Ir para conteúdo

O turismo na terceira idade (ou idade do lazer)


LEO_THC

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

:arrow: FONTE: Cruzeiro do Sul

http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=40&id=249686

 

[align=Justify]Os idosos estão cada vez mais conscientes de que o sedentarismo e o isolamento são fatores de risco para a saúde e que a busca de novos interesses e de novos modos de manter-se ocupado é extremamente saudável. Também não se percebe que haja crise de culpa no que se refere a gastos pessoais ou preocupações familiares. São modernos e de mente aberta, diferentes dos turistas de décadas atrás, mais presos à vida no lar. Ao viajarem, essas pessoas resolveram aproveitar o tempo livre, com expectativas de usá-lo de uma forma muito divertida: conhecendo novos lugares, pessoas e culturas. Destaca-se, também, o desejo de fazer novas amizades.

 

Segundo pesquisa recente, os tipos de viagem que os turistas da terceira idade preferem são as de curta duração. O meio de transporte mais utilizado é o rodoviário.

 

O setor turístico está preparado para oferecer aos turistas qualidade em seus produtos e serviços. No atendimento ao segmento de terceira idade, alguns fatores básicos devem ter mais relevância, como: segurança (sentindo-se seguro, o turista de terceira idade ficará tranquilo para aproveitar melhor a viagem); limpeza (além de ser imprescindível à saúde, a limpeza e bom estado de conservação são interpretados como respeito ao idoso); ambiente (a apreciação da natureza e da cultura é um aspecto de grande importância para as pessoas de mais idade); acessibilidade (remoção de barreiras, móveis ergonômicos, iluminação adequada, guias) e educação e treinamento dos prestadores de serviço (devem possuir certas qualidades como hospitalidade, cortesia, paciência e comunicação eficiente).

 

O turismo pode oferecer, também, serviços diferenciados em relação à alimentação (dieta balanceada e com pouca gordura e sobremesas dietéticas, sem deixar de lado a alimentação livre, pois estando em férias, poderiam ter certas regalias gastronômicas); a passeios (locais de interesse cultural e histórico, com guias); festas (bailes que incentivam uma integração maior entre os participantes da viagem) e atividades físicas (ginástica suave, jogos individuais e em grupos, relaxamentos, caminhadas, etc).

 

Vários fatores possibilitam que, atualmente, as pessoas cheguem à terceira idade com melhor qualidade de vida do que antigamente. Por isso, muito em breve, o turismo da terceira idade estará muito mais modernizado, pois viajar, passear e encontrar novos interesses serão os objetivos da pessoa da idade do lazer.

 

O escritor Rubem Alves define a velhice como a idade do crepúsculo, momento que nos torna mais sábios e nos faz degustar cada momento como uma alegria única. Quando as mãos nada têm a fazer por obrigação (...) e começam a fazer o que querem.

 

E por que não realizar lindas viagens? Quantos sonhos antigos de conhecer novas paragens tornam-se reais. Tempo, liberdade e vontade de aprender mais estão à disposição desses turistas tão especiais.[/align]

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...