Ir para conteúdo

Rio de Janeiro ganha Cristo Redentor 'novo em folha' nesta quarta


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Não é aniversário da cidade, mas o Rio de Janeiro amanheceu esta quarta-feira (30) com um presente. Na verdade, o que mudou mesmo foi o papel de embrulho. Após quatro meses, as obras de restauração do Cristo Redentor foram oficialmente concluídas e o monumento de 38 metros de altura pode novamente enfeitar e iluminar a metrópole que avista de cima. A partir das 10h, os visitantes poderão receber benção no santuário do Cristo. Ao meio-dia, Dom Orani João Tempesta, cardeal arcebispo do Rio, presidirá a oração do Ângelus do alto do Corcovado.

 

Fonte: UOL Notícias

 

Orçada em R$ 7 milhões, a restauração foi paga pela empresa de mineração Vale, em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro. A estrutura do Cristo, inaugurado em 12 de outubro de 1931, continuava em boas condições, de maneira que as maiores reparações se concentraram na parte superficial do monumento. Pequenas rachaduras foram resolvidas. Também foi removida uma camada de fungos e micro-organismos acumulados e o mosaico de pedra-sabão que reveste a estátua foi restaurado. Além disso, foi feita a limpeza de manchas de umidade e os para-raios instalados na cabeça e nos braços foram consertados. Os operários também drenaram 300 litros de água da estátua.

Eleito em julho de 2007 uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor costuma receber, em média, 1,8 milhão de visitantes por ano. Na noite de ontem (29), um dos cartões postais mais famosos do país entrou no espírito da Copa do Mundo. O Cristo Redentor ganhou uma nova iluminação e durante sete dias vestirá as cores verde e amarelo.

 

Cara pintada

No início deste mês, parte das 88 toneladas de andaimes que encobriam a estátua começou a ser removida e os cariocas puderam rever a silhueta deste patrimônio nacional a partir do dia 9. No entanto, desde o início das obras, o Cristo Redentor sofreu com outros problemas alheios aos esforços das equipes de restauração.

No dia 14 de abril deste ano, dois homens aproveitaram-se dos andaimes para picharem o monumento. Uma das pichações foi realizada no rosto da estátua. Após a comoção popular e a repercussão – inclusive internacional – do ato de vandalismo, os dois envolvidos acabaram se entregando poucos dias depois.

No mês de abril, devido às fortes chuvas que atingiram a capital fluminense e parte do Estado do Rio, o Cristo Redentor foi fechado. Mais de 283 barreiras impediam o acesso pelo Parque Nacional da Tijuca e a visitação ao monumento foi suspensa durante duas semanas.

O tradicional bonde que faz a ligação entre o bairro do Cosme Velho e o Corcovado foi interditado. Desde então, a linha férrea está em obras. A reabertura deve ocorrer no próximo mês. Por ano, cerca de 600 mil pessoas utilizam o trem para visitar o Cristo. Segundo a empresa que administra a estrada de ferro do Corcovado, desde o abril o prejuízo já chega a R$ 6,5 milhões.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...