Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Chapada Diamantina em 4 dias (de carro desde Salvador)

Postado
  • Membros

Quatro dias inteiros pra fazer:

1- Pratinha, Gruta Azul, Morro do Pai Inácio

2- Cachoeira da Fumaça

3- Fumacinha, Mirante do Campo Redondo

4- Buracão, Poço Azul

Sou Ana e tenho o blog https://vagamunda1.com/ onde posto o diário de bordo das minhas viagens ::otemo::

Não zerei minha lista dos lugares que quero conhecer ainda e tá longe de zerar, mas fiquei megaaa feliz em ter riscado um dos destinos, sendo ele um lugar tão incrível e dentro do Brasil.

O que falar da Chapada Diamantina? Sem dúvidas, um dos lugares mais lindos que já fui na vida! O Parque Nacional da Chapada Diamantina é beleza pura, coisa de Deus essa natureza linda!!

No feriado da semana santa, meu namorado e eu decidimos ir pra a Chapada Diamantina de carro desde Salvador, alugamos o carro no aeroporto mesmo. Foram horas de viagem e tensão na pista até chegarmos em Lencóis-BA de madrugada.

Marcamos de ficar no Camping Primavera, uma pousada que tinha quintal para acampamento e não foi surpresa chegar lá e estar fechada, afinal era madrugada e toda a cidade estava dormindo. Como eu já tinha informado com antecedência que chegaria de madrugada, depois de bater muito na porta, conseguimos entrar, armar a barraca e descansar.

Acordar tarde pra descansar? Nada disso, eram só quatro dias pra aproveitar de um infinito de possibilidades de natureza. Então, acordamos cedo e seguimos o roteiro que criamos para tentar aproveitar o máximo daqueles dias.

Tínhamos lido muito antes de viajar. Conhecer bem o lugar e saber algumas dicas nos ajudou a não deixar o tempo passar em vão. Foram muitas horas de viagem pra chegar lá e ficar descansando não era uma opção, sabíamos que teríamos muito chão pra andar e fomos desbravar. Perguntar e tirar dúvidas com os moradores locais sobre o que fazer também é uma mão na roda porque eles serão bem específicos no que "vale" ou "não vale a pena" fazer.

A maioria dos relatos que tinha lido não recomendava ficar em Lencóis por ser uma cidadezinha cara, eu também não recomendo, até porque acho que o melhor da Chapada não está lá. Mas se você se planejar e optar por atividades econômicas e passagem rápida pela cidade, vale a pena conhecer, o centro é muito bonitinho. Lá por perto, fizemos a Pratinha, a Gruta Azul e o Morro do Pai Inácio no mesmo dia.

Saindo de Lencóis seguimos por dentro do Parque Nacional, cortando caminho, até Ibicoara. Não foi o melhor caminho de estrada que pegamos, mas a vista e o percurso foram incríveis.

Tem uma galera que até acampa com os guias no "pé" da trilha pra a cachoeira. Mas com a dificuldade de fecharmos guia desde Recife por ser feriadão deixamos pra confirmar os guias quando chegamos por lá. Recebemos boas dicas dos contatos que fizemos na internet e depois de muitas pesquisas nos recomendaram o contato de Alessandro Guia. Quando chegamos em Ibicoara descobrimos que existe uma Agência de Guias (Radical Chapada) e que seria super de boa confirmar os passeios diretamente com eles.

Na internet mesmo, encontramos o Hostel Ibicoara do brother Fábio que se mudou do Rio de Janeiro pra lá porque ficou apaixonado pelo lugar. Ele é super parceiro e tem prazer em ajudar com dicas de roteiros e passeios.

Em Ibicoara, a ideia era fazer a Cachoeira da Fumaça, Cachoeira da Fumacinha, o Mirante do Capão Redondo e o Buracão. A Cachoeira da Fumaça é uma trilha tranquila e não precisa de guia, seguimos o fluxo e conseguimos chegar lá de boa, mas não tinha tanta água e no fim das contas bateu uma bad, mas nada que desanimasse. A vista lá de cima é incrível, mesmo sem água.

No outro dia, fomos encaixados num grupo que seguiria na mesma trilha para a Cachoeira da Fumacinha (não precisa chegar lá com grupo formado). Alessandro teve um imprevisto e não pôde nos guiar na Fumacinha, enviou o guia Gino que nos conduziu e orientou muito bem durante todo o percurso. Por ser uma trilha muito cansativa (mais ou menos 8h indo e voltando) quase desistimos de fazer o Buracão no outro dia. Havia pouca água também na Fumacinha e isso me deixou um pouco frustrada, tudo o que eu queria depois de uma trilha era ver e tomar banhos em cachoeiras com água bem forte.

Ainda em dúvidas se faríamos o Buracão no último dia porque queríamos ir pra o Poço Azul e seguir direto para Salvador, fomos convencidos por Fábio e pelo guia Gino que não poderíamos ir embora sem passar lá. Como queríamos aproveitar o máximo possível, não descartamos a possibilidade de fazer o Buracão, o Poço Azul e voltar pra Salvador. Conversamos com Alessandro e ele foi um anjo, topou levar Luiz e eu bem mais cedo que o normal pra a trilha do Buracão. Sem dúvidas, foi a melhor decisão que tomamos durante a viagem, tivemos a oportunidade de ter um santuário particular durante algumas horas.

Ah, vale a pena levar dinheiro trocado. Como pegamos caminhos alternativos, saímos em sítios e cidades pequenas que não tinham banco nem caixas eletrônicos. Em um dos momentos, tivemos que negociar com o dono de um mercadinho pra transferir dinheiro pra a conta dele e ele nos passar dinheiro em espécie.

No mesmo dia, conseguimos seguir para o Poço Azul e seguir para Salvador, mas como era feriadão ficamos engarrafados por umas 3h na chegada à capital. Pra descansar, pagamos uma diária perto do aeroporto e embarcamos no voo de manhã cedo de volta pra Recife.

Todo o caminho desta viagem foi feito através do waze e maps no celular. É importante ter cuidado, eles sugerem alguns caminhos mais rápidos que não são, necessariamente, os melhores. A estrada não é tão boa e como tínhamos pressa não tivemos muito cuidado com o carro, isso nos rendeu uma multa na agência de aluguel pelo parachoque rachado.

O roteiro que planejamos foi bem corrido mas conseguimos aproveitar muito cada situação. Claro, o trecho que fizemos pode ser relativo e depende muito do ritmo de cada pessoa, pode ser considerado "fácil" pra uns ou "impossível" pra outros.

Conseguimos fazer o roteiro que queríamos, foi incrível, valeu a pena e deu super certo!

Não vi nem metade do que a Chapada tem pra oferecer, já saí com vontade de voltar, mas com a alma lavada e realizadíssima.

Pousada e Camping Primavera - Lençóis

(75) 9163-0978

https://www.facebook.com/PousadaECampingPrimavera

Hostel Ibicoara (Fábio)

(77) 9112-6302

http://www.hostelibicoara.com.br/hostel-ibicoara-chapada-diamantina-2/

Gino (Guia da Fumacinha)

(77) 9128-6291

Alessandro (Guia do Buracão)

(77) 8135-6624

DSC_0022.JPG.f2195e2acd3d9a95abe95df7b07b1c1f.JPG

Featured Replies

Postado
  • Membros

Boa tarde

Muito legal o seu relato, eu estou pensando em ir no mês de novembro de curitiba a salvador ficar 3 dias lá e depois ir pra chapa de ônibus, vc acha que vale mais a pena alugar um carro ? quanto gastaram e como é a estrada

Obrigada!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.