Ir para conteúdo

Maranhão - Barretins->Atins->Santo Amaro-> São Luís gastando pouco/Mochilão na veia! Março/2016 (parte1)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá viajeiros e viajeiras! depois de ler e planejar muitas viagens vendo os relatos daqui, decidi que precisava retribuir aqui minha viagem para o Maranhão! ::otemo::

 

Minha viagem foi super econômica (fui em baixa temporada) em termos de alimentação e hospedagem mas eu consegui fazer todos os passeios e experimentar pratos típicos da região - sou um comilão ::lol4:: (arroz cuchá, Camarão na canoa de abacaxi, Tiquira, Torta de Caranguejo e o Famoso Camarão grelhado do Senhor Antônio ::love:: )

 

Informações gerais:

 

Se você quer ver o ápice dos Lençóis, visite entre Junho até Agosto - quando as lagoas estão cheias e não chove mais. Ainda assim, vale super a pena visitar pois o lugar é lindo demais e os preços mais camaradas. ::hãã2::

 

Número de dias:6

Gasto total +- calculado:

 

Passeios: R$300

 

+Boia Cross no rio Formiga=R$50

+Passeio na Lagoa da Preguiça=R$50

+Passeio na voadeira=R$50

+Passeio nos Lençois/Lagoa Azul e afins =R$50

+Revoada dos Guarás-vermelhos =R$50

+Passeio nos Lençois - Guiriça =R$50

 

Hospedagem: R$165

 

+Hostel do Professor/ Barreirinhas = 3 dias na rede =R$ 75 (recomendo)

+Pousada da Tia Rita / Atins = 3 dias na rede =R$ 90 (recomendo)

 

Comida: R$150 +-

 

+Camarão do seu Antônio ou da Luzia em Atins:R$ 45

+Camarão na Canoa de abacaxi em Barreirinhas:R$ 45

+Torta de Caranguejo em São Luis:R$30

+Restante=Miojo, Macarrão, Salsicha,Tapioca - everywhere ::lol4::

 

Compras - artesanato e comidinhas: R$ 60

+Aproveite para levar a Tiquira, a cocada de espécie,geleias, doce de Caju no mercado das Tulhas

 

Transporte: R$152.80 +-

 

Transfer do Aeroporto para Barreirinhas e vice-versa: cada trecho deu R$ 50

Bandeirante de Barreirinha para Atins e vice-versa : cada trecho deu R$ 25

Ônibus público de São Luís para o Aeroporto: R$ 2.80

 

O que levar:

 

  • Repelente!

se você for bem sensível aos pernilongos e derivados como eu ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'> , recomendo levar aquelas lampadas que atraem e queimam o pernilongo :twisted:

  • Chapéu,protetor solar e óculos

Um monte de gringos mais pálido que leite saíram vermelho no nublado

  • Chinelo e uma mochila leve com algum impermeabilizante ou sacola de "prástico" mesmo :lol:

  • Garrafinha de água

  • Bom humor e paciência, tu vai precisar

 

Já já continuo com o relato! Preciso entregar coisas para o chefe pra agora e esqueci ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Link para o comentário
  • Membros

Olá viajeiros e viajeiras!consegui um tempo para editar somente num dia de sábado à meia noite e quarenta ::hahaha::::hãã2:: a pilha do dia-dia me deixou só agora. Ao longo da semana irei editar melhor e talvez destrinche em mais 2 partes.

 

23/3

Demorei 4 horas para chegar em Sao Luis

de Sao Luis tomei as 4 horas da manhã para Barreirinhas - senhor Jorge (Tel:+559892131779 - link da imagem com Duck face do senhor Jorge ::hahaha::::lol4:: - http://i.imgur.com/b5SDoOy.png - demorou 4 horas - comi 1 pedaço do bolo de Beju / muito bom por 1 real e torta de palmito gigante na padaria em que faz a parada - R$ 3.5

 

24/3

 

Cheguei no hostel casa do Professor e fui bem atendido pelo professor, chamado de Rodolfo. Ele tem um cachorro (Vaga-lume, viralata ::kiss:: ) e um hostel simplão mas muito

aconchegante ::love:: . Peguei 4 dias na rede. Foi uma experiência muito boa e deixei as costas alinhadas pelo menos ::lol4:: . No primeiro dia fui para a Lagoa da Preguiça e lá

conheci do Antoine(Francês) que tá viajando faz alguns meses pelo Brasil. Iniciou do Rio e chegou no Maranhão via carona. Muito gente boa e desprendido com a vida.

Gosta de explorar e total low-budget ::otemo:: . Comprei 4 pacotes na Lotus agência - Lagoa da preguiça, lagoa da esperança, flutuação no rio formiga e passagem pelo rio

preguiça via barco voadeira.

 

No primeiro passeio, logo quando cheguei no hostel pela manhã, fui a tarde para a lagoa da preguiça-azul.

Também conheci 2 francesas muito simpáticas ::love::::love::::love:: , cruzamos nossos caminhos e prosseguimos. A lagoa é muito bonita, passamos pela lagoa

do guia e no final voltamos para o hostel. Tiramos várias fotos. Comi na janta um bolo de tapioca e um macarrão que o Antoine fez. Estava muito bom, tomamos uma

cerveja depois e dormimos.

 

24/3

 

Antoine foi pela manhã. Tomamos café da manhã e trocamos algumas idéias. Ele quer descobrir o mundo. Graduou-se em matemática e dá aula pra molecada. Teve uma namorada

brasileira, ela mudou-se para suiça e virou prostituta ::dãã2::ãã2::'> ::lol4::::tchann:: . Ele tem muitos planos nessa vida mas ainda não sabe muito bem. Quer viajar e não se prender a ninguém.

Pela manhã, fiz o passeio para o Rio Formiga e a flutuação nele. A jardineira me pegou para ir ao Rio com alguns casais, 1 italiana meio senhora,

1 casal de australianos meio na deles e 1 senhora batendo o bico do corvo ::lol4:: .O caminho é tortuoso mas não tanto assim. O rio é tranquilo e nada muito fundo. 2 guiais

ficaram tirando agente dos vegetais que ficam nos cantos da trilha. O trajeto todo durou umas 1:30 e foi legal relaxar mas achei fraquinho o evento. Ainda que seja

tranquilo, não achei que vale a pena o dinheiro gasto para alguém que gosta muito de esporte. No final, eu comi uma tapioca(4 reais! - boa mas cara ::putz:: ) e comprei alguns chaveiros

de buriti muito bonito e barato por lá.Vale para ajudar também. ::otemo::

 

Nesse dia tambémm, pela tarde, fui para o passeio da lagoa da esperança. Lá conheci a Sônia e a Silvana. A primeira é advogada, toda vaidosa e plastificada ::tchann:: .

Rato de academia, madame e toda cuti-cula. Evangélica mas bem despojada. A segunda trabalha no judiciário e é mineira morando em Brasília faz um bom tempo.

Ambas solteiras com filho. Elas foram muito legais, no dia e no outro dia também. Outros casais também apareceram no passeio. 1 casal da Alemanha também apareceu

por lá.Tive que trabalhar como tradutor parcial para eles. Foi divertido embora enchesse o saco um pouco ::sos:: . Eu reencontraria com eles no passeio da voadeira.

No passeio, o carro sacolejou muito e realmente doi as poupanças :shock: . Pelo passeio, agente andou um pouco pelas dunas e entramos na lagoa da preguiça. Foi bem relaxante

embora tenha sido bem curto. Depois, agente marcou de jantar na A Canoa. Restaurante famoso pelo Camarão na canoa feito em abacaxi, na qual, tinha visto super

bem na internet. Elas estavam na pousada do Sol e chegaram antes. Eu sai do hostel junto com a Elk e o

Francês Briec, alemã meio maluca que achava ser brasileira ::Ksimno:: por quê vivia uns 2 anos no Brasil e um Francês que é engenheiro de aviação, trabalhava na Bombardier por 3

anos e agora estava viajando pelo mundo. Agente saiu atrás por comida e eu fui para encontrar as duas por lá. Elas estavam super bem arrumadas e eu cheguei de chinelo ::lol4:: .

 

Agente pode comer os pratos e tomar um vinho, elas tomaram muito mais

que eu com certeza. No final, elas pagaram muito mais a parte de conta do que eu. Eu gastei uns R$ 54 reis, R$ 44- meia porção do camarão na canoa + taxa de serviço.

Foi um excelente jantar e depois voltamos para nossas respectivas casas. Dormi muito satisfeito.

 

25/3

 

Passeamos pela voadeira e queria ir para Atins mas não consegui por não tinha sacado dinheiro ::grr:: . Reserve um tempo para sacar dinheiro no único banco do Brasil de Barreirinhas. Fuja dos horários comerciais. Em Atins não aceitam cartão e tão pouco há banco/caixa.

 

Comi pizza de camarão com a Maura e o Fernando (Host do hostel) no bar do vento. Também conheci uma suiça e uma alemã que estava viajando ::love::::love::::love:: . Foi uma noite longa ::love::::love::::love:: .

 

26/3

 

Cheguei em Atins depois de algumas horas esperando pela jardineira. Jardineira super apertada. Fiquei na pousada da tia Rita. Chegando por lá, eu fui para a praia com os nativos e depois fomos

ver o sunset falho com um franceses (Camile, Fabiane e Sebastian) ::otemo::::otemo::::otemo:: Galera muito gente boa. Tive muita sorte de poder encontrar só com gente boa. ::otemo::

 

Logo em seguida,fomos beber num bar em frente da pousada e dormimos tranquilo planejando o passeio do

outro dia. Também conhecemos um casal, o Patricie - africano que cresceu na França - e uma francesa muito legal também. Agente foi para um bar nativo por lá e

depois fomos um bar do alemão. Pessoal gosta de beber e tomar cerveja bastante. ::lol4:: Acho que tomei um décimo do que cada um tomou e estava muito bem. ::lol3::

 

Pela noite, agente voltou com o Eduardo, guia da casa. Passamos por um bom tempo nessa viagem.

pessoal bem animado e bastante gente boa eles. Acho que os franceses possuem preocupações bem diferentes das nossas, Brasileiros. Enquanto eu estava pensando em saúde

(evitando bebida e cigarro, fazendo esportes), eles não ligavam muito sobre isso. Eles também gastam uma boa grana meio sem pensar.Talvez por quê seja mais barato, por quê eles estão de férias.

 

Mas pude ver que eles são bem despreocupados ::cool:::'> . Bom, em todas as minhas viagens - eu acho que não vi um europeu muito preocupado quando viajam. Eles gostam de falar em francês também. Acho que eu tenho o mesmo feeling quando falo com brasileiro no exterior, embora eu fale Francês também :wink:

 

27/3

 

Agente comeu um café da manhã feito de tapioca (por quê não tinha pão - pão por lá é bem caro) depois fomos para a lagoa do Guiriça. Agente chegou por lá, tempo estava ruim mas agente andou bastante e tiramos boas

fotos por lá. Pude nadar bastante por lá também. Agente comeu camarão grelhado ::love::::love::::love:: .Lá aceitam cartão. Não pudemos fazer o passeio da Lagoa Verde por quê estourou o lago devida a chuva.Parece que nunca voltou a ser o mesmo.

 

Estava muito bom. Eu e o Raoni- um graduando em medicina pela U. federal do Pernanbuco, fomos para o passeio da Revoada dos pássaros. Anoite, eu fui pescar junto com o marido da senhora Rita.Foi bem legal a experiência ::otemo:: .Pescamos Tainha com técnica de arrastão no barquinho. Ajudei capturando os peixes no chão ::lol4:: ,

limpando eles na água,tomando espinhada( ::hãã2:: ) empurrando o barco e transportando os remos. Pela noite, fiquei escrevendo boa parte dos contos (estes daqui em um note) e planejando o orçamento.

 

28/3

 

Dia de descansar.Dia morto. Dia para despachar as francesas, o Sebastian e o Raoni. Dia solo. Decidi visitar 1 dia a São Luis. No último dia. Estava evitando por quê falaram da violência de São Luís. Inicialmente o pessoal falou que eram meio complicado. Mas conversando com o pessoal que passou por lá, falaram para tomar cuidado geral e não ficar andando a esmo pela periferia ou mais anoite :?:? . Falei que cresci em São Paulo-Capital. Daí falaram que eu manjava da parada - e pararam de tentar ensinar algo que eu sabia bem ::lol4::

 

29/3

 

Agenda do dia:

Pegar a Jardineira de Atins para Barreirinhas lá pelas 5:00 a.m - R$ 25

Depois pegar a Van para o centro de São Luis - R$ 50

Sacar dinheiro no banco do Brasil - Comprar Tiquira(!), Peixe seco(!), artesanato de Buriti(!)

Ficar no hostel da HI - conheci uma galera muito gente boa por lá - muitos estrangeiros em geral.

 

Passear pela região (Palácio dos Leões, Casa do Maranhão,Casa do Nhozinho, Museu de arqueologia e indío, Mercado das Tulhas, Igreja da Sé)

Pegar o avião e partir

 

- Deu para perceber que meu gás acabou lá pelo dia 28? ::mmm: Logo acabo e coloco algumas fotos da aventura :D

Link para o comentário
  • Membros
Oi Paulo,

 

vou fzr o roteiro Santo Amaro/Barreirinhas/Delta das Américas/Jeri/Fortaleza a partir do dia 13 de maio.

 

Vou esperar ansiosa pelo seu relato rs

 

As informações que vc postou já ajudam bastante, principalmente por serem atualizadas.

 

Com quem vc fez o translado de SL para Barreirinhas?

 

obg!!

 

Olá Raquel! gostaria de fazer muito o "caminho das emoções " - talvez fique para um outro dia!

 

Aqui está o link do Jorge - Perua (em duck face) que fez o transporte para mim do Aeroporto até Barreirinhas - R$ 50

Leve alguma roupa mais grossinha por quê ele adora um ar-condicionado estupidamente gelado.

 

http://i.imgur.com/b5SDoOy.png

 

Até lá e boa viagem!!! :D

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Luana,

Depende, eu achei muito tranquilo. Vai de perfil mesmo.

Ótima escolha, pretendo fazer algum dia sim. Em breve se possível. Esse feriado vou já pra Belém :)

O legal é a parte histórica e também a parte mais segura. Recomendo andar até, no máximo, as 10:00 da noite pelas ruas do centro. Depois fica meio punk. Tem muito policial pelo centro histórico. Vale visitar os pontos históricos e os casarões.

Cuidado também os Scams em igrejas. Muitos vão começar a falar de problemas que uma pessoa da igreja está passando e vão pedir uma contribuição sua. Claro, a pessoa é que vai ser ajudada.

 

Bom passeio por lá!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Obrigada paulo , qual foi o hostel que voce ficou em Sao luis. Voce falou hostel  da hi , mas eu nao achei aqui, pode dar mais alguma indcacao por favor . obrigada pelo relato . Eu e meu marido estamos indo para o maranhao em fevereiro ( sabemos que chove) e estamos em mochilao low budget , ainda por cima vamos ficar 23 dias entao temos que economizar o maximo !! Obrigada pelo relato 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...