Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Roteiro São Paulo-Rondônia de carro

Postado
  • Membros

Olá mochileiros, este é o relato de uma viagem de carro de 20 dias de São Paulo a Rondônia com varias paradas pelo Centro-oeste brasileiro.

Saímos cedo de São Paulo dia 29 de Junho, e fomos em direção a Santa Luzia d'Oeste-RO. Chegando na região de Chapadão do Sul, mais precisamente em Costa Rica-MT, pegamos cerca de 200 km de buracos e pouca sinalização, um verdadeiro abandono. Dormimos na cidade do Alto Taquari-MT na manhã seguinte deparamos com um acidente de caminhão em Alto Garça, que nos fez atrasar 4 horas da viagem. Dormimos em Cáceres-MT, nesse local tem a opção de o aluguel de barco para grupo, o passeio total é de 7 dias, e fica em torno de 1200 reais por pessoa, próprio para quem gosta de pescar ou observar a natureza. No dia seguinte partimos para a região de Pimenta Bueno, onde novamente encontramos estradas com verdadeiras panelas de tão grande os buracos. Chegamos a tarde em Santa Luzia onde permanecemos 6 dias. O principal local de turismo nessa região é o rio Mequém.

Já iniciando a viagem de retorno, paramos na Barra do Bugre-MT, onde conhecemos o Rio Jauquara, curiosamente esse rio corta uma serra formando um canyon, além de ser muito bom de pesca. Notamos a presença de carrapato e combatemos com um repelente da marca X-Treme. Na região de Cuiabá tem a Chapada dos Guimarães que também é muito bonita, porém ameaçada: notamos a presença de uma mineradora de diamante o que degrada aquela região. Após quatro dias fomos em direção a Bonito-MS onde deixamos a poeira e o calor de Mato Grosso e Rondônia e encontramos chuva e frio. Na cidade fomos conhecer os locais turísticos.

Primeiro estivemos no Balneário Municipal onde conhecemos a Madalena que muito gentilmente alugou uma casa onde permanecemos dois dias. Os locais turísticos são todos particulares e o acesso só pode ser feito com agendamento através de agência de turismo. Notamos que os preços são salgados para todos os locais e também para o aluguel de equipamentos de mergulho, coletes, botas de neoprene para trilhas... o que os turistas deverão levar uma certa quantia de dinheiro para poder visitar os locais.

Até que por ser férias o número de visitantes é pequeno, pode ser que seja em decorrência da crise e dos preços. Deixamos aqui o contato da Madalena que nos alugou uma casa já mobiliada: fone (67) 3255 3997/ 99905-9420. O local é tranquilo e seguro, ao longo de nossa permanência não presenciamos nenhum tipo de ocorrência. Os rios são de água limpa com muitos peixes, uma particularidade são Dourados e Piraputangas que dão um colorido todo especial, mas apenas para olhar já que a pesca do Dourado está proibida, assim como a caça de animais. Os rios apesar de claros são fundos então o que o turista que não sabe nadar não deve entrar na água sem o colete salva-vidas. Deixamos bonito em direção a região de Santa Fé do Sul-SP, permanecemos por dois dias e visitamos varias cidades na região e ficamos encantados com as várias thermas, que oferecem lazer, praça de alimentação e pouso com preços atrativos. Toda região é um verdadeiro jardim. Depois de dois dias retornamos a capital paulista.

Nas estradas o perigo é a presença de animais na pista, constatamos uma grande quantidade de animais mortos nas rodovias dos três estados, não vimos travessia segura para os bichos. O que deveria ser feito, à exemplo de outros países é travessias subterrâneas ou aéreas, co reflorestamento de mata, uma maneira de preservar nossa rica fauna. De noite a atenção deve ser redobrada, se possível viaje durante o dia.

O percurso total deu 7000 km, o veículo usado foi um Chevrolet Tracker 2014 que resistiu as estradas ruins bem como as areas rurais de muita pedra. Nos estados do Mato Grosso, Rondônia e Mato Grosso do Sul não compensa usar etanol, que é vantajoso no estado de São Paulo. Entre os nossos equipamentos estava um gerador à gasolina de 950W, uma barraca de camping, panela eletrica, roupa apropriada para trilha, compressor para encher pneu, carregador de bateria, equipamentos para iluminação, material de pesca, medicamentos de primeiros socorros e o principal: água mineral. No mês de Julho a pesca se torna mais difícil já que no frio metabolismo dos peixes diminui e eles não comem, porém mesmo assim é possivel pegar alguns para o almoço. A viagem foi muito agradável e recomendamos à todos que gostam de apreciar a Natureza, e fugir do caos urbano. Me coloco a disposição para maiores informações as pessoas que vão visitar esses locais: osvaldo.vitorino@hotmail.com

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.