Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Prefeito do Rio apoia o projeto Acesso às Montanhas

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE: AltaMontanha.com

http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=2025

 

[align=Justify]O Projeto Acesso, da Federação de Montanhismo do Rio de Janeiro, visa negociar e viabilizar o acesso de escaladores em áreas de escalada e montanha. Em 2010 ele terá um grande aliado, o Prefeito do Rio Eduardo Paes

 

Os problemas com proibições de acesso no Rio de Janeiro poderá ser resolvido com o apoio do prefeito da cidade ao projeto ”Acesso” da Femerj. Diversos locais na cidade há problemas de restrição de escalada por que proprietários e condomínios fecharam os locais e não permitem mais nenhum escalador ter acesso às paredes. Nestes casos, com o apoio da Prefeitura, a Femerj terá um aliado forte na negociação do acesso.

 

Além do apoio ao projeto, o prefeito também decidiu adotar a festa da abertura da temporada de montanhismo como um dos eventos oficiais da cidade.

 

Na cidade do Rio de Janeiro há diversos casos de restrição particular à escalada, mas não públicos, ou seja, quando um parque ou outra autoridade pública proíbe a escalada. No Parque Nacional da Tijuca, situada no meio urbano do Rio de Janeiro, a escalada é realizada sem problemas, mas por outro lado a expansão das favelas, o tráfico de drogas e a violência é outro problema que também restringe o acesso à certos locais, como no Morro dos Dois Irmãos e o Morro Dona Marta, na zona Sul da cidade.

 

O encontro da Femerj com o prefeito, ocorreu através da intermediação do escalador André Ilha, autor do conceito M.E.P.A (máxima eliminação de pontos de apoio), que revolucionou e deu ética à escalada em rocha brasileira nos anos 80. Hoje André Ilha é diretor do INEA, órgão ambiental do Estado do Rio de Janeiro. Com André Ilha no cargo, o montanhismo conseguiu sua representatividade no Estado do Rio e por lá diversos parques estaduais, como o de Três Picos e da Serra da Tiririca, a escalada se desenvolve com ética e conservação ambiental, diferente de outros estados, onde a visão preservacionista dos órgãos ambientais vem cada vez mais fechando importantes picos de escalada e montanhas para os escaladores.

 

Em Minas

 

Minas Gerais é o Estado que mais sofre com problemas de proibições. Neste ano, a recém formada diretoria da FEMEMG irá negociar a liberação da escalada em locais como a Lapinha e a Gruta do Rei do Mato, importantes locais da escalada esportiva proibidos pelo IEF.[/align]

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.