Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Do alto do Everest ao Pacífico

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE: Estadão

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,do-alto-do-everest-ao-pacifico,474754,0.htm

[align=Justify]Experts já estão testando produtos que a gente só vai ter amanhã

20091201134932.jpg

Quando atingiu o cume do Everest, em 1995, o alpinista Waldemar Niclevicz teve um pensamento: dividir com a família, que mora em Curitiba, a emoção de ser o primeiro brasileiro a conseguir tal proeza. Isolado pela altitude e pela neve, ele precisou descer os 8.848 metros para, quatro dias depois, enviar um fax. "Não tinha como me comunicar. Fiquei dois meses sem dar notícias."

Os desafios continuam a existir, mas os aventureiros agora levam na mochila aparatos eletrônicos que pareceriam ficção científica décadas atrás. Graças a esses equipamentos, o bloco de anotações deu lugar ao blog, as imagens passaram a ser transmitidas em tempo real e, sim, ficou razoavelmente fácil falar com parentes e amigos.

A tecnologia ainda proporciona mais segurança. É possível conferir a previsão do tempo e pedir socorro, por exemplo. "No passado, o alpinista se guiava pelo feeling e contava com uma boa dose de sorte. A tecnologia facilitou a minha vida. Tomo decisões com mais confiança e posso ousar mais."

Para conectar o notebook à internet, ele utiliza um aparelho de transmissão de dados e voz por satélite. O preço do equipamento e a assinatura variam de acordo com o uso. Niclevicz comprou um aparelho que pesa 1 quilo e custa em torno de US$ 2 mil. O preço do minuto é salgado, cerca de US$ 8.

Como a tomada elétrica mais próxima está a quilômetros de distância, ele usa painéis solares que captam a luz natural e transformam em energia elétrica. Alguns painéis flexíveis pesam menos de 1 quilo e podem ser enrolados como uma folha de cartolina. Bem diferente dos antigos geradores. A tecnologia deixou a bagagem bem mais leve, o que torna a escalada mais rápida e segura. "Minha mochila pesava 32 quilos. Hoje, não chega a 20."

NO MAR

Visualize a cena. Você está no escritório quando, de repente, derruba café no notebook. Agora se imagine em um catamarã, um barco aberto, numa travessia de cinco meses pelo Pacífico. Esse era o drama do velejador Beto Pandiani.

Foi quando a Semp Toshiba topou o desafiou e desenvolveu um notebook para a expedição, à prova d"água e de choque. "O aparelho caiu, tomou chuva e banho de mar." Com o sucesso do projeto, o notebook Xtreme-XS 1473 foi lançado há três meses. O preço é de R$ 7 mil.

Não é novidade que equipamentos desenvolvidos para expedições passarem, com o tempo, para o uso cotidiano. "Meu primeiro GPS era enorme e funcionava com oito pilhas. O GPS que levo agora na viagem é o mesmo que uso em São Paulo."

Ele aposta que o rastreador via satélite será o próximo queridinho do mercado. A antena emite sinais para um satélite e, a cada três horas, envia um e-mail com a posição baseada na latitude e longitude. "Com a falta de segurança, logo ele vai ser incorporado ao celular."

Mas se engana quem pensa que a tecnologia fez os aventureiros abandonarem velhos hábitos. Eles têm relógios multifuncionais, que combinam bússola, altímetro e barômetro. Mas, pelo sim, pelo não, ainda levam a boa e velha bússola manual, inventada nos idos do século 15.[/align]

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Quero um PC desses! Eu preciso dele! hehe

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.