Ir para conteúdo

Dúvida viagem Europa


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal bom dia, tudo bem com vocês?

Meu nome é Danilo (como mostra o nick) e estou planejando minha segunda viagem para a Europa, porém desta vez como mochileiro.

Em 2015 fiquei 1 mês na Alemanha para curso de Alemão (em julho), e mais 15 dias turistando. Desta vez ficarei 1 mês e 26 dias mais ou menos.

 

Gostaria de entrar por Berlim novamente (primeira escala na Alemanha é Frankfurt como foi da primeira vez, antes de chegar em Berlim).

 

Tenho algumas dúvidas que lendo alguns tópicos do fórum me ocorreram (desculpem se forem perguntas repetidas):

 

1) A carta convite que mencionaram dos amigos (pois pretendo ficar em casa de amigos lá, e não em hoteis), deve ser escrita como? E quais informações devem conter? Já que são amigos alemães peço que seja escrito em Alemão ou Inglês?

2) Nunca viajei no inverno, não gosto de inverno mas quero ter essa experiência, oque vocês recomendam em termos de lugares para visitar? (um lugar que eu gostaria de ir é onde tem opção de esquiar)

3) roupas, oque recomendam? vi em outro blog que roupas térmicas, e roupas pesadas levar apenas umas 2 peças pra não sobrecarregar na mal, pois as térmica ja resolvem e muito no frio.

4) Vi que idade pode ser um fator, tenho 32 anos, faço 33 em 23 de Janeiro, será que isso pode ser um empecilho? (todos me dizem que tenho cara de gurizinho, que não aparento a idade que tenho).

5) Entrada na Europa, acha mais indicado eu entrar pela Alemanha pois já tenho carimbo de Frankfurt da primeira vez que fui, ou como é mochilão desta vez, recomendam entrar por outro país? (visto que, depois da entrada vou direto pra Alemanha, pois passarei Natal e Reveillon lá).

 

Grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ola Danilo,

 

1-) Sobre a carta convite existem alguns topicos aqui explicando. Outros usuarios poderão te orientar melhor.

 

2-) No inverno tenha em mente na hora de montar sua programação que o dia amanhace tarde (8am) e escurece cedo (17hs). Procure na internet as feiras de Natal (Christmas Market). A Alemanha é famosa por ter as melhores feirinhas de Natal do mundo... realmente é bem bonito e a comida é boa e farta.

Para esquiar, as melhores estações são as Austriacas próximas da divisa com Munich.

 

3-) Esse item é super importante, não esqueça das luvas, meias térmicas, e um bom calçado.

Já vi pessoas pararem no pronto socorro por estarem andando com o pé dentro da neve, usando tenis comum.

 

4-) Quanto a idade, não entendi muito bem a questão.

 

5-) Creio que a escolha é indiferente, você tendo toda a documentação em mãos (passagem ida/volta, reserva de hospedagem, carta convite, roteiro, cartão de credito internacional e seguro saúde) não vejo com o que se preocupar.

 

E por último, programe com antecedencia onde vai passar o Natal e Reveillon, pois as comemorações costumam ser em locais fechados com reservas antecipadas. Não se ve muitas pessoas pela rua nesses dias depois das 22hs.

 

Abs,

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde Danilo,

 

Vamos lá, também já estive na Europa no inverno.

 

1) A carta convite que mencionaram dos amigos (pois pretendo ficar em casa de amigos lá, e não em hoteis), deve ser escrita como? E quais informações devem conter? Já que são amigos alemães peço que seja escrito em Alemão ou Inglês?

 

- A carta convite ela deve ser escrita no idioma oficial do pais que você vai entrar, nela deve conter as informações do "anfitrião" que vai te receber, endereço, profissão... Dados pessoais de qualquer cidadão Alemão, no seu caso. Uma declaração dele informando que vai receber você na residencia, localizada no endereço tal, o tempo que pretende ficar e o objetivo da viagem. E os seus dados contidos no passaporte. Danilo, geralmente no consulado ele consegue pegar o modelo da carta!

 

 

2) Nunca viajei no inverno, não gosto de inverno mas quero ter essa experiência, oque vocês recomendam em termos de lugares para visitar? (um lugar que eu gostaria de ir é onde tem opção de esquiar)

 

- Minha experiencia no inverno europeu foi muito bacana, mas tenho algumas observações a pontuar, neve é bonito para tirar fotos, esquiar e fazer um boneco! No mais... ela da muito transtorno e trabalho para quem vive por la... Limpar a porta de casa, o carro, são alguns exemplo, em dias de nevascas, esqueça sair de casa! As autoridades ficam bem alertas neste período e diversas atrações fecham. Vou te indicar aqui 3 lugares que são bacanas de esquiar na Europa e também 3 lugares "Low Cost" para esquiar também.

> Mount Titlis, Suíça

> Cervinia, Itália

> Courchevel, França

 

Low Cost para esquiar

> Livigno, Itália

> Les Carroz, França

 

Ah... Esquiar não é nada barato, esteja preparado.

 

 

 

3) roupas, oque recomendam? vi em outro blog que roupas térmicas, e roupas pesadas levar apenas umas 2 peças pra não sobrecarregar na mal, pois as térmica ja resolvem e muito no frio.

 

- Dependendo da época do inverno e da atividades que você vai fazer, recomendo você ter pelo menos 1 peça de frio "Pesado", que são aquelas jaqueta que cortam o frio, não molha e tals...

Você sempre veste 3 peças de roupas, uma camisa de manga simples, uma outra do tipo "Lã" ou algo parecido e a jaqueta pesada por cima, assim conforme o dia for esquentando, você vai sentindo mais calor e vai removendo as peças do corpo.

 

 

 

4) Vi que idade pode ser um fator, tenho 32 anos, faço 33 em 23 de Janeiro, será que isso pode ser um empecilho? (todos me dizem que tenho cara de gurizinho, que não aparento a idade que tenho).

 

- Interferir em que? Idade é apenas números meu caro!!! Siga suas vontades, seja responsável e se joga nas aventuras

 

 

 

5) Entrada na Europa, acha mais indicado eu entrar pela Alemanha pois já tenho carimbo de Frankfurt da primeira vez que fui, ou como é mochilão desta vez, recomendam entrar por outro país? (visto que, depois da entrada vou direto pra Alemanha, pois passarei Natal e Reveillon lá).

 

- Eu recomendo você entrar pelo pais que você vai ter a carta convite, mesmo se você entrar por outro pais em Conexão... Assim evita uma possível dor de cabeça sobre responder questionamentos.

 

 

Espero que tenha te ajudado um pouco, qualquer outra dúvida, deixa ai!

 

Ótima viagem e abraço.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Complementando, a carta convite tem que ser no idioma do país em que você fizer a imigração ou então em inglês.

 

Ou seja, se entrar por Frankfurt, os seus amigos alemães podem fazer uma carta-convite em alemão mesmo, mas se você entrar por Portugal, uma carta-convite em alemão não serve de muita coisa, pois o policial lá em Lisboa não vai conseguir ler, neste caso teria que ser uma carta-convite em inglês ou português.

 

O simples fato de ter carimbo de Frankfurt não vai influenciar absolutamente em uma nova entrada por Frankfurt, ou seja isto não faz diferença nenhuma alem da necessidade de ter que providenciar uma carta-convite em outro idioma.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pelas respostas pessoal.

 

Estou planejando minhas férias, que não tive a muito tempo... então desta vez terei muito tempo livre.

 

Quero sair do Brasil dia 19 de Dezembro e retornar dia 10 de Fevereiro.

Estou planejando alguns roteiros porém ainda não decidi onde quero ir, a única certeza que tenho até agora é que passarei o Natal em Müldenhammer, uma cidade pequena no interior da Alemanha que faz divisa com a República Tcheca, tenho amigos lá. E Ano Novo em Berlim. Depois disto é uma incógnica, mas dia 27 quero estar em Veneza para o Carnaval.

 

Alguém aqui já foi para a Ucrânia? Tenho uma conhecida lá que quer que eu a visite, porém oque vi sobre visto é que até 90 dias não precisa para turista, mas não deixa isso muito claro no site da Embaixada. Quero conhecer um pouco de Kiev e depois ir para Dnipropetrovsk.

Editado por danilokt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, você vai na pior parte do inverno, pessoalmente eu acho Ucrânia e Leste Europeu uma furada nesta época do ano, quase nada abre, as atrações turísticas e passeios não funcionam,  é frio demais, as temperaturas nunca ficam acima de 0ºC e chegam a -15ºC, tem neve demais, as opções de transporte são bem reduzidas, pois todo mundo evita sair da cidade sempre que possível, só saindo se realmente for muito necessário, e por causa disto, muitos voos, trens e ônibus são cancelados no inverno,  os atrasos de várias horas ou mesmo de vários dias são bem frequentes devido as nevascas, deixando ainda mais complicada a logística que já não é muito fácil mesmo no verão.

Viajando no inverno, pessoalmente eu focaria a viagem mais na Europa ocidental,  com mais cidades ao sul, e em cidades maiores, onde você tem bastante opção de atividades indoor para fazer naqueles 2 ou 3 dias dias seguidos de clima horrível, com frio, chuva, vento e possivelmente neve, que com quase certeza você vai pegar a cada 1 ou 2 semanas  de viagem. 

Num dia assim, você não consegue fazer nada na rua, e se não quiser passar o dia todo no hotel ou hostel, você tem que arrumar um programa em algum local indoor, um museu, visitar uma galeria, de arte, um palácio, ou mesmo ir passear no shopping..

Mas em fim, a viagem é sua, se mesmo assim você quiser encarrar a Ucrânia em janeiro, vá preparado para um clima horrível, muito frio, muitos atrasos, e para a possibilidade de gastar um monte de dinheiro em passagens para lá, mas não conseguir sair de casa devido ao mau tempo.

Uma observação final, Kiev fica distante de Donetsk, mas Dnipropetrovsk / Dnipro fica meio perto demais de Donetsk, que é uma região que tecnicamente está em guerra civil contra a Ucrânia,  então eu tentaria saber um pouco mais a respeito da segurança de se ir para lá, talvez  os seus amigos ucranianos possam lhe ajudar a respeito 

 

 

Editado por adrianolb
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
5 hours ago, adrianolb said:

Cara, você vai na pior parte do inverno, pessoalmente eu acho Ucrânia e Leste Europeu uma furada nesta época do ano, quase nada abre, as atrações turísticas e passeios não funcionam,  é frio demais, as temperaturas nunca ficam acima de 0ºC e chegam a -15ºC, tem neve demais, as opções de transporte são bem reduzidas, pois todo mundo evita sair da cidade sempre que possível, só saindo se realmente for muito necessário, e por causa disto, muitos voos, trens e ônibus são cancelados no inverno,  os atrasos de várias horas ou mesmo de vários dias são bem frequentes devido as nevascas, deixando ainda mais complicada a logística que já não é muito fácil mesmo no verão.

Viajando no inverno, pessoalmente eu focaria a viagem mais na Europa ocidental,  com mais cidades ao sul, e em cidades maiores, onde você tem bastante opção de atividades indoor para fazer naqueles 2 ou 3 dias dias seguidos de clima horrível, com frio, chuva, vento e possivelmente neve, que com quase certeza você vai pegar a cada 1 ou 2 semanas  de viagem. 

Num dia assim, você não consegue fazer nada na rua, e se não quiser passar o dia todo no hotel ou hostel, você tem que arrumar um programa em algum local indoor, um museu, visitar uma galeria, de arte, um palácio, ou mesmo ir passear no shopping..

Mas em fim, a viagem é sua, se mesmo assim você quiser encarrar a Ucrânia em janeiro, vá preparado para um clima horrível, muito frio, muitos atrasos, e para a possibilidade de gastar um monte de dinheiro em passagens para lá, mas não conseguir sair de casa devido ao mau tempo.

Uma observação final, Kiev fica distante de Donetsk, mas Dnipropetrovsk / Dnipro fica meio perto demais de Donetsk, que é uma região que tecnicamente está em guerra civil contra a Ucrânia,  então eu tentaria saber um pouco mais a respeito da segurança de se ir para lá, talvez  os seus amigos ucranianos possam lhe ajudar a respeito 

 

Então, gostaria de conhecer a Ucrânia mais por causa de uma conhecida minha que vive em Dnipro, então já que iria para aqueles lados eu já passaria um tempo em Kiev. Mas minha primeira ideia era de ir pra França, Itália, Escócia, Irlanda.

Mas como vou com mais ou menos pouca grana (que na verdade não é pouco né) queria pegar lugares mais em conta para visitar. E esta época do ano é a única que conseguiria passar um bom tempo pois julho só tenho 3 semanas de férias praticamente.

Gostaria de esquiar e vi que na Romênia tem uma estação de Ski que é bem barata comparadas a da Suíça, Itália e França.

Então, meu roteiro por enquanto está assim:

1) Chegada - Berlim

Vou para Muldenhammer passar o Natal

Volto para Berlim para o Ano Novo

2) Incógnita - ainda decidindo os próximos destinos com base em valores do Airbnb e o local que eu gostaria de conhecer

3) Mesma coisa do nº 2

4) Itália

Florença - Quero ir pra lá visitar esta cidade no Inverno, estive no verão e queria fazer umas compras pro lá

Veneza para o Carnaval, indo dia 5 de Fevereiro e saindo de lá 7 para voltar a Berlim para ir embora pro Brasil dia 10.

Não sei qual lugar gostaria de passar meu aniversário, dia 27 de Janeiro. Mas penso em um lugar que seja bonito de se ver durante o dia, com umas lojinhas de souvenirs legais e locais para adquirir e que a noite fosse boa para pubs e boates.

Sei que o inverno nessa época do ano é intenso, mas eu gostaria muito de vivenciar tudo isto, é um desejo que tenho desde que fui para a Europa em 2015.

Editado por danilokt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Primeiro uma observação.

Não tem a menor necessidade de você voltar a Berlin para pegar o voo de volta para casa, isto só faria você desperdiçar tempo e dinheiro desnecessariamente.

Compre uma passagem "Múltiplos Destinos", "Várias cidades", "Open Jaw" ou algo similar que há em todas as companhias aéreas, chegando por Berlin e voltando por Veneza.  Geralmente custa o mesmo que ir e voltar pela mesma cidade, e mesmo que seja um pouco mais caro, você compensa isto não tendo que comprar uma passagem avulsa para Berlin

Na verdade, pode até ser mais barato chegar por Berlin e voltar por Veneza, pois passagens saindo de Veneza costumam ser um pouco mais baratas que saindo de Berlin.

Uma viagem longa assim também é algo que nem todo mundo gosta. Uma coisa é você ficar um mês numa cidade estudando, outra completamente diferente é você ficar quase 60 dias pulando de cidade em cidade a cada 4 ou 5 dias.

Depois de umas 3 ou 4 semanas pulando de cidade em cidade a cada 4 ou 5 dias, você está cansado, tudo é meio igual e repetitivo, é só outra praça, igreja, palácio, museu, centro histórico, todos muito parecidos com os outros que você acabou de ver...

Viajar 3 semana não é ruim, pessoalmente para mim, 3 semanas de viagem é o máximo que eu acho legal sem ficar cansativo e repetitivo.

Mas se você quer vivenciar o inverno, sem problema, se você quer viajar por 60 dias pulando de cidade em cidade, sem problema também. Só não coloque na cabeça aquela ideia errada que muitos tem, de que se não for uma viagem de 60 ou 90 dias, não é uma viagem válida, ai acabam gastando dinheiro que não tem, ou então tendo uma viagem ruim, incluindo um monte de locais ruins e desinteressantes só pra cumprir tabela e completar os 90 dias...

Editado por adrianolb
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tenha cuidado com estes locais lá no leste europeu, o custo de vida pode ser mais barato, mas e o custo de se chegar lá?

Por exemplo, um voo direto de Berlin para Kiev não sai por menos de 250 Euros cada trecho, e um voo de Dnipro para Itália não sai por menos 200 Euros.

Quase 500 Euros em passagens para ir e voltar da Ucrânia, ou seja, você economiza num lado, mas gasto o dobro ou triplo em passagens até lá.

Muita gente cai neste erro de achar que o leste europeu sempre vai ser mais barato, mas depois se fo.. quando descobre que as passagens são bem mais caras e tudo é complicado.

Já Romênia é um local um pouco mais acessível, tem vários voos low-cost de varias cidades da Europa para Bucareste custando na faixa de 20 a 30 Euros por trecho, e Brașov que é o destino "low-cost" da moda para os praticantes de esportes de inverno, fica relativamente perto de Bucareste e o trem até lá não é caro.

Outro destino "low-cost" para esportes de inverno que está na moda é Zakopane na Polônia, fica próximo de Cracóvia

Editado por adrianolb
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito obrigado pelas dicas, ainda estou montando o roteiro e gostaria sim de fazer tudo de forma mais barata mas poder aproveitar.

Sei que minha oportunidade de fazer algo semelhante futuramente é baixa, pois este é o único momento que tenho para poder realmente passar um bom tempo longe.

Romênia coloquei no percurso que quero seguir, ainda estou em dúvida sobre Ucrânia, acho que melhor que ficar na dúvida é não ir, não quero arriscar um problema por lá por conta dos problemas políticos, mesmo querendo ir visitar minha conhecida.

Gostaria de fazer outros questionamentos. Vi em um vlog no youtube de uma paulistana que mora na Alemanha, ela falou que na Primark dá pára comprar as roupas térmicas por 10 euros. Recomendou no video que se compre na Alemanha pois é mais barato. É veridica essa informação? pois desembarco em Berlim por volta das 16h, então iria direto para a Primark na Alexander Platz fazer estas compras.

Quais outros lugares você me recomendaria de ir? gostaria de sugestoes. Pelo menos 1 destino de Ski que acredito que ja esta determinado indo pra Romênia, Carnaval já determinei indo pra Veneza. O restando queria lugar com uma paisagem bonita, lugares legais de se entrar e baladas não caras.

Lógico que alimentação eu provarei comidas típicas de cada local que eu for.

Vale a pena voltar a Praga? fui no verão, só cometi a gafe de não conhecer uma das bibliotecas mais lindas do mundo que fica lá.

Estou pensando, em relação a mochilas, comprar uma de 60l. O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...