Membros Vladimir Brandao Postado Janeiro 16, 2010 Membros Compartilhar Postado Janeiro 16, 2010 (editado) RELATO DE VIAGEM: do Rio de Janeiro a Cusco – Machu Picchu em 12/2009. Após a noite de Natal, no dia vinte e cinco de manhazinha, peguei a mochila e parti em direção ao terminal rodoviário aqui no Rio. Consegui passagem para Cuiabá, 245 reais; o ônibus semi-leito, com ar, saiu as 11 h. A viagem foi tranqüila passando por São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul e cheguei em Mato Grosso, Cuiabá, no sábado por volta de 20:00; logo comprei passagem para Cáceres: 35 reais; embarquei as 11:00 da noite e cheguei por volta de 3:50 e as 5:00 encostou no terminal velho a van que faz o trajeto até Corixa, 15 reais, já na fronteira da Bolívia. A primeira cidade boliviana é San Mathias, cidade pequena e dormitorio, aonde cheguei por volta de 6:40 da manhã do domingo, 27/12 e fui direto para imigração para conseguir o visto de entrada na Bolívia, as 7:00 abriu o serviço e alguns brasileiros já aguardavam. Eu entrando no país com meu RG, que é uma mina para achacar pesos ou reais, o melhor é entrar com passaporte, pois bem, paguei cerca de 20 reais, e consegui o visto de entrada. Já passavam de 8:00 h quando cheguei ao terminal rodoviário de San Mathias e consegui comprar passagem para Santa Cruz as 9:30, 120 pesos, daí pra frente, salvem-se quem puder: ônibus sem ar e com as janelas abertas era um convite para a poeira da estrada de barro e cascalho... TUDO BEM, se não fossem as 12 h dentro dele e com a temperatura pelos 30º e umas quatro paradas para refeição que em média custavam de 10 a 15 pesos, almoço ou lanche. Eu estava muito animado e numa expectativa de ver os Andes sei lá, de chegar logo em La Paz e em Cusco; passei a observar que nos dois sentidos da estrada de barro, bem parecida com a Transamazônica e também a vegetação e o relevo; as várias cruzes, indicação de vários acidentes fatais, eram constantes e é de costume do povo boliviano colocar coroas de flores de plástico de variadas cores nesses “túmulos”, aliás, o cemitério boliviano e bem colorido e muito fotografado. Chegando a Santa Cruz por volta de 23:00 e logo procurei um táxi, 4 pesos, e fui para o hotel MARCO POLO, 70 pesos, Suíte; eu precisava tomar uma ducha e descansar dos três dias viajando (Se você preferir tem alojamentos por 25 pesos, na primeira quadra em frente ao terminal de Santa Cruz, segunda rua à esquerda, alojamento São Jorge). No dia seguinte, acordei por volta de 7:00 h e parti para o terminal para comprar passagem para La Paz, 140 pesos, mas pra conhecer Cochabamba, comprei passagem por 50 pesos para lá. O ônibus saiu as 10:00 e as 12:00 paramos para almoçar num simpático restaurante onde comi arroz com lingüiça, batata e salada, e uma legítima limonada deliciosa, tudo por 15 pesos. Bem, seguimos viagem com as paisagens de vilas de colonos e rios andinos bem bonitos, por volta de 17:00 h, começamos a subir os Andes; foi realmente uma emoção, ver os despenhadeiros, vales e os vários túneis na rodovia que corta a Bolívia. A temperatura caia bruscamente, de 30º em Santa Cruz, já estava 20 na subida dos Andes...A viagem seguiu tranqüila e cheguei a Cochabamba por volta de 7:00 h da noite de segunda feira, 28/12; um lugar comum, onde prevalece o comercio informal nas ruas e um mercado do produtor, aliás, comprei pêras bolivianas suculentas por lá! Permaneci no terminal rodoviário, o frio era grande do lado de fora, uns 13º. Comprei passagem para La Paz para as 22:00 por 40 pesos e fui para lan house do terminal. O ônibus saiu pontualmente e a viagem noturna convidava para uma soneca... Cheguei por volta de 4:00 da manhã em La Paz: uma cidade cercada por morros urbanizados e com predominância de classe c, trabalhadores do comercio informal. Peguei um táxi, 3 pesos, e fui para o alojamento, a umas três quadras, 20 pesos, e tomei uma ducha e dormi até as 11:00. Ao acordar fui para o terminal comprar passagem para Cusco, aliás, fujam da idéia de ir para Cusco por Desaguadero, é extremamente desconfortável, existem por volta de cinco paradas para revista pela rodovia que liga La Paz a essa cidade e nem sempre os soldados que fazem essa tarefa estão com paciência, além do mais, eles pedem para que deixe o táxi e ande uns 50 metros enquanto revistam nossos pertences, e depois o táxi nos pega mais a frente, é muito desconfortável! O caminho mais seguro e muito melhor, não só pela beleza da viagem: a margem do lago Chichikaka e das montanhas andinas nevadas, e também pela segurança, é sem dúvida por Copacabana... Então consegui passagem para Cusco via Copacabana, 130 pesos, onde realmente alimentei meu espírito com as mais lindas paisagens do Lago Chichikaka e das montanhas andinas. A passagem sobre o lago no ferrebolt é inesquecível... A cidade de Copacabana é linda bem no melhor estilho colonizador espanõ, com suas ruelas, sobrados e igrejas majestosas, tudo a beira do Lago Chichikaka onde dali até Puno e Cusco se chega em 10 h, onde passei o reveillon! É realmente tudo muito lindo e vale muito a pena conhecer o que deixo agora por conta de vocês! Obs. Do Rio de Janeiro ida e volta a Cusco, via Cáceres em 12 dias, com quatro noites em Cusco por 800 dólares. Da próxima vez, em dezembro, volto a Cusco por Corumbá via Campo grande e economizo 200,00; assim a viagem sai por 700 dólares em 10 dias para um consumidor de classe B. Abs, ps. Próximo reveillon: Ushuaia de ônibus; do Rio de Janeiro a Ushuaia de Ônibus, vamos? saindo 22 de dezembro de 2010. custo: $ 1.000 contato: vladimirbrandao@gmail.com [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100117170946.JPG 500 375 Legenda da Foto] [O Lago Chicikaka com a cordilheira andina nevada de fundo ] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100117181529.JPG 500 375 Legenda da Foto] [Eu no cais embarcando para Copacabana ]. Editado Setembro 25, 2010 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Vladimir Brandao Postado Março 5, 2010 Autor Membros Compartilhar Postado Março 5, 2010 ..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Lorena Nicácio Postado Março 9, 2010 Membros Compartilhar Postado Março 9, 2010 Oi Vladimir! Surgiu uma dúvida logo de início! Você coloca a moeda em pesos! Bem, existem vários pesos! Não seriam bolivianos? Se possível, me esclareça isso, para saber quanto gastou! Bjs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Vladimir Brandao Postado Maio 23, 2010 Autor Membros Compartilhar Postado Maio 23, 2010 Sim, A primeira cidade boliviana é San Mathias. Sds, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Vladimir Brandao Postado Julho 18, 2010 Autor Membros Compartilhar Postado Julho 18, 2010 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.