiros em minhas viagens.

 

cenote.JPG.64a9509dbcb4f1acf6bdd29eace87887.JPG

 

Apesar de ser longe, cerca de 5 horas de viagem até o estado de Yucatán, sem duvida o Chichén Itzá foi o melhor tour que fiz nessa viagem, você aprende um pouco sobre a cultura e a antiga cidade Maia, com historias muito bem contadas pelos guias e conhece uma das sete maravilhas do mundo.

No final após o Chichen Itza, visitamos uma pequena cidade colonial do México, muito simpático o lugar, com uma bonita igreja. Em seguida pegamos a estrada de volta a Playa Del Carmen, a van me deixou na porta do Hostel. Comi uma pizza e dormi, de tão cansado. A propósito em Playa, tem varias lojinhas que vendem pizzas quadradas, e é excelente para quem quer economizar, pois o preço da fatia é bem baratinha.

 

chichen.jpg.88c055e8cf1c8d3e3ef8db73cd6b0243.jpg

 

Hostel Rio Playa:

Realmente não tenho o que reclamar deste hostel, no inicio me preocupei um pouco com a fama festiva do lugar, porém eles possuem portas a prova de som. E na verdade as festas acontecem mesmo como um pré night, para o pessoal sair depois nas dezenas de casas de show e boates que contemplam Playa del Carmen. Então sinceramente, quando eu não estava a fim de fazer festa, não incomodou em nada meu sono. Não tive dificuldades com reserva, aluguei um quarto para 6 pessoas, mas possui diversos leitos com variado numero de camas. O café da manhã é bom, com frutas, bolo e pão. Tem piscina e um bar que a noite fica cheio. Eles também possuem tours grátis, que são realizados quase todos os dias.

Um fator que realmente me chamou a atenção nesse Hostel, foi a simpatia dos funcionários, do dono ao pessoal da limpeza, todos extremamente atenciosos, ajudavam quando eu perguntava qual coletivo pegar, qual praia era mais bonita visitar, gírias mexicanas, etc. Em especial para os amigo Diego Gomez, Igor Bassoli e Anabel.

 

598dd41318a43_galerahostel.jpg.d6ef79d2dfc5c09e38415b87759b2d09.jpg

 

Coco Bongo:

Se você não gosta de boates ou festas e acha que não vai gostar da CocoBongo, você está enganado. A CocoBongo não é só uma danceteria, é um grande espetáculo (com bebida liberada), tem de tudo um pouco, apresentações inspirados na Broadway, de super heróis e filmes de Hollywood, Michael Jackson, balões voando e alem disso, meninas são convidadas para dançar no palco ou no balcão dos bares. Somente depois de tudo isso começa uma boate mais tradicional. Eu recomendo muito a visita, mesmo sendo um pouco caro, cerca de 50 dólares, vale muito a pena.

Um fato que vale contar e que demonstra a forca que as redes sociais podem ter, lembro que no meu segundo ou terceiro dia de viagem lembrei de um colega mexicano que havia estudado comigo na universidade anos atrás, fui falar com ele pelo Facebook, e não é que ele estava morando e trabalhando em Playa Del Carmen. Mais uma pessoa conhecida pra me apresentar a cidade, o interessante que ele me apresentou uma amiga que trabalhava em um resort e tinha bons contatos, por isso ela conseguiu as entradas na CocoBongo por 20 Dólares. Portanto fica a dica, faca amigos sempre. 

 

coco.jpg.13a389c715c2e613cc01c70b800d6696.jpg

 

 

Tulum:

É notável que Tulum possui praias incríveis, eu mesmo vi algumas vezes, as praias de Tulum serem consideradas como uma das praias mais bonitas do mundo, as misturas da água cristalina, areia branca, floresta e as ruínas Maias ao fundo fazem qualquer um que se depara com a praia, concordar com essas listas.

É muito fácil chegar a Tulum, geralmente é o ponto final do coletivos de Playa Del Carmen, para facilitar ainda pode pedir ao motorista deixar na porta, pois as ruínas ficam um pouco antes de começar a cidade. Para visitar a praia não é necessário pagar, mas para visitar as ruínas se compra um ingresso, nada caro. O parque se divide em duas áreas, na entrada estão as lojas, bares e infraestrutura de apoio ao turismo, depois de um trecho de caminhada, que também pode ser feito de trenzinho, até a bilheteria e as ruínas e a estrutura principal. É um passeio tranqüilo, que pode ser feito por visitantes de qualquer idade ou preparo físico. Não esqueça de levar uma garrafinha de água e um chapéu, as ruínas são bem quentes e não possuem muitas sombras.

 

tulum.JPG.2fce2b7608f464e1c48209eb22f63b56.JPG

 

Cozumel:

Cozumel é um dos lugares mais famosos do mundo para a prática de mergulho, possui uma água extremamente cristalina e uma abundante vida marinha. Para chegar a ilha, basta pegar um ferry em Playa Del Carmen, custa em torno de 170 pesos e a viagem dura cerca de 45 minutos. Logo que você chega existem diversos stands de agências oferecendo passeios na ilha, alguns até bem interessantes, mas eu optei por me virar sozinho dessa vez.

A Ilha de Cozumel possui um importante porto, lugar que frequentemente param cruzeiros vindo de vários lugares do mundo, a infraestrutura turística é boa, informações, transporte e uma vasta concorrência entre agencias de turismo. Alem disso, Cozumel possui muitos museus e sítios arqueológicos que valem muito a pena serem visitados.

Assim como li em alguns blogs, fiz mesma opção de não comprar a passagem de ferry com antecedência, para não ficar preso a um horário. Se informe até que horas os ferrys funcionam, deixe para comprar a volta no momento em que for voltar. Assim você pode curtir a Ilha com mais tranquilidade e sem um horário fixo de retorno.

 

 

sombrero.jpg.e0c8b041b365ccef49e8ef1b34284549.jpg

 

 

Considerações finais:

O México é um pais muito encantador assim como o Brasil, possui um povo amável e fácil de lidar, sempre que precisei fui ajudado e todos me foram bem simpáticos. Uma das tradições interessantes a um visitante saber é a gorjeta, desde o tempo em que eu era guia, lembro que as gorjetas dos mexicanos eram bem generosas, eles entendem que uma boa gorjeta é o melhor modo de você demonstrar a sua satisfação pelo o serviço prestado. O México é um dos lugares que mais recebem turistas no mundo, devido ao seu forte marketing dentro do seu vizinho EUA, por isso é um país experiente, ao se tratar de turismo.

Para um brasileiro entrar no México, não é mais necessário fazer um visto. Basta chegar na imigração com o passaporte e uma cara feliz, para mim não foi feito qualquer tipo de pergunta. Por fim, espero ter ajudado contando um pouquinho da minha incrível experiência no México, e agradeço aos amigos que ajudaram nessa viagem feita de surpresa, Luii, Yuli e Igor.

 

Meu blog: https://turistasagaz.wordpress.com/ ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...