Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Existência de "Eldorado" é reforçada por descobertas arqueológica

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE: Gazetaweb

http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=193372

 

[align=Justify]Uma das lendas que mais inspiraram autores em todo o mundo pode, finalmente, estar ganhando traços na realidade. Um artigo recentemente publicado na revista especializada "Antiquity" revela que foram encontrados mais de 200 rastros de uma avançada civilização pré-colombiana, com uma população que poderia chegar a 60 mil indivíduos. Estas seriam as mais fortes evidências de que o mito da cidade de Eldorado foi fundado na realidade.

 

Agora, centenas de anos depois que os navegadores ibéricos do século 16 ouviram os primeiros rumores acerca de uma cidade magnífica e imponente no meio da selva amazônica, o desmatamento e o mapeamento por satélite revelaram a existência de diversos aterros de formatos geométricos e trilhas construídas entre os séculos 2 a.C. e 13 d.C..

 

Com o desmatamento da floresta, muitas destas ruínas ficaram aparentes, e foram registradas por satélites. Alceu Ranzi, da Universidade Federal do Acre, teria encontrado algumas formas ao utilizar o serviço Google Maps para examinar locais de interesse.

 

Literatura

As aventuras do coronel Percy Fawcett, o mais célebre dos exploradores a procurar indícios sobre a existência da também chamada de "Cidade de Z", foi tema de diversas obras. "Z: A Cidade Perdida", lançado em 2009 pela Companhia das Letras, foi o mais recente título a reacender a questão. O livro conta a trajetória de Fawcett e de seu filho, que desapareceram na floresta amazônica em 1925 e, a partir disso, geraram uma infinidade de expedições e missões de resgate, todas infrutíferas.

 

Nesta mesma linha, "Cidade Perdida na Amazônia" e "A Cidade Perdida: Nas Pegadas do Coronel Fawcett" procuram lançar um pouco de luz sobre o obscuro fim do explorador e outras investidas que se seguiram a ela. Já em "Órfãos do Eldorado", o escritor manauense Milton Hatoum evoca a cidade perdida, mais como metáfora das buscas infindáveis do ser humano que como um lugar passível de ser encontrado.

 

Até o clássico criador do detetive vitoriano Sherlock Holmes teria sido seduzido pela épica busca de Fawcett. No livro "O Mundo Perdido", de Arthur Conan Doyle, é contada uma história sobre um cientista que afirma ter evidências de que espécies extintas sobrevivem na Amazônia. Para provar o que diz, ele embarcará em uma arriscada expedição em busca deste santuário pré-histórico --mais ou menos o que o próprio coronel fez.[/align]

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.