Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Saiba mais sobre a proposta do Parque Nacional Altos da Mantiqueira

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE: AltaMontanha.com

http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1947

 

[align=Center]20091206024432.jpg

Localização da área do futuro Parque Nacional[/align]

 

[align=Justify]A proposta da criação de um parque nacional na Serra da Mantiqueira, entre os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro já está na etapa da consulta pública. Muito se fala e se cogita sobre a criação deste parque, que irá influenciar diretamente os montanhistas do Brasil. Veja qual é a proposta do ICMbio.

 

A idéia da criação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira é proteger as últimas grandes áreas contínuas de florestas e campos de altitude da Serra da Mantiqueira, onde além da importância paisagística, ainda é a nascente de centenas de rios que abastecem cidades do Vale do Paraíba e até do Rio de Janeiro.

 

A área do ParNa irá abrigar 14 municípios em três Estados, são eles: Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Marmelópolis e Delfim Moreira, em Minas Gerais, Queluz, Lavrinhas, Cruzeiro, Piquete, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, no Estado de São Paulo e o município de Resende, no Rio de Janeiro.

 

Trata-se de um grande projeto, muito importante para a preservação de ecossistemas serranos, alguns deles considerados como "paisagens de excessão" que são relictuais de climas mais secos e frios do passado, como são os campos de altitude. Muitas destes Ecossistemas encontram-se fragmentados e bastante ameaçados por algumas culturas, como o reflorestamente de Pinus e Eucalipto.

 

Por se tratar de um projeto intervencionista, muitos moradores e fazendeiros locais temem as medidas que serão levadas à cabo pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). Por conta destas polêmicas, o ICMBio publicou em sua página na internet diversas perguntas e respostas que esclarecem um pouco as propostas.

 

No projeto, bairros rurais não serão desapropriados. O ICMbio tomou cuidado em delimitar a área do futuro parque deixando de fora as comunidades rurais. Serão desapropriadas somente áreas de florestas e campos. A intenção é unir os fragmentos de florestas no futuro para que ela tenha uma área continua de atuação.

 

O Parque prevê o fim da criação de Pinus e Eucalipto, mas estas áreas não serão removidas de imediato. Os proprietários realizarão o manejo necessário, sem expandi-las, para que depois estas áreas possam ser recuperadas. Os empregados das fazendas de Pinus não ficarão desempregados, pois o ICMbio precisará de mão de obra para trabalhar na recuperação de áreas degradadas. O ICMbio irá pagar a desapropriação das terras pelo valor de mercado, contando todas as benfeitorias.

 

As estradas que cruzam a área do Parque não serão impedidas, ainda mais aquelas que ligam o Estado de São Paulo ao de Minas Gerais. Algumas estradas rurais poderão sim ser fechadas, desde que as áreas façam parte das desapropriações.

 

De acordo com o projeto do ICMbio, da área total do futuro parque, 64% é atualmente composta por florestas em estágio avançado de sucessão, só 7,36% são áreas ocupadas com silvicultura, agricultura e pastagem. Quase 10% da área do Altos Mantiqueira é de Campos de altitude.

 

O Montanhismo será levado em consideração no novo parque?

 

Esta é a pergunta que não quer calar no meio montanhístico brasileiro, já na área do futuro parque existem montanhas, trilhas, travessias e escaladas históricas, como a Travessia da Serra Fina e Marins - Itaguaré.

 

No atual momento não existe nenhum planejamento quanto à política de visitação do futuro ParNa. Parques vizinhos à área do futuro "Altos da Mantiqueira", como o Parque Nacional de Itatiaia, o mais antigo do Brasil, vê com maus olhos a presença de visitantes e há décadas vêm adotando políticas radicais de proibição muito impopulares ao montanhismo.

 

Estes detalhes sobre a visitação nesta futura área pública será discutida na realização de seu plano de manejo numa fase posterior à criação do Parque.

 

Consultas públicas

 

O Instituto Chico Mendes estará realizando consultas públicas para a proposta de criação do Parque. Tais consultas serão em municípios da região. É importante que montanhistas participem e que sejam ouvidos. O montanhismo no Brasil existe há 130 anos e a Mantiqueira é um dos principais locais em sua prática. Veja os locais destas consultas públicas:

 

1. Pindamonhangaba (SP): dia 07/12/2009, às 19 horas; Local: ETEC - João Gomes Araújo, Rua Professor José Benedito Curreno, nº 75 - Bairro Boa Vista, CEP: 12411-010

2. Cruzeiro (SP): dia 08/12/2009, às 19 horas; Local: SESI - Cruzeiro, Rua Durvalino de Castro n°501 - Vila Ana Rosa Novaes, 12700-000

3. Delfim Moreira (MG): DIA 09/12/2009, às 19 horas; Local - Salão de eventos da Prefeitura, Rua Presidente Tancredo Neves n° 56 - Bairro Itajiba, CEP 37514-000

4. Passa Quatro (MG): dia 10/12/2009, às 19 horas; Local - Escola Estadual Nsa.Aparecida. Avenida Cel. Ribeiro Pereira nº 722, CEP 37460-000[/align]

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.