Ir para conteúdo
Mochileiros.com
Entre para seguir isso  
Pat Motinha

Bússola - Dúvidas Gerais

Posts Recomendados

mausper    0

Oi gente. Será que algúem sabe indicar algum site, publicação, livro ou outra leitura básica sobre como usar bússola. Na net só achei até agora informações superficiais. Descobri na consulta de preços que a que a minha eh uma bússola "Tipo Militar 819". Tem um anel girátório, duas linhas na lente da frente, um invólucro metálico, duas lentes de aumento (uma na lente frontal e outra móvel), uma alça de dedo, linha de mira, régua com marcas em escala na lateral e é prenchida com fluido. Será que podem me ajudar?

 

Postei esse pedido tbm nos escoteiros. Agradeço sua atenção desde já.

 

abraços, Maurício.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pat Motinha    0

Bem, uma bússola pode ser utilizada para diferentes fins com o mesmo objetivo: determinar onde fica o norte.

 

Se vc quer participar de um trekking de regularidade ela deve funcionar assim:

Quando vc encontra na planilha um ponto que se bifurca e vc tem que seguir a 45 graus. Voce deve chegar no ponto determinado, pegar a bússola e esperar o ponteiro dela (chamado também de agulha) ficar parado. Daí, vc vai virando a bussola (ou o anel de graus) até a marcação de 45 graus ficar exatamente onde a agulha aponta. Daí vc olha para o marcador e vê onde está o ponto zero. É esse o caminho que vc deve seguir.

 

Para leitura de mapas:

Todo mapa tem a rosa de ventos desenhada ou a indicação da direção do norte. Então vc pega o mapa, coloca numa superfície plana, e coloca a bussola em cima e espera a agulha parar. Daí vc vai virando o mapa até a direção da agulha (que sempre aponta para o norte)ficar igual a direção norte do mapa. Pronto, agora vc ja se encontrou.

 

Será que vc entendeu? Caso contrári,poste aquí novamente que tento facilitar, tá?

 

Existem muitas maneiras de utilizarmos a bússola. Essa marcação da sua especificamente serve para facilitar vc ver sempre onde está o norte da bússola e seguir na direção correta.

 

Tudo depende para que vc vai usar a bússola.

No site: http://www.gd4caminhos.com existe uma grande explicação e especificamente para o seu modelo. Passe por lá e dê uma olhadinha.

Qualquer dúvida,poste aquí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mausper    0

Valeu mesmo Pat. Vo tentar entender e assimilar ainda. Não sei nada sobre como usar e quero poder utilizá-la caso me perca numa trilha ou passeio. (já sei q p isso deve se ter escolhido e "medido" pontos de referência previamente, eh isso? são os azimutes?).

E manual básico n existe mesmo? Tipo, vc vai pr um lugar e fica lendo, seguindo os passos e testando até aprender. Um guia na Chapada Diamantina me disse q os bombeiros preparavam turmas ms tive deles uma inform contrária.

vou examinar o site q indicou tbm viu! Se eu conseguir evoluir vou postando as dúvidas.

 

Abração, Maurício

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pat Motinha    0

Maurício esse tópico me fez dormir muito mal esta noite. Quando eu estava quase dormindo eu perceví que tinha postado um erro na minha resposta, mas não tive como corrigi-la.Por isso posto abaixo a resposta certa.

 

Se vc quer participar de um trekking de regularidade ela deve funcionar assim:

Quando vc encontra na planilha um ponto que se bifurca e vc tem que seguir a 45 graus. Voce deve chegar no ponto determinado, pegar a bússola e esperar o ponteiro dela (chamado também de agulha) ficar parado. Até aquí tá ok. (Esse é o erro: Daí, vc vai virando a bussola (ou o anel de graus) até a marcação de 45 graus ficar exatamente onde a agulha aponta. Daí vc olha para o marcador e vê onde está o ponto zero. É esse o caminho que vc deve seguir.)

Na verdade o correto seria dizer: Voce vai virando o anel até a agulha ficar no ponto zero. Voce vê onde está os 45 graus e segue nesta direção.

 

Os azimutes são os pontos de referência mesmo. Pode ser uma pedra, um bambuzal, uma cachoeira num rio, uma árvore muito grande ou qualquer coisa que se destaque da natureza ao redor para vc poder identificar mais facilmente. Uma coisa que pode ser feita tb, é a marcação com pedras, onde vc faz setas para onde vc está indo para caso vc se perca, basta seguir o caminho contrário.

Independente de qq coisa, o legal é vc treinar num parque onde não há riscos de vc se perder (coisa muito comum no início). E vc pode ter certesa que muita gente se perde mesmo em lugares fáceis. Normalmente a bússola é utilizada para auxiliar a navegação e não como instrumento principal. Durante a navegação, além dos azimutes utilizamos a direção do sol que facilita muito tb.

 

Bem , é isso, agora posso ir dormir em paz,ehehhehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mausper    0

Valeu de novo Pat. Obrigado mesmo pela atenção e cuidado.

 

Vou tentar e posto qualquer dúvida.

Ah, no site q vc indicou n achei a minha e sim aquela que eh de acrílico pra usar tbm sobre o mapa (bussola transferidora). Será q tem ela lá? Tenho img da minha, vou tentar postar aki.

 

Abração. Maurício.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pat Motinha    0

Veja se isso te serve:

Bússola é um instrumento destinado a medir ângulos horizontais (azimutes) necessários à orientação no terreno e na carta (mapa). Suas medidas são determinadas por uma agulha magnetizada que indica, por princípios físicos, uma direção chamada Norte Magnético.

 

A bússola é um equipamento necessário para quem pratica trekking e conhecer seu uso é condição básica para obter perfeita navegação. Apesar de haver vários tipos de bússola, não há diferenças marcantes entre elas, já que todas seguem o mesmo princípio.

 

Para fins didáticos usaremos como exemplo a Bússola SILVA, uma das mais famosas, que tem seu limbo graduado em graus (0 a 360). Quando trabalhamos com a bússola temos normalmente duas questões básicas:

 

Onde se está? (na carta)

Quando não há certeza sobre o ponto exato em que se está na carta, a bússola pode ajudar a determiná-lo. Para isso deve-se escolher dois pontos de referência bem característicos do terreno e que sejam identificáveis na carta (morros altos, antenas, etc.).

 

A seguir, determina-se o azimute entre esses dois pontos e o local onde se está.Ao se transportar para a carta esses azimutes, sua interseção será o ponto onde o navegador se encontra.

 

 

 

Procedimento para determinar um azimute no terreno:

a) Coloca-se a seta de navegação apontada na direção do ponto de referência escolhido no terreno.

 

b) Gira-se o limbo móvel até que a seta de orientação coincida com a agulha que aponta sempre para o Norte.

 

c) Quando isso acontecer faça a leitura em graus no limbo móvel no ponto da seta de navegação. O valor encontrado é o ângulo do azimute.

 

 

Que direção seguir

Para seguir no terreno uma direção (navegar) é necessário obter, na carta, o azimute dessa direção.

a) Coloca-se a bússola sobre a carta, sobre um local plano, de modo que seu lado maior fique ao longo da direção que se deseja seguir, apontando a seta de navegação para o ponto desejado.

 

b) Gira-se o limbo móvel até que as linhas meridionais fiquem paralelas aos meridianos da carta fazendo com que a seta de orientação aponte para o Norte.

 

c) Retira-se então a bússola da carta colocando-a horizontalmente à frente do corpo.

 

d) Nesta posição gira-se o corpo juntamente com a bússola, até que a agulha coincida com a seta de orientação.

 

e) A direção a seguir estará determinada nesse momento pela seta de navegação.

 

Observação Na maioria das cartas é necessário introduzir a correção referente à declinação magnética, normalmente indicada na legenda da carta. (Ângulo QM).

 

 

Cuidados no emprego da bússola

Evite aproximar-se de campos elétricos ou objetos com massa de ferro pois podem afetar o funcionamento da bússola.

 

As distâncias mínimas de segurança são:

 

Alta tensão ......................... 60 metros

 

Veículos ............................. 20 metros

 

Linhas telegráficas ............. 20 metros

 

Arame farpado ................... 10 metros

 

Transformadores ................ 60 metros

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mausper    0

Como não serviria? Nao é mais uma aula... É um curso!!! :)

Vou testar "em campo".

Novamente, valeu muuuito.

 

Bração, Maurício

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
jccouto    0

Postado por Vareja em 06/12/2005 às 21:27:41

Alguem sabe onde encontro bússola com óleo em alguma loja de Campinas ou SP?? Tem alguma idéia de preço??

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amundsen    0
OLá...estou pensando em comprar uma bussola e gostaria de saber se a da Marca Nautika são de boa qualidade..vlw.

 

Eu smente sei que Nautika é uma marca conhecida. Não sou um perito, mas acho que são da boa qualidade. Eu prefiro relógios com bússolas integradas. Muito conhecidos são os Breitling Relógios, mas são do segmento de luxo. Mais acessível são os Timex. Pode-se comparar bem na internet.

 

@Gabrielucio: Obrigado pelo link, muito legal! ::cool:::'>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

×