Ir para conteúdo

Europa - 25 dias (12 cidades)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos!

 

Planejando minha primeira viagem pela Europa no estilo mochilão este fórum me deu diversas ajudas, principalmente o relato da viagem da Letícia Quaresma (europa-25-dias-7-paises-13-cidades-t35036.html), que deu as idéias básica para planejar meu roteiro. Desta forma, resolvi que depois da viagem escreveria um pouco sobre a mesma, até para ajudar outros viajantes que podiam encontrar as mesmas dúvidas que tive. A viagem foi em novembro/dezembro do ano passado, então já estava enrolando um pouco demais para escrever este post. Não vou ficar dando muitas dicas de o que fazer em cada cidade, pois acho que já existem diversos tópicos neste sentido. O que gostaria mesmo era dar idéias de roteiros de viagem, minhas impressões sobre os albergues, transportes, custos, etc. Assim, segue um arquivo em excel com a maioria das informações e se alguém tiver um duvida especifica é só perguntar.

 

Roteiro Viagem.xls

 

A partir do roteiro da Letícia, o meu roteiro ficou com 25 dias, partindo de Roma, passando por Veneza, Munique, Innsbruck, Viena, Praga, Berlim, Barcelona, Carcassone, Toulose e Paris. Dá para ver algo de parecido no roteiro, mas fomos um pouco mais ao leste e dispensamos Amsterdam (ficou para uma próxima viagem) e Florença. A idéia foi reduzir os custos comprando o passe de trem de apenas 15 dias, começando e terminando a viagem nas duas cidades que passaríamos mais tempo, Roma e Paris. Assim, após certa pesquisa, compramos a passagem da TAP Rio-Lisboa-Roma/Paris-Lisboa-Rio, sendo que na volta o avião chegava em Lisboa de manha e só saia de noite, o que nos deu um dia extra em Portugal. :P Como a perna de Berlim para Barcelona era muito longa, compramos uma passagem pela EasyJeT por uns 45 euros cada, mas acabamos perdendo o vôo e tivemos que pagar uma multa para remarcar...

 

O passe de trem era para mim e minha noiva, do tipo Saver (433 euros, cada), de tal forma que tínhamos que andar sempre juntos nos trens e podíamos andar na primeira classe. Uma duvida que tinha era se valeria à pena comprar o passe de trem ou comprar os bilhetes separadamente, ainda mais que mesmo com o passe é necessário reserva em alguns trens. No fim, pagamos 30 euros (cada) na reserva do trem Roma-Veneza (couchete com 4 camas), 25 euros no de Veneza-Munique (couchete com 6 camas) e 3,5 no de Munique para Innsbruck, mas acho que esse nem era necessário. Depois disso só pegamos trens diurnos que não precisavam de reservas. Na última viagem de trem (Carcassone - Toulose – Paris) o passe já teria acabado, então compramos a passagem Toulose – Paris daqui do Rio mesmo (17 euros) e a passagem de Carcassone para Toulose lá na hora, já que tinha trem toda hora (foi uns 20 euros também). Não cheguei a fazer a conta, mas me deu a impressão que, em geral, o passe deve ter ficado no mesmo valor do que se tivesse comprado as passagens antecipadamente, ou de repente um pouco mais caro. Contudo, o passe nos deu uma flexibilidade em mudar os horários das viagens que acho que valeu muito.

 

Em relação ao seguro saúde obrigatório, fiz o meu através do cartão de credito, pois a Mastercard te dá o seguro caso compre a passagem com o cartão. O da minha noiva fiz com a Axa (http://www.axa-schengen.com) sendo o mais baratinho que encontrei (46 euros). De resto, levei uns 1600 euros trocados aqui no Brasil para nos dois e deixei para sacar o resto lá na Europa mesmo, calculando um gasto de uns 50 euros para cada um por dia. Seguem então minhas impressões de cada cidade.

 

Roma

 

Ficamos no CIAK Albergue, sendo em geral bem agradável e perto do metro. Recomendaria, mas sem muitas expectativas, pois é um albergue bem básico. Algumas dicas: Aconselho a utilizar bastante o metro, comprando logo um passe de dois ou três dias. Não fizemos isso, achando que poderíamos andar direto e acabamos nos arrependendo. Levamos um susto com a diferença de preço caso compre alguma coisa em um café no balcão ou sentado na mesa. Se for a um café e te perguntarem se prefere em pé ou na mesa, pergunte o preço antes. Na basílica de São Pedro tinha um fila enorme e algumas pessoas vendendo “excursões” que te levavam para dentro do Vaticano pulando a fila. Eu não recomendo, pois apesar de longa a fila anda rápido. Por ultimo, visitamos o Coliseu logo quando chegamos e ficamos nele até fechar. Depois descobrimos que o ingresso do Coliseu valia também para o Palatino, que acabamos não podendo visitar pois teríamos que comprar outro ingresso no dia seguinte.

 

 

 

Veneza

 

Chegamos a conclusão que, como a estadia de Veneza era mais cara, valia mais a pena chegar de manhãzinha de trem, deixar as bagagens da estação, aproveitar o dia na cidade e sair para o próximo destino de noitinha. Achei uma estratégia ótima e que valeu muito. Apesar do frio (estava ventando muito na cidade) andamos o dia inteiro pelas ruelas e saí da de Veneza com algumas bolhas. Algo que faria diferente seria o almoço, pois a comida do restaurante que fomos realmente não valia os euros que pagamos. De repente valeria mais a pena fazer um lanche mais reforçado, mais barato e provavelmente melhor que nossa refeição.

 

 

Munique

 

Ficamos no Wombats de Munique (muito bom e perto da estação de trem). Recomendo o free tour promovido pelo albergue. O free tour na realidade não é “free”, pois o guia trabalha por gorjetas e ele realmente se esforça para merece-las. Vale muito a pena e no final você dá o que pode para o guia. Em Munique, algo que me impressionou foi que o pedestre pode ser multado ao atravessar a rua fora do sinal ou com o final fechado para ele. Chegamos de manhãzinha e fomos andar pela cidade e, como não sabíamos disso, percebi alguns nativos olhando de cara feira para a gente... Enquanto estávamos em Munique fomos também a Fussen, visitar o castelo Neuschwanstein. O clima não ajudou muito, pois estava meio nublado, mas foi bem legal. Ir a ponte MarienBruecke é realmente obrigatório, mas o interior do castelo não me impressionou muito. O que vale mesmo é a vista e o visual dele.

 

20100404171525.JPG

 

Abraços a todos e depois escrevo sobre as demais cidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Amigos tudo bem? Tô pesando em fazer minha 1º viagem ao velho continente, e sempre busco informações no site. estava lendo varioso relatos e gostei muito. gostaria de informações de um roteiro que fiz e tenho duvida ainda! Segue abaixo dados da minha viagem. Viajantes: Eu"Jorge" e Minha esposa Mês: 06 de Setembro e volta dia 26 ou 27 de Setembro Companhia Tap Chegada na Europa no dia 7/9/10 Roteiro:

Saida 06/09 Recife 07/09 1º dia Lisboa (stop free da Tap) 08/09 2º dia Lisboa 09/09 3º dia Lisboa / Porto 10/09 4º dia Porto / Lisboa / Paris (voo pela Tap) 11/09 5º dia Paris 12/09 6º dia Paris 13/09 7º dia Paris 14/09 8º dia Paris 15/09 9º dia Paris 16/09 10º dia Paris / Londres ( o que vc sugere de transporte no melhor preço e tempo?) 17/09 11º dia Londres 18/09 12º dia Londres 19/09 13º dia Londres 20/09 14º dia Londres / Berlim ou Amsterdam ( o que vc sugere de transporte no melhor preço e tempo?) Dizem que de ferryboat e muito bonito, so que gasta muito tempo? 21/09 15º dia Berlim 22/09 16º dia Berlim 23/09 17º dia Berlim / Praga ( o que vc sugere de transporte no melhor preço e tempo?) 24/09 18º dia Praga 25/09 19º dia Praga / Roma ( o que vc sugere de transporte no melhor preço e tempo?) 26/09 20º dia Roma 27/09 21º dia Roma / Recife 2º Roteiro Pensei em tirar Londres e deixar assim: 07/09 1º dia Lisboa (stop free da Tap) 08/09 2º dia Lisboa 09/09 3º dia Lisboa / Porto 10/09 4º dia Porto / Lisboa / Paris (voo pela Tap) 11/09 5º dia Paris 12/09 6º dia Paris 13/09 7º dia Paris 14/09 8º dia Paris 15/09 9º dia Paris 16/09 10º dia Paris / Amsterdam ( o que vc sugere de transporte no melhor preço e tempo?) 17/09 11º dia Amsterdam 18/09 12º dia Amsterdam /Berlim ( o que vc sugere de transporte no melhor preço e tempo?) 19/09 13º dia Berlim 20/09 14º dia Berlim / Praga ( o que vc sugere de transporte no melhor preço e tempo?) 21/09 15º dia Praga 22/09 16º dia Praga / Firenze ( o que vc sugere de transporte no melhor preço e tempo?) 23/09 17º dia Firenze 24/09 18º dia Firenze / Roma ( o que vc sugere de transporte no melhor preço e tempo?) 25/09 19º dia Roma 26/09 20º dia Roma 27/09 21º dia Roma / Recife Ufa tô abusando, Deixar te fazer so mais algumas colacações: Grande parte de Hoteis que vou ficar e da rede Ibis ( Você sabe se vale a pena ficar neles ou tem algum melhor?, tarifas em media o casal R$ 200,00 penso em levar 2.000.00 euros o casal, e pouco ou da? levando em conta que os hoteis estarão pagos antes da viagem e não jantarei em todos os dias e sim serei um cliente super fiel dos supermercados. Qual o tipo de roupa que devo levar para este paises? pelo que lembro de tirar duvida, termina por aqui. Grande Abraço, Jorge Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...