Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Yukon, Alaska e a Aurora Boreal

Postado
  • Membros

Info: Incompleto (updated Feb, 29th)

Motivo da Viagem

Já citei em outro relato o período em que morei em Vancouver e que possibilitou-me viajar pelo Canadá e Estados Unidos. E mesmo conseguido visitar lugares incríveis (vide foto abaixo nas Rocky Mountains), ainda faltava realizar um desejo que tinha desde criança: assistir à Aurora Boreal. (te dedico, Hyoga ::lol3::)

IMG_3181.JPG.6ed6e6e9a4e8cba9b58c52e4526b079b.JPG

Planejamento da Viagem

Faltavam 03 semanas para eu embarcar de volta e a grana já estava apertada (Dollorama e comidas de CAD 1,00 me salvaram), mas eu precisava fazer um esforço para “caçar” a Aurora Boreal, pois já estava no Canadá e não sabia quando teria a oportunidade de voltar.

Como eu gosto de viajar por conta, por entender que a viagem começa já na fase de planejamento, de pesquisas e etc... Fiz muitas consultas para descobrir quais lugares no Canadá seriam ideais para ver a Aurora Boreal, descobri então duas: Whiterhorse na província de Yukon e Yellowknife na província de Northwest Territories.

Mas, entretanto, todavia, a Aurora Boreal é um fenômeno da natureza e nem sempre o Pedrão vai estar disposto à nos ajudar, certo? Então tive que pesquisar muito em sites, fóruns e afins para tentar maximizar minhas chances de ver a Aurora Boreal.

Há alguns fatores, e sem entrar nos detalhes técnicos, que precisam estar presentes (ou não) para vermos a Aurora:

* Atividade solar forte o suficiente;

* Tempo limpo (sem nevar, sem estar nublado, sem estar chovendo);

* Noite;

* Ausência de luz artificial das cidades

Dito isto, em Outubro a cidade que eu tinha a maior possibilidade de ver a Aurora Boreal era Whitehorse. Planejei ficar 04 dias e 03 noites para tentar aumentar minhas chances, mas receoso de que não fosse o suficiente.

Infelizmente, voos internos no Canadá não são tão baratos quanto nos Estados Unidos e gastei CAD 502.00 de passagens Vancouver – Whitehorse (YVR – YXY).

Whitehorse

Whitehorse é a capital da província de Yukon e foi uma importante cidade na época da corrida do Ouro de Klondike. Recentemente, Whitehorse entrou para o Guinness Book como a cidade de menor poluição de ar do mundo e além da possibilidade de Aurora Boreal, possui outras belezas impressionantes, como o Miles Canyon e o Yukon River.

IMG_3663.JPG.9db827a74fbf929fd3077203e48489e6.JPG

Dado um breve resumo sobre a cidade, meu voo da Westjet partiu de Vancouver as 10:10am e chegou em Whitehorse 12:35pm e o transporte para Downtown foi feito através de shuttle pagando CAD 10.00. (Eu não encontrei informações sobre transporte público do aeroporto até o centro, então as duas opções viáveis era Shuttle ou locação de carro, pois nem táxi encontrei no aeroporto).

O hostel que escolhi foi o Beez Knezz Bakpakers (http://www.bzkneez.com/), um dos poucos hostels da cidade, mas com preço justo de CAD 30.00/noite e com um ambiente agradável, organizado e limpo.

Dividi o quarto com mais 5 pessoas e apesar do frio extremo, a infraestrutura do hostel, apesar de limitada pelo isolamento e tamanho da cidade, atendeu confortavelmente minhas expectativas. (ex: a internet, por exemplo, é limitada e para usar sites/apps que consomem mais dados fui à Starbucks e ao Visitor Centre da cidade).

Assim que cheguei ao hostel, conversei com a simpaticíssima Nancy (a manager) e ela me deu algumas dicas, fez algumas consultas à sites e me falou que aquela noite seria uma boa noite para “caçar” a aurora boreal. Decidi então alugar um carro e prontamente ela ligou para uma das locadoras para que alguém me buscasse e levasse até o local para pegar o carro.

Aluguei o carro pela Driving Force (https://www.drivingforce.ca/) com direito de rodar 200km/dia à CAD 65.00/dia e fui informado que não poderia rodar pela Dempster Highway (se não me engano, é a rodovia para cruzar o Circulo Artico e tem condições extremas).

Nancy então levou-me para o "Nancy's Secret Spot", onde poderia ver a Aurora Boreal sem que as luzes artificiais da cidade atrapalhassem. Fomos ao pôr do sol (que se não fosse pela Aurora Boreal tb já valeria a pena) para fazer o reconhecimento e anotar o caminho, pois voltaríamos de madrugada.

IMG_3530.JPG.352504ed5054d20e62efaaf572312b4a.JPG

The Northern Lights

Antes de voltar ao hostel, passei no Wal-Mart para comprar alguns snacks e bebidas para levar, pois não sabia quanto tempo ficaria esperando. Ao chegar no hostel, convidei outras pessoas para ir e acabamos em três pessoas, todas ansiosas, claro. Minutos antes de sair, fiz um check nos sites abaixo para uma última atualização:

http://www.auroraforecast.com/

http://www.gi.alaska.edu/AuroraForecast

http://www.accuweather.com/en/ca/whitehorse/y1a/weather-forecast/51876

Chegamos as 23h15 e a temperatura estava em -3oC, porém ventava muito... (Minha opinião: -3oC ou -18oC, é a mesma coisa, muito frio, óbvio; mas o que mata mesmo é o vento.). Preparei minha GoPro, pois era a única camera que possuía que conseguiria captar as luzes, e ficamos esperando. Eu nunca vi em todos meus 30 anos de vida, um céu tão estrelado e tão limpo como vi lá, inclusive com 03 estrelas cadentes cortando o céu. Incrível.

Esperamos mais 15 minutos e vi uma faixa cinza no horizonte. Sim, era ela e tinha certeza, pois havia lido outros relatos que ela começa assim, com uma faixa cinza no horizonte e depois vira desponta "queimando" os céus. Foi incrível, foi sensacional, foi indescritível.

GOPR0124.JPG.351f4c56cc229f7f7fd25ea6dc0435f1.JPG

A Aurora movia-se lentamente e sua intensidade variava também. Algumas vezes, ela desaparecia à olho nú, mas depois de um tempo ficava mais intensa e com formas diferentes.

O Alaska

IMG_3686.jpg.f47a355d07bf578d8a73878a10afb876.jpg

598dd46b48284_ViewPoint-NorthernLightsWhitehorse.png.2e93555f7ddaf1210f5c927c9ce7b847.png

GOPR0119.JPG.524c11e5c2747424781345bf89582f7e.JPG

GOPR0122.JPG.f0371eb515657c37708b0f5580e29b91.JPG

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.