Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Tromso - Aurora boreal

Postado
  • Membros

Ola, meu nome é Eric e espero te ajudar nesse relato sobre a aventura rumo tromso.

Sempre vi fotos muito interessantes da Aurora Boreal e tinha o sonho de ver pessoalmente até que o dia que surgiu a oportunidade de ir ver pessoalmente.

Essa foi um eurotrip do dia 9 de março até 28 de março de 2017 na qual passamos por Berlin, Praga, Munique, Tromso, Amsterdã, Berlin.

Pode parecer brincadeira mas fiquei 3 dias em Tromso (chegada dia 16 de noite e saida dia 18 a tarde) e custou mais de R$2.800,00. Sem comer em restaurantes, sem ficar em hotéis caros, sem andar de taxi, sem comer nada em aeroporto.

Como isso? Bom vamos para o relato!

Como qualquer entusiasta de fotos de aurora boreal deveria saber que são poucos os locais que é possível ver esse fenômeno e Tromso é um dos locais que possui maior estrutura para isso.

Como um bom mochileiro procurei um hostel e encontrei um bem simples, tão simples que fechou antes da data da minha viagem para la :( , então fiquei na pousada mais barata que encontrei no booking que era a Beds and waffles.

Para ver esse fenômeno existem algumas possibilidades:

1- Ver na propria cidade (encontrei um casal de brasileiros que foi em um ponto distante na cidade mas não viu[eu acho que é muito difícil])

2- Alugar um carro e sair que nem um maluco atras dela

3- Contratar uma excursão especializada nisso

Ir até la vai ser caro então com a probabilidade baixíssima da primeira opção não recomendo nem arriscar. Como eu chegava a noite (19h) e as excursões partem a em torno das 16~18h não seria possível pegar uma(eu tentei mas não tem negociação) então aluguei o carro mais barato possível(um up) pela H... . Ia sair caro mas perto de todo o custo ia ter que arriscar e realmente foi caro pois apareceram umas taxas administrativas e multas que saíram mais caro que o aluguel em si e se você pensa que eles te avisam onde você levou e tudo mais já que é o país mais "honesto" do mundo esqueça. Para o dia seguinte escolhi uma excursão e o seguido era a volta.

1 dia: Chegada no aeroporto, peguei o carro e fui na pousada fazer check-in. O up que aluguei virou uma crv automática a diesel. Não reclamei mas também nem sabia ligar o carro... Quando cheguei na pousada o dono que cuida deixou um bilhete dizendo que tinha saído e um número de telefone. Como ligar para ele? Não sei o que passou na cabeça dele mas tentei entrar em contato de outras formas(face, booking...) e não deram certo. Sem sucesso no check-in, resolvi sair e ir atrás da aurora. Tem uns app's e sites que dão dicas boas de como esta o clima, horário e achei em um blog um mapa com os melhores locais para ver. Juntando a informação de onde não vai ter nuvem + mapa de posições interessantes + horário você faz o filtro para onde deve ir. Obs: o transito la é estranho e NÃO DEVE-SE CONFIAR NO ACOSTAMENTO. Se você entrar em um pode ser um buraco cheio de neve e o carro vai cai(sim ele cai por experiência propria) mas como aquela crv era uma nave eu consegui sair sozinho.

Os links são esses

http://www.yr.no/kart/?spr=eng#lat=69.52595&lon=19.83861&zoom=8&laga=nedb%C3%B8rskyer&proj=3575

http://www.swpc.noaa.gov/products/aurora-30-minute-forecast

http://www.swpc.noaa.gov/products/aurora-3-day-forecast

http://en.vedur.is/weather/forecasts/aurora/

http://www.aurora-service.eu/aurora-forecast/

e o mapa eu não lembro o blog mas eu tenho o arquivo então se quiserem posso passar pessoalmente.

Vi um local interessante e resolvi ir. Na ida passei no mercado e comprei água, algum chocolate e algo comestível barato. Nessa brincadeira morreu 24 dolares...

Andei mais de 1h de carro e quando cheguei no destino(e6) não vi nada. Voltei até um local que achei que podia ser interessante e resolvi parar(mais ou menos onde o pin esta marcado.

aurora.JPG.4cca65da1da9927f28739e2021e5de04.JPG

Lá parei o carro e desci e devia estar uns -15ºC de tão frio. Escuridão total com exceção de umas casas que ficam com as luzes acessas no meio do nada(depois eu fui saber que a energia elétrica deles é muito barara) e quando olhei para o céu vi a aurora. Corri para o carro, peguei as cameras (gopro5 e d3200) peguei um pequeno tripé de plastico e desci do carro e fui armar a posição. Ao sair cai com tudo no chão porque nunca tinha andado no gelo antes e percebi que escorrega.

Para encurtar a história, não consegui bater boas fotos pois ela some e é recomendado(na minha opinião obrigatório) uma lente olho de peixe ou similar. Usei uma 18-55 e não ficou legal e no frio ficar esperando 15 segundo para cada foto até ajustar a câmera é complicado.

Obs: Leve um bom tripé pois levei um bem simples para descartar no caminho e ele quebrou quando fui encostar ele no chão.

Segunda obs: Se eu voltasse lá sozinho eu não faria novamente isso pois é muito perigoso e eu estava muito cansado, então eu não recomendo.

Quando voltei para pousada o dono estava dormindo e quando tentei falar com ele eu consegui acorda-lo e ele não lembrava da reserva até que mostrei no aplicativo.

2 dia: Descobri que o dono da pousada tinha ido em uma festa e não lembrava.(Sim, isso aconteceu na noruega). Fui passear um pouco e devolver o carro. Tem um teleférico bem legal e caro. La em cima tinha locais muito bonitos para bater foto e podia subir até o pico mas não tinha muito tempo então só bati algumas fotos e voltei. Se tiver de bobeira lá é um bom lugar para matar um tempo.

Obs: Entenda como funciona o estacionamento deles antes de estacionar em algum lugar.

Almocei, andei pelo centro mas não fui nos museus porque não tinha muito tempo.

Quando chegou a hora da excursão começou a nevar do nada dai a responsável falou da dificuldade e do risco alto. Todos desistiram menos eu e por sorte ela conseguiu me encaixar na "scan adventure".

Andamos por horas até chegar em um lugar ao norte mas estava muito nublado e difícil de ver.

Andamos muito mais e chegamos em um lugar que deu para ver um pouco. O nível da aurora estava alto mas nublado não tem jeito.

Valeu a tentativa e foi bem legal o passeio.

3 dia: O dono da pousada me sugeriu pegar um ônibus local e ir para o aeroporto. Esse ônibus é mais barato mas tem que ser pago em coroas norueguesas. Cheguei no aeroporto e esperei retornar para oslo> amsterdã.

Dicas baseadas na minha experiência:

Treine para acertar a câmera pois isso foi foda. Se tiver lente angular recomendo deixar no "infinito" a posição.

Tudo é caro la então pense bem o que você quer ir.

Leve um tripé bom. Na excursão ela tinha um tripé para emprestar.

Eu só consegui ver a aurora bem no dia que fui sozinho de carro mas mesmo assim recomendo ir de excursão.

Também recomendo ir acompanhado pois vale a pena ir em mais pessoas e dividir o táxi do que alugar carro.

Comer em mercado é barato e eles tem um buffet que você monta o que quer e para por kg.

E se eu voltaria la? Bom se eu ficar milionário talvez mas no momento vai demorar pois é um destino extremamente caro e você deve colocar na balança se vale a pena ver a aurora ou ir conhecer outra porrada de lugares mais baratos.

Fica minhas dicas e espero ter ajudado.

Featured Replies

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.