Ir para conteúdo

Riviera Maia de carro


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, vou colocar aqui o relato da viagem que fiz pela Riviera Maia em janeiro de 2010 com meu namorado.

 

Bom, foram duas semanas e levamos 2 mil dólares cada um. A passagem foi Rio-Cancun, com escala no Panamá (ótimo freeshop!!!!), pela Copa Airlines e custou mil dólares.

 

Ficamos em Cancun no Hostel Haina, http://www.hainahostal.com/english/flash/haina_eng.html, hostel super simples, no downtown de Cancun. Os funcionários eram uma simpatia, tinha café da manhã e internet por apenas 20 pesos. O quarto privado para dois, ficou por US$33,00 por noite, e tinha ar condicionado e TV por assinatura.

 

1 dia - Passeio por Cancun. Pegamos o busão (R-1), que sai do centro e vai até a Zona Hoteleira. A passagem de ônibus é muito barata e é tranquilo de andar, tem uns com ar condicionado e o preço é o mesmo. Fomos nas praias Langosta, Delfines e vimos as ruínas El Rey, do lado do Hotel Hilton. A entrada na ruína foi 37 pesos por pessoa. Essa ruína não é nada demais, bem pequena se comparada as outras, mas foi um bom começo. Segue uma foto de El Rey.

 

20100709120346.JPG

 

 

2 dia - Isla Mujeres. É uma ilha a 20 min de ferry boat de Cancun, uma excelente day trip. As praias são maravilhosas, come-se bem e a cidadezinha é típica caribenha. Alugamos um carrinho de golfe por 1hr pra passear pela ilha, que é pequena, mas não o suficiente para conhecer tudo a pé. O ferry boat custou 280 pesos ida e volta (eu e meu namorado), e o aluguel do carrinho foi 180 pesos. O ferry boat sai de meia em meia hora e pegamos em Puerto Juárez, no centro da cidade.

 

20100709120821.JPG

 

3 dia - Isla Contoy. Esse é um passeio que eu considero imperdível se você quiser conhecer a ilhazinha caribenha que você sempre imaginou. Aquela com águas rasas e mar azul turquesa, coqueiros e etc...O passeio sai de Isla Mujeres, então você tem que pagar o ferry boat para de lá de novo. Isla Contoy é uma reserva ambiental com entrada controlada de 200 visitantes por dia, então o que eu fiz foi no dia anterior quando estava em Isla Mujeres, já reservar o passeio. O passeio inclui almoço, lanches e bebidas. O barqueiro é quem cozinha um peixe maravilhoso na brasa lá na areia da praia mesmo. Custou 1230 pesos (eu e meu namorado) o passeio. É o lugar mais bonito que eu já fui na vida!

 

 

20100709121156.JPG

 

20100709121301.JPG

 

 

4 dia - Chichen-Itza. Acordamos cedinho e alugamos um carro na Cancun Car Rental, perto do nosso hostel e com um preço bom, alugamos um Dodge Atos por 8 dias; você tem duas opções de estrada uma com pedágio (muito caro!) e a libre, que é a sem pedágio. Na ida, fomos na com pedágio, que é o caminho que as placas te mandam fazer, mas na volta fomos pela libre. É uma estrada mais estreita que passa por vários povoadinhos. Não tem erro, uma é do lado da outra, com uma mata no meio. Até Chichen-Itza são umas 3hs de estrada reta sem curva nenhuma, mas é o sítio arqueológico maia obrigatório, pois é onde tem a famosa pirâmide e é hoje uma das novas 7 maravilhas do mundo. Não tem como perder, é fascinante a cultura maia e todos os conhecimentos que eles tinham. Chichen-Itza é uma cidade enorme com ruas, templos, mercados...demoramos 3hs para ver tudo. Se você não quiser alugar carro, existem muitos pacotes que você pode fechar lá em Cancun mesmo. A entrada em Chichen-Itza custa 111 pesos por pessoa.

No caminho de volta para Cancun, passamos por Valladolid, cidade colonial do séc.XVI, bem fofinha, com um centrinho histórico todo colorido e bem preservado, e uma igreja gigantesca. Bonitinho, porém nada de mais.

 

 

5 dia - Saímos de Cancun e fomos para Playa del Carmen, onde ficamos hospedados o resto da viagem no hotel Luna Blue ( http://www.lunabluehotel.com/ ). Playa é totalmente diferente de Cancun, é pequena, com clima de balneário, cheia de europeus (em Cancun tem mais americano) etc. Tudo é mais caro, a maioria dos hoteis não servem café da manhã, a praia é tipo um lounge com música eletrônica e o povo parece que está em desfile de moda. Fica a uns 40min sul de Cancun, estrada muito boa!!! A praia em si é maravilhosa, uma das melhores da viagem. Playa é pequena, tudo se concentra na 5 Avenida (uma rua só para pedestres que corta a cidade toda) e nos seus arredores, você faz tudo lá a pé.

 

20100709122506.JPG

 

6 dia - Cozumel. O ferry boat para Cozumel sai de Playa del Carmen e custou 560 pesos ida e volta o casal. Apesar de muito famosa, eu preferi Isla Mujeres, achei muito mais charmosa. Cozumel é infestado de passageiros de navios que estão fazendo cruzeiro pelo Caribe, lá é praticamente uma parada obrigatória dos navios. Por isso, eles metem a mão, tudo em Cozumel é um absurdo de caro. A ilha é gigantesca e você não consegue fazer nada a pé, e não tem ônibus, tive que pegar um taxi (preço absurdo!) para uma praia que pelo que eu já tinha visto de Caribe, nem era lááá grandes coisas.

 

7 dia - Depois de tanta facada em Cozumel, passamos o dia de bobeira curtindo a praia em Playa del Carmen.

 

8 dia - Pegando a estrada sentido sul, em 20 min você chega em Akumal, um balneariozinho muito pequeno, num clima mais low profole do que Playa. Tem mais pousadinhas, algumas estradinhas de chão, bem mais sossegado. Lá tem a Laguna Yal-Ku e custou 110 pesos por pessoa para entrar (fica numa propriedade priavada) . É um braço de mar que entra no continente, repleto de peixes e com uma visibiladade ótima para mergulhar. Em Akumal também tem uma praia muito bonita e tranquila, cheia de crianças, a Playa Akumal. Lá é bem famoso pra fazer mergulho de cilindro.

 

 

20100709123146.JPG

Laguna Yal-Ku

 

20100709123409.JPG

Playa Akumal

 

9 dia - Tulum. Maravilhoso!!!!!! Uns 40min de carro ao sul de Playa. Tulum é bem menor que Chichen-Itza, mas fica localizada numa encosta com uma vista maravilhosa do mar do Caribe, já Chichen-Itza fica no interior. A entrada custou 51 pesos por pessoa. Gasta-se uma manhã em Tulum, e a tarde dá pra ir nos muitos cenotes da região, uns rios subterrâneos que lembram as grutas e lagoas de Bonito. Eles costumam ficar em propriedade particular, e nós fomos ao Gran Cenote, custou acho que 100 pesos por pessoa. É imperdível, a visibilidade da água é surreal!!!!

 

20100709123959.JPG

 

20100709124314.JPG

El Gran Cenote

 

10 dia - Cobá. Mais uma cidade maia, situada no meio de uma floresta. Como ela foi descoberta mais recentemente, não está tão escavada quanto as outras, dizem que é gigantesca e a grande maioria das construções está perdida no meio da mata. O legal de lá é que tem uma pirâmide maior que a de Chichen-Itza e nela você pode subir. A entrada custou 51 pesos por pessoa.

 

11 dia - Xel Há. Entre Xel-Ha e X-Caret nós escolhemos o Xel-Ha por oferecer um pacote all-inclusive (US$ 158,00 eu e meu namorado) e por ter um aspecto mais natural que o X-Caret. Quando estávamos lá tinha acabado de inaugurar mais um parque, o X-plor. Todos esses parques são muito parecidos, o melhor mesmo é escolher um só pra ir, pois são caros. Mas foi muito legal e nós passamos o dia todo lá. Muito bonito, com uma lagoa maravilhosa para mergulhar. O all-inclusive inclui bebida e comida a vontade nos restaurantes do parque, e aluguel de equipamento com mergulho. Nadar com golfinhos é por fora e muito caro, eu particularmente não achei que valia a pena, mas pra quem gosta é muito legal.

 

20100709124956.JPG

 

12 dia - Voltamos para Cancun, entregamos e o carrinho e partimos de volta para o Brasil!!!!!! =/

 

 

Bom, esse foi o meu relato, espero que sirva de ajuda pro pessoal!!!!!!!! É uma viagem maravilhosa, barata, com cultura e natureza, que vale MUITO a pena!!!!!

 

 

Poliana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

Oi Poliana, tudo bem?

 

Muito legal o seu relato.

 

Irei fazer uma viagem bem parecida em junho, a diferença é que terei menos tempo em Cancun (apenas 7 dias) pois depois vou passar mais 3 dias na Cidade do México.

 

Tenho algumas dúvidas que talvez você possa me ajudar.

a) Dá pra fazer Isla Mujeres e Isla Contoy no mesmo dia? Pensei em pegar o 1o ferry pra Isla Mujeres, de lá ir pra Isla Contoy e passar a manhã, e depois voltar pra passar a tarde em Isla Mujeres. Será que dá?

b) Li aqui um relato de um colega que fez akumal, tulum e cobá no mesmo dia e pra ele deu tempo na boa. Você acha possível?

 

Estou planejando assim:

DIA 1. Curtir o hotel e a praia de Cancun (chegada as 10h30 no aeroporto)

DIA 2. Chichén Itzá

DIA 3. Isla Mujeres + Isla Contoy (se possível)

DIA 4. Cenote Dos Ojos ou Gran Cenote + Playa del Carmen

DIA 5. XEL-HA + Tulum (avaliando se vale a pena no mesmo dia)

DIA 6. Akumal + Tulum(se não tiver dado tempo no dia anterior) + Cobá

DIA 7. X-PLOR

 

Nos dois primeiros dias, vou dormir em Cancun e no 3o dia, alugarei um carro para passar os outros dias em Playa del Carmen. Farei os passeios de carro a partir daí.

 

O que você acha? Eu vou com meu marido e apesar de curtirmos praia, não temos tanta disposição pra passar um dia todo só na praia, por isso pensei nesse ritmo. Vamos curtir mais os passeios e de repente ficar um pouquinho em algum lugar bonito (tipo 1h no máximo).

 

Obrigada e tb agradeço antecipadamente a todos os amigos que puderem contribuir!

 

Tati

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Tatiana!

 

Vamos então às perguntas...

 

1. Eu não acho que dê pra fazer Isla Mujeres e Isla Contoy no mesmo dia, pois o passeio pra Isla Contoy tem hora certa de saída e chegada. Não dá pra ir sozinho pra lá, então perde-se a liberdade de horários.

2. Akumal e Tulum dá pra fazer tranquilamente em um dia só. Tulum é relativamente pequeno, você faz em uma manhã e pode almoçar e curtir a praia e a lagoa em Akumal depois. Já Cobá, é bem mais afastado, umas 2hs de carro pra ir (saindo de Playa del Carmen) e mais 2 pra voltar; sem contar que lá é bem grande e anda-se muuuuuito, pois as ruínas são bem afastadas umas das outras.

3. Você faz tanta questão assim de ir em dois parques? Esses parques são muito parecidos, se o tempo estiver curto, tire um deles da sua lista! É a sugestão que posso dar. :)

4. Quanto aos cenotes, tem vários na beira da estrada, super tranquilo de ir saindo de Playa. Se você chegar bem cedinho em Tulum, talvez dê pra fazer Tulum, Akumal e mais algum cenote no mesmo dia.

 

Espero ter ajudado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...