Ir para conteúdo

Mochilão Dez/Jan - Ênfase no LESTE EUROPEU


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, boa noite a todos!

Eu e meu namorado estamos planejando um mochilão pela Europa de Dez até Janeiro (de 30 a 35 dias podendo alongar se necessário). Será nossa primeira viagem para lá e como a grana tá meio curta para tudo que a gente quer conhecer (fora o fator tempo), optaremos por viajar principalmente o leste europeu.

Quanto aos destinos, o que temos em mente até agora é o seguinte:
-Berlim (2 dias)
-Varsóvia (2 dias)
-Cracóvia (2 dias)
-Praga (2 dias)
-Budapeste (2 dias)
-Moscou (3 dias)
-Atenas (3 dias)
-Roma/Vaticano (3 dias)
-Colônia (1 dia)
-Aachen (2 dias)
-Bruxelas (1/2 dias)
-Amsterdã (2 dias)
-Paris* (3 dias)

* - Não Definido ($)

Alguma cidade a mais que vocês recomendariam? Quanto tempo vocês passaram em média na imigração de Schengen?

Link para o comentário
  • Membros

Ola seja bem vinda.

Me desculpe a sinceridade, mas sendo simples e direto, este é um roteiro completamente inviável, onde vocês irão gastar uma fortuna em passagens, mas não vão conseguir aproveitar praticamente nada da maioria dos locais.

Sendo sincero, antes de pensar em incluir mais locais, eu pensaria em tirar metade dos locais, ou pelo tirar pelo menos um terço dos locais para ficar um roteiro minimamente viável.

Você não aperta um botão e instantaneamente se materializa na outra cidade, você tem que fazer as malas, fazer check-out do hotel, ir até a estação de trem ou rodoviária, que nem sempre é perto, ou pior ainda, ir ao aeroporto, que fica super distante, tem que chegar uma meia hora antes na estação de trem/rodoviária para se localizar e embarcar a tempo, ou chegar 2 horas antes no aeroporto se precisar ir de avião, tem o tempo de viagem, ao chegar no destino, tem que ir até o centro, achar o seu hotel, fazer check-in, se acomodar no quarto, etc

Tudo isto vai consumindo tempo, e consome facilmente metade de um dia desde o momento em que você começa a fazer a mala na cidade A, até o momento em que finalmente larga ela no quarto da cidade B, e isto se os horários dos trens/ônibus e voos forem bons. Se o horário dos eu transporte não ajudar muito, facilmente você gasta praticamente um dia inteiro só em função de ir de uma cidade para a outra.

Depois que você descontar todo este tempo perdido nos deslocamentos, vai lhe sobrar quase nada de tempo livre na maioria dos locais.

Também leve em conta que Dez/Jan é inverno lá na Europa, os dias são super-curtos, as 16:00 já está escuro, e você não consegue fazer muita coisa no dia. Sem falar do frio, vento, chuva e neve, são bem comuns 2 ou 3 dias seguidos de frio, chuva e neve, o que é horrível, num dia destes você não consegue fazer nada.

Uma das coisas que mais pesa no orçamento são as passagens, quanto mais você ficar pulando de cidade em cidade, mais cara será a sua viagem, pois alem das passagens, você ainda tem que pagar alimentação, geralmente mais cara, também vai ter que pagar hospedagem, pois não dá para fazer isto ai de noite. Ou seja, você tem todos os gastos normais, alem das passagens caras.

Outra coisa, o leste europeu até pode ter um custo de vida mais barato, mas os custos dos transportes são muito mais caros, com o que você vai gastar só com passagens para Moscou, dá para você pagar hospedagem, alimentação, e passeios  por 5 ou 6 dias na Alemanha.

Também tem alguns locais que são furada nesta época do ano, como por exemplo, Moscou, Varsóvia e Cracóvia, simplesmente é frio demais, -10ºC ou -20ºC, para que você consiga aproveitar minimamente algo nestes locais em janeiro.

Em resumo, eu daria uma boa enxugada neste roteiro, pois do jeito que está, não é um roteiro viável, serviria só para vocês gastarem uma montanha de dinheiro, mas não conseguir aproveitar quase nada da viagem.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Você também tem um monte de locais super distantes entre si, que consomem muito tempo de deslocamento, alguns locais são tão longes, que simplesmente não é viável ir de trem/ônibus, você teria que ir de avião. Athenas, Roma, Cracóvia, Varsóvia, Moscou ficam muito longe e fora de mão em relação ao restante do seu roteiro, vocês teria que chegar e sair destes locai de avião para que seja possível em tão pouco tempo.

Também leve em conta que o dia de chegada e o dia da volta geralmente não contam como dias aproveitáveis, pois geralmente são dias perdidos, onde você não consegue fazer quase nada ou muito pouco.

Viajando no inverno, e levando em conta os dias curtos, e mau tempo característico da época que sempre atrapalha um monte, eu recomendaria pelo menos a seguinte quantidade de dias em cada local:

- Berlim (4 dias)
-Varsóvia (2 dias, mas eu não iria no inverno, é furada)
-Cracóvia (3 dias, mas eu não iria no inverno, é furada)
-Praga (3 dias)
-Budapeste (3 dias)
-Moscou (4 dias, , mas eu não iria no inverno, é furada total)
-Atenas (3 dias)
-Roma/Vaticano (4 dias)
-Colônia (1 dia, mas eu não iria no inverno, não tem muita coisa o que fazer lá no inverno)
-Aachen (1 dias, mas eu não iria no inverno, não tem muita coisa o que fazer lá no inverno)
-Bruxelas (2 dias, mas eu não iria no inverno, não tem muita coisa o que fazer lá no inverno)
-Amsterdã (3 dias)
-Paris (5 dias)

Tirando Moscou, Varsóvia, Cracóvia que são furada no inverno, e mais uma ou duas outras cidades, talvez Aachen, Colônia e Bruxelas, até poderia ser um roteiro viável, mas mesmo assim já seria um roteiro meio aperto e corrido, com vocês tendo que fazer tudo meio na correria.

Link para o comentário
  • Membros

Adriano, obrigada pelo resposta!

7 minutos atrás, adrianolb disse:

Me desculpe a sinceridade, mas sendo simples e direto, este é um roteiro completamente inviável, onde vocês irão gastar uma fortuna em passagens, mas não vão conseguir aproveitar praticamente nada da maioria dos locais.

Não precisa se desculpar, imagina! O roteiro que estamos fazendo ainda é um protótipo, a ideia de postar aqui e ver opiniões era no sentido de melhorar o planejamento.

9 minutos atrás, adrianolb disse:

Também leve em conta que Dez/Jan é inverno lá na Europa, os dias são super-curtos, as 16:00 já está escuro, e você não consegue fazer muita coisa no dia. Sem falar do frio, vento, chuva e neve, são bem comuns 2 ou 3 dias seguidos de frio, chuva e neve, o que é horrível, num dia destes você não consegue fazer nada.

Não tinha pensado no caso de 2 ou 3 dias seguidos de frio e chuva..boa observação. Mas para esclarecer pra continuidade da conversa, nós não temos grandes problemas com frio, já passamos 10 dias juntos em Chicago no inverno (ok, era começo, mas todo dia tava fazendo abaixo de 0º rs).

13 minutos atrás, adrianolb disse:

Outra coisa, o leste europeu até pode ter um custo de vida mais barato, mas os custos dos transportes são muito mais caros, com o que você vai gastar só com passagens para Moscou, dá para você pagar hospedagem, alimentação, e passeios  por 5 ou 6 dias na Alemanha

Nesse sentido, compensa ir para o Leste se for para ficar mais dias e se locomover menos, então? Porque pelo custo de alimentação e hospedagem que vimos até então, são bem mais baratos que os países mais a "oeste" né? . Sobre Moscou, pensamos na possibilidade de começar por lá (em torno de 9 de dezembro). Eu, particularmente, queria MUITO conhecer algum cidade na Rússia, lá ou São Petersburgo...o que está nos espantando nem é muito o frio, eu tô preocupada com o cirílico e meu namorado com a segurança, rs.

 

16 minutos atrás, adrianolb disse:

Varsóvia e Cracóvia, simplesmente é frio demais, -10ºC ou -20ºC, para que você consiga aproveitar minimamente algo nestes locais em janeiro.

Sem chance mesmo? E em dezembro?

18 minutos atrás, adrianolb disse:

Em resumo, eu daria uma boa enxugada neste roteiro, pois do jeito que está, não é um roteiro viável, serviria só para vocês gastarem uma montanha de dinheiro, mas não conseguir aproveitar quase nada da viagem.

A meta é melhorar mesmo! Obrigada pela ajuda :)

Link para o comentário
  • Membros

A empresa onde eu trabalho na Alemanha tem escritórios em Moscou e Varsóvia, uns 2 anos atrás nós tivemos uma reunião aqui na Alemanha no começo de dezembro, e veio um pessoal de Moscou e Varsóvia participar.

Mas na hora de voltar para casa, estava acontecendo uma nevasca horrível lá no leste europeu, todos aeroportos, trens e estradas ficaram fechados por quase 2 semanas, os poloneses ficaram encalhados 4 dias até conseguirem voltar para casa, mas os russos ficaram encalhados por 10 dias até conseguirem voltar para a Russia.

Não é todo ano que acontece estas situações de tudo ficar parado por semanas devido as nevascas,, mas elas são bem comuns, acontecem em média a cada 2 ou 3 anos. 

Se vocês quiserem arriscar, estiverem cientes que podem ficar encalhados lá na Rússia por vario dias em caso de nevascas, e principalmente dispostos a encarrar -10ºC, até dá para ir, mas não seria algo que eu faria, o risco de você gastar um dinheirão e não conseguir fazer muita coisa é enorme.

Varsóvia já tem pouca coisa para você fazer no verão, é quase tudo ao ar livre, no inverno sobra menos coisas interessantes ainda para você fazer lá.

Cracóvia tem um pouco mais de coisas interessantes para se fazer, mas no inverno a cidade fica bem deserta, e muitos dos passeios não funcionam.

Dê uma olhada na previsão do tempo para´Novembro em Cracóvia, dezembro costuma ser pior....

https://www.accuweather.com/en/pl/krakow/274455/november-weather/274455?monyr=11/1/2017

Cada pessoa tem os seus gostos e preferência pessoais, mas pessoalmente eu não vejo muita vantagem em ficar um monte de dias em um local que não tenha muita coisa interessante aberta ou funcionando durante o inverno. Ou seja, apesar de ser bem mais barato, não vejo muita vantagem, em ficar por exemplo 3 ou 4 dias em Varsóvia ou Cracóvia, meio entediado no hostel, sem muito que fazer...

Ficar mais tempo em algum local costuma ser interessante em locais onde tenha bastante coisa para você fazer mesmo no inverno, mas tem que escolher bem as cidades, para que você não fique metade do tempo entediado, procurando desesperadamente algo para fazer o tempo passar.

Cada pessoa tem as suas preferência, mas se o dinheiro está apertado, pessoalmente eu sou da opinião de fazer uma viagem mais curta, de 15 ou 20 dias por exemplo, e focar naqueles locais que você realmente gostaria de ir, e que vão ser legais de visitar no inverno, ao invés de insistir numa viagem longa de 30 ou 35 dias com um monte de cidades bem mais ou menos, servindo só para para "encher linguiça", sem agregar muita coisa de útil.

Editado por adrianolb
Link para o comentário
  • Membros

Valeu por contar a experiência, Adriano!

Tava repensando aqui, quem puder dar uma opinião sobre:

-Berlim

-Praga

-Budapeste

-Roma

-Amsterdã

Obs:

1. Se der e conseguíssemos encaixar, Atenas ou Paris

2.Aachen é a cidade onde meu namorado está morando, tava incluída na lista porque pretendemos fazer um bate-volta de lá pra Cologne, mas os dias em Aachen não vamos computar aqui nesse roteiro

3.Penso em Amsterdã como possível local de chegada/partida pelo valor da passagem e por ser relativamente perto de Aachen

Alguma sugestão de transporte entre essas cidades, ou ordem de viagem?

 

Valeu!

Editado por thaisbrm
Link para o comentário
  • Membros

Ficando 4 dias em cada cidade, para que você possa fazer tudo com calma, para poder fazer muita coisa a pé, sem ter que gastar um monte de dinheiro com metrô pra correr desesperado de uma atração turística até a outra, e com tempo disponível para "perder" uns 15 ou 20 minutos procurando um local um pouco mais barato para comer, ao invés de comer em algum local próximo das atrações turísticas, que sempre são mais caros, pessoalmente eu acho que seria uma viagem muito boa, e totalizaria uns 20 dias de viagem.

Some ai mais uns 2 dias perdidos referente ao dia de chegada e o o da volta, que geralmente são dias perdidos, dá 22 dias...

Paris é um cidade enorme e com muita coisa interessante para ver e fazer, o mínimo que eu recomendaria seriam 4 dias, mas eu ficaria mesmo 5 dias, para poder fazer as coisas com calma. Athenas é mais compacta, 3 ou 4 dias dá para fazer tudo com calma...

Não entendi muito bem onde Aachen entraria nestes 30 ou 35 dias, se Aachen tiver que sair destes 30/35 dias, acho que não dá para incluir as duas, só uma delas, mas se Aachen for separado destes 30/35, em teoria daria para incluir as duas.

Transportes:

Amsterdam > Aachen: trem
Aachen > Berlin: Trem
Paris > Aachen: Trem
Amsterdam > Berlin: Trem 
Berlin > Praga: Trem ou ônibus
Praga > Budapeste : Trem ou ônibus
Budapeste > Roma: avião, é muito longe
Roma > Paris/Amsterdam: Avião, é muito longe
Roma > Athenas : Avião, é muito longe
Athenas > Paris/Amsterdam : Avião, é muito longe.
Paris > Amsterdam : Trem
 

Mas o roteiro final, com a ordem certa vai depender de onde que você vai querer encaixar Aachen.  

Pessoalmente eu combinaria com o seu namorado para vocês  começarem o roteiro por uma cidade e terminar ele por outra, por exemplo começar por Roma e terminar em Amsterdam.

Assim você compra uma passagem Multiplos Destinos, chegando por Roma e voltando por Amsterdam, custa o mesmo de ir e voltar por Amsterdam, e combina com o seu namorado para ele ir encontrar você em Roma, assim só ele tem que gastar dinheiro com uma passagem cara até Roma, e você economiza este dinheiro.

Ai no final, depois de Paris, vocês seguem para Aachen, ficam alguns dias na casa do seu namorado, de lá seguem os dois para Amsterdam, passam os 3 ou 4 dias finais lá, você pega o voo para casa e seu namorado volta para Aachen...

Também daria para fazer ao contrario, você chegar por Amsterdam, combinar para o seu namorado ir encontrar você lá, ficam os primeiros dias em Amsterdam, depois vão a Aachen...

Ou seja, seria interessante você falar um pouco mais a respeito da viagem como um todo, e a respeito de quanto tempo pretende ficar em Aachen, pois Aachen fica meio fora de mão, e pode atrapalhar e custar uma quantia bem significativa de dinheiro encaixar no roteiro se não for da maneira certa..

Editado por adrianolb
Link para o comentário
  • Membros

Olá Thais, vou opinar brevemente sobre sua viagem, 

 

Gosto de pensar na Europa em duas viagens, uma pra visitar o leste e uma pra visitar o "oeste".  Da forma como você posiciona seu roteiro, viagens de avião são inevitáveis, pra sair de Buda a Roma, de Roma a Paris ou Amsterdã também. Passagens de avião saindo do leste podem ser muito caras por exemplo. A quem tem condições de viajar mais de uma vez em momentos da vida para a Europa, eu recomendo que cada visita foque em uma região. Vá uma vez e desbrave o leste, vá outra vez e desbrave a zona do Euro ou o "oeste", no caso.

No seu caso considerando os destinos eu preferiria descer em Roma, subir pela Itália, daí Milão, Zurique, Paris, Bruxelas e Amsterdã, terminando em Colônia. Certamente essa opção é um pouco mais cara mas é mais rentável do que casar com uma viagem à Rússia ou a Grécia. Neste aqui Praga e Budapeste ficam de fora.

Outra boa opção, e mais em conta, era descer em Budapeste, visitar a Bratislava, fazer o bate volta em Viena, opcional subir pra visitar a Cracóvia (considere o frio absurdo), e depois Praga, e aí atravessar a Alemanha podendo passar por Berlim, até Colônia, Amsterdã e Bruxelas que são bem próximos. Nesta opção Roma fica de fora.

Espero ter ajudado, e espero que seu mochilão seja incrível da maneira que for  :D

 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...