Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

PARNASO: 70 anos de história

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE: AltaMontanha.com

http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1929

 

[align=Justify]O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), na região serrana do Rio, famoso por abrigar o Dedo de Deus, bloco gigante de rocha em forma de mão fechada com o indicador erguido, símbolo do montanhismo brasileiro e também do Estado do Rio de Janeiro, completa 70 anos nesta segunda-feira (30).

 

Para marcar a data, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, inauguram, na manhã desse dia, na sede do parque, em Teresópolis, duas exposições interativas e uma série de obras de melhoria da infraestrutura da unidade.

 

Entre as melhorias, estão os novos centros de visitantes de Teresópolis e Petrópolis; a nova sinalização bilíngue; a trilha suspensa com 1.300m de percurso em meio à copa das árvores, com bela visão das cachoeiras e montanhas; e o novo abrigo de montanha do Açu, um chalé para 30 pessoas com cozinha e banho quente a 2.100 metros de altitude no meio da travessia Petrópolis-Teresópolis, considerada a trilha mais bonita do Brasil.

 

O abrigo é semelhante ao da Pedra do Sino e vai reduzir os impactos do acampamento na parte mais alta da montanha. Com isso, as pessoas poderão fazer a travessia Petrópolis-Teresópolis sem as pesadas mochilas cargueiras, evitando as barracas, fogareiros e panelas.

 

PISCINA NATURAL

 

Além disso, foram restaurados a piscina natural e o casarão histórico que abriga o Museu Von Martius, em Guapimirim; revitalizados os banheiros para visitantes, as áreas de camping e as vias internas; e construídos novos espaços para a administração, como escritórios e garagens.

 

Em todas essas obras foram levados em conta aspectos ambientais, como a substituição de materiais nocivos à saúde, como o amianto, por outros não poluentes, e a utilização de energias solar e eólica no abrigo de montanha, além da implantação do sistema biológico de tratamento de efluentes.

 

O atendimento ao visitante também foi modernizado com contratação de guias bilíngues e a implantação do sistema de reservas pela internet chamado de Parnaso online. O novo sistema é semelhante ao da Trilha Inca de Macchú Picchú e permite que se façam reservas, pagamento antecipado por meio de cartão de crédito/débito para as trilhas de montanha e preenchimento do termo de conhecimento de riscos.

 

Todas essas melhorias na infraestrutura do parque são resultado de investimentos do Programa Turismo nos Parques, parceria dos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, e de recursos orçamentários do ICMBio e da compensação ambiental.

 

O PARQUE

 

Administrado pelo Instituto Chico Mendes, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi criado em 30 de novembro de 1939. No ano passado, teve a sua área ampliada para 20.030 hectares. É caracterizado por topografia acidentada e por grandes desníveis, com altitudes que variam de 100 metros a 2.263 metros, que é o seu ponto culminante, a Pedra do Sino.

 

O parque ocupa área dos municípios de Guapimirim, Petrópolis e Teresópolis na parte das mais altas montanhas da Serra do Mar, formada em épocas geológicas de milhões de anos atrás. As rochas sofreram na região movimentos mais recentes, o que resultou no imenso paredão que acompanha a planície costeira em direção ao Rio de Janeiro.

 

Nesse paredão, bem no alto, encontra-se o Dedo de Deus, bloco rochoso de 1.692 metros em forma de uma mão fechada com o indicador erguido, onde em dias claros se pode avistar a cidade do Rio de Janeiro. Outros monumentos geológicos importantes são o Garrafão, com 1.980 metros; a Pedra da Cruz, com 2.130 metros; São Pedro, com 2.234 metros; São João, com 2.100 metros; e Cara de Cão, com 2.180 metros. O Dedo de Deus é o símbolo do montanhismo brasileiro e também do Estado do Rio de Janeiro.

 

Cortado por notável rede hidrográfica, representada pelos rios Paquequer, Beija-Flor, Soberbo, Iconha, Bananal, Santo Aleixo, Itamarati, Bonfim e Jacó, o solo do parque deu origem à densa floresta, com diversos ambientes. Na vegetação secundária, predominam as palmeiras, e, em altitudes até 500 metros, há a ocorrência de palmito, pindobinhas, xaxim e, particularmente, embaúba.

 

Entre altitudes de 100 e 1.500 metros, a chamada floresta montana, a vegetação atinge até 40 metros. Lá, são encontradas espécies como o baguaçu, jequitibá, canelas e canela-santa, muito admirada por suas floradas amarelas. Já acima de 2.000 metros, a vegetação é representada principalmente por gramineas e espécies que crescem sobre os rochedos.

 

A fauna é rica e diversificada. São 462 espécies de aves, a maior riqueza registrada na Mata Atlântica; 82 espécies de mamíferos; 83 de répteis e 102 anfíbios. Nada menos que 130 espécies ameaçadas são protegidas pelo unidade de conservação.

 

Entre os mamíferos destacam-se o muriqui (Brachyteles arachnoides), maior primata das Américas, e grandes predadores carnívoros, como o puma, ameaçado de extinção. Em 2008 pesquisadores encontraram rastros da onça pintada (Panthera onca), considerada extinta na região. Entre as aves ameaçadas estão a jacutinga e o tietê-de-coroa, ave endêmica da Serra dos Órgãos. Também podem ser vistos os araçaris, formando bonito contraste com a vegetação.

 

Além da beleza e da importância da conservação de suas espécies, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um local ideal para lazer e turismo ecológico. Durante ao ano, recebe milhares de visitantes. É considerado um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros. A travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 km de caminhada pesada pelo alto das montanhas, foi eleita pelos montanhistas a caminhada de longo curso mais bonita do Brasil. (ABN)[/align]

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.