Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Teleférico tem licença ambiental prévia

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE: Diário de Cuiabá

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=360315

 

[align=Justify]Após uma série de polêmicas sobre questões ambientais e políticas, o tão falado teleférico de Chapada dos Guimarães recebeu nesta semana o primeiro sinal de aprovação para sua realização. Dentre a série de empreendimentos divulgados pelo governo estadual para impulsionar o turismo em Chapada, o teleférico é a primeira proposta de obra a receber a Licença Prévia (LP) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A obra está orçada em cerca de R$ 6 milhões.

 

Agora, o projeto precisa receber uma próxima licença, a de Instalação (LI) antes de começar a ser executado no local. Não há previsão de quanto isto pode demorar, pois a avaliação da proposta de obra deverá ser muito mais minuciosa do ponto de vista técnico, segundo o secretário-adjunto de Meio Ambiente estadual, Salatiel Araújo. Ele aponta o excesso de projetos em trâmite na Sema como fator que tem retardado a liberação das licenças.

 

A LP do teleférico de Chapada demorou cerca de dois meses para ser assinada, depois de protocolada na Sema. Antes disso, entretanto, o projeto já causava controvérsias por uma série de questões, que passaram pelo eixo ambiental até chegar ao político. Logo após a divulgação do projeto pelo governo do Estado, o então promotor de justiça de Chapada dos Guimarães, Jaime Romaquelli, moveu uma ação civil pública contra a Secretaria Estadual de Turismo (SedTur) por conta de riscos ambientais do projeto.

 

O promotor chegou a sugerir que o então secretário Yuri Bastos se beneficiaria com as obras do teleférico na propriedade do advogado Antônio Checchin Júnior, uma área de paredões que é considerada uma das vistas mais belas de Chapada, a Serra do Atimã. Bastos contra-atacou judicialmente, mas a celeuma continuou. Logo seu vínculo com Checchin foi apontado na imprensa de modo a sugerir favorecimentos pela escolha da área, mesmo que frágil, a intervenções como as obras do projeto – revelou-se que o secretário teria sido beneficiário de doações financeiras de Checchin quando era candidato a deputado estadual, em 2002, e o teleférico ganhou as páginas de política.

 

TRÂMITE - A LP da Sema, entretanto, pelo menos encerra o debate sobre os possíveis riscos ambientais da execução do projeto, segundo Salatiel. Ele assegura que a LP foi assinada após discussão técnica e legal extremamente aprofundada na Sema, o que envolveu duas superintendências do órgão, a sub-procuradoria de defesa do Meio Ambiente e a atuação do próprio secretário. “Não podemos trabalhar de maneira apaixonada”, destaca. O projeto do teleférico de Chapada já tem empresa responsável, que foi vencedora da licitação.[/align]

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.