Ir para conteúdo

Chapada dos Guimarães ganha Ponto de Cultura da Oca


LEO_THC

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: FONTE: 24HORAS

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=315014

 

[align=Justify]Neste sábado, dia 19, às 18 horas, na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, a 64 quilômetros de Cuiabá, a cidade ganha seu mais novo ponto de Cultura Chapada, Aldeia, Comunidade; sob a responsabilidade da Organização Comunitária da Aldeia – OCA. O ponto foi aprovado no edital do Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Estado e inicia suas atividades culturais no município.

 

Idealizado pelo cineasta Luiz Borges, morador da Chapada há 25 anos, o projeto do ponto de cultura foi buscar na iconografia e história das passagens da Expedição Langsdorff (1826-1829) e da Coluna Prestes na região, as referências conceituais para um conjunto de atividades de formação cultural e o desenvolvimento de produtos cuja comercialização permitirá a geração de renda na comunidade e o incremento ao turismo.

 

O projeto dota ainda a cidade de importantes equipamentos para difusão da cultura e educação: um cineclube, uma rádio e uma TV comunitária. Na ocasião do lançamento o sociólogo Fernando Belfort, responsável técnico pelo projeto, apresentará os mecanismos de participação, acompanhamento, controle e fiscalização do projeto pela comunidade.

 

A apresentação do projeto será encerrada pelo presidente da Oca, Jânio Neves, que informa sobre a localização e estrutura física do novo projeto da sede da OCA, desenvolvido pela arquiteta Tati Bernardon em parceria com a Prefeitura de Chapada dos Guimarães. Também serão divulgadas as três primeiras atividades do projeto: Cadastramento Econômico-Sócio- Cultura da Aldeia, Oficinas de Recenseamento, Percursão Musical e, Confecção de Alegorias e Fantasias de Carnaval.

 

O Ponto de Cultura: Chapada, Aldeia, Comunidade recebe de 20 a 24 de dezembro, das 14 às 18h, no Salão Comunitário da Aldeia Velha, atrás da Igreja, as inscrições dos interessados em participar das oficinas, bem como a proposta dos oficineiros e monitores. O ponto de cultura é patrocinado pelo governo federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria do Estado da Cultura, Conselho Estadual de Cultura. O projeto tem ainda como parceiros estratégicos a Prefeitura de Chapada dos Guimarães e a Universidade Federal de Mato Grosso. Tem ainda como apoiadores, a Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, e Gyga Byte.[/align]

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...