Ir para conteúdo

Chile/Argentina


Posts Recomendados

  • Membros

Mochileiros e Mochileiras,

 

estou com um itinerario Chile/Argentina e tenho algumas duvidas...bem basicas ::sos::

 

A ideia eh a seguinte:

Comecar por Santiago e de la ir pra Ilha de Pascoa. Depois subir pro atacama e ir ate o Uyuni voltando pra Santiago. Dai descer pra Torres Del Paine, fazer o W. Depois El Calafate, Ushuaia e finalmente Argentina. Pelo meu esquema consigo fazer isso dentro de 1 mes de ferias... ::otemo::...Ou devo conseguir... :?

 

A grande questao eh que eu nao queria sair com um planejamento engessado daqueles q ja sai de casa com data e hora marcada pra fazer cada passeio...queria deixar pra ir decidindo o q fazer e qdo fazer ao longo da viagem. Assim, eu so teria realmente como datas fixas os voos RJ/Santiago, Santiago/Ilha de Pascoa (ida e volta) e Buenos Aires/RJ. O resto eu faria de Onibus, o q desse pra fazer. Mas ai eh que ta...como eh o esquema das agencias q organizam os passeios nesses lugares, tipo da pra chegar na hora e reservar ou tem que reservar com antecedencia? Outra duvida eh em relacao a precos. Numa olhada previa e sem muita pesquisa na internet eu achei os precos beeeem salgados. Acho q se fosse possivel chegar na hora e reservar seria mais facil pechinchar, procurar outras agencias e de repente descolar um preco mais em conta...entao, o q vcs acham?

 

A principio o mes de viagem seria setembro/outubro.

 

Obrigado,

Emanuel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Kra, pelo que deu pra perceber no seu tópico, é sua primeira mochilada, certo?

Vai a dica: programe-se, faça todo o seu roteiro antecipadamente, parece que te engessa, mas vc pode alterá-lo durante o caminho e evita que passe perrengues desnecessários.

Já mochilei Bolívia, Peru e Chile, fui de trem da morte, fiz a trilha Salkantay até Machu Picchu e mudei várias vezes o meu roteiro, porém, não tive problema algum com grana, transporte, etc...

Faça uma lista de todo o equipamento que vai levar, roupas, higiene pessoal, etc... Planeje as cidades que vai passar e como será seu transporte entre elas, evite ir e voltar a um mesmo lugar, vc pode perder um tempo que aproveitaria conhecendo outros.

Se tiver amigos ou companhia, é sempre bom e mais seguro.

Boa sorte e boa mochilada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pelas dicas Dado.

 

Mas na verdade nao eh meu primeiro mochilao nao. Eu ja fiz outros, incluindo um de 40 dias na zoropa e algumas "mochilinhas" :) aqui pelo Brasil mesmo.

 

Mas o lance eh q na Zoropa, por exemplo, a logistica eh bem diferente. Pra comecar, vc pode - e foi o q eu fiz - pegar um passe de trem e isso te da uma baita liberdade de circular. Entao se vc mudar de ideia e resolver ficar mais um dia em um lugar, ou sair antes do planejado, eh relativamente tranquilo. Ja se vc viaja de aviao ai comeca a ficar esquisito...pra mudar data de voo tem q pagar multa. Se deixar pra comprar em cima da hora fica carissimo. Entao dar aquela "esticadinha" num lugar q vc gostou ou sair correndo de uma furada eh mais dificil. Outra questao eh q o tipo de turismo la eh mais urbano - pelo menos o q eu fiz. Vc chega na cidade e faz td praticamente por contra propria, nao depende de contratar guias ou agencias.

 

O problema da America do Sul, na minha opiniao, eh justamente que as distancias sao enormes - o tempo de traslado eh grande, nem sempre voce tem onibus todos os dias cubrindo determinados trajetos e por ai vai. Isso complica bastante as coisas. Alem disso o tipo de atracoes faz com q frequentemente vc seja obrigado a contratar um guia. Isso tambem complica. Vou dar um exemplo, talvez fique mais claro qual a minha duvida.

 

Eu tinha feito um planejamento inicial em que eu iria de onibus de El Calafate para Puerto Natales, faria o W e depois iria pra Santiago, ficava uns dois dias, e entao Ilha de Pascoa. Pelas infos q consegui garimpar eu chegaria em Puerto Natales por volta de 14 horas. O ultimo onibus de P.N. para Torres del Paine sai as 14:30. Se der uma ziquizira qq com o onibus na fronteira Argentina/Chile e o onibus demorar um pouco mais eu perco a ida pra Torres del Paine. Perco a saida do pacote - caso seja pre-agendada. Se conseguir mudar a data do pacote pra sair no dia seguinte - o q ja seria lucro - eu sou obrigado a alterar em cima da hora todas as datas. Sou obrigado a ficar um dia a menos em Santiago ou sou obrigado a alterar o voo pra Ilha de Pascoa - ou seja, pago a taxa de alteracao da LAN e os voos pra Ilha nao saem todos os dias o q significa atrasar ainda mais o cronograma. O fato eh q em um mochilao desse tipo, com tudo ja pre-agendado, e sem um esquema flexivel de transporte - como os trens na Europa - qq atraso gera um efeito em cascata q desanda tudo ::bad:: . Por isso q pensei no esquema q apresentei na pergunta e em reservar os passeios diretamente no local e reduzir ao maximo o uso de aviao :?:

 

Talvez eu esteja exagerando por pura inexperiencia- realmente na America do Sul eh o meu primeiro mochilao, tirando os do Brasil. Mas acredito q esse tipo de questionamento seja comum num planejamento desse tipo. Por isso levantei a questao. Vai me ajudar e certamente a muitos outros q lerem esse topico no futuro... ::cool:::'> :D

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hum, entendo, bom, se vc já mochilou é ótimo e uma grande vantagem em relação a marinheiros de primeira viagem.

Kra, vc pode contratar praticamente todos os passeios pessoalmente, porém tem sempre o risco dos grupos estarem cheios e com certeza o preço será maior.

Os transportes no Chile costumam ser BEM pontuais, e quando digo BEM pontuais é pq são mesmo, estava esperando um ônibus que ia de Calama a Arica, meu horário era 22:43, apareceu um ônibus as 22:40, com mesmo destino, o motorista olhou minha passagem e disse: - não, esse não é o seu, o seu ônibus sai às 22:43, e foi exatamente o horário que apareceu, fiquei de cara ehehehh.

Mas então, acho que para atrasos com transporte no Chile, somente por condições climáticas mesmo.

Quanto a transporte na Argentina, não sei se a pontualidade é a mesma que a chilena, mas sei que os ônibus são muito bons.

Estou planejando um roteiro, Chile e Argentina da linha leste x oeste de Santiago ao sul, passando por cidades da Argentina e percorrendo ao sul até Bariloche, para 2011 ou talvez 2012 (tudo vai depender da grana que conseguir guardar).

Se tiver tempo recomendo também é Peru, foi o país mais cultural e tradicionalista que conheci, vale muito a pena.

Abraço e mantenha contato, me informe sobre seu mochilão e locais interessantes que passar.

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...