Ir para conteúdo

Frio polar deixa ao menos 80 mortos em 5 países do Cone Sul


Posts Recomendados

  • Colaboradores

A onda de frio polar que se estende pelo Cone Sul --inclusive por zonas subtropicais-- deixou até agora ao menos 80 mortos em cinco países da região, tanto por hipotermia como por intoxicação com gases devido ao uso de sistemas de calefação defeituosos.

 

Fonte: Folha.com

 

Além disso, o frio foi responsável pela morte de gado em áreas brasileiras vizinhas ao Paraguai, a declaração de uma emergência agrícola no sul do Chile e o cancelamento ou suspensão de dezenas de voos regionais no aeroporto "Jorge Newbery" de Buenos Aires.

 

Na Argentina, o número de mortos por hipotermia chegou a 11, depois que foi registrado o falecimento de um bebê e de um idoso na cidade de La Rioja (noroeste) no domingo.

 

Desde o começo do inverno, outras 33 pessoas morreram na Argentina por intoxicação com monóxido de carbono e uso de artefatos ou instalações de calefação defeituosas.

 

Na Bolívia, a onda de frio já deixou 18 mortos, a metade deles habitantes da cidade de El Alto, vizinha a La Paz.

 

As baixas temperaturas afetaram especialmente as regiões do leste boliviano, de clima subtropical quente, onde foram registradas as últimas mortes no domingo: duas no departamento de Santa Cruz e outra em Tarija, na fronteira com a Argentina.

 

Em Santa Cruz foram contabilizados seis mortos no total, todos indigentes, enquanto no departamento de Cochabamba morreram dois bebês, um abandonado e o outro junto a seus pais, com os quais vivia nas ruas da cidade.

 

O Ministério da Educação da Bolívia suspendeu as aulas até quarta-feira para prevenir a proliferação de gripe e de outras doenças entre os estudantes, enquanto o serviço meteorológico anunciou que a onda de frio no país deve se prolongar até agosto, em períodos cíclicos de frentes frias.

 

BRASIL E CHILE

 

No Brasil, pelo menos nove pessoas, a maioria "sem-teto", morreram no sul do país em consequência da onda de frio que reduziu as temperaturas a níveis mais baixos que o normal em várias cidades, inclusive em algumas localidades da Amazônia.

 

Na semana passada os termômetros chegaram a marcar -7,8 graus em Urupema (SC), na fronteira com a Argentina, a menor temperatura registrada no Brasil esse ano.

 

Em Vilhena (PA), a temperatura caiu para 7,6 graus no sábado, o menor registro desde 1994.

 

No Chile, a onda de frio polar deixou dois mortos em Santiago, onde as temperaturas caíram para -2 graus, enquanto o sul do país sofre uma situação crítica, com centenas de habitantes isolados pelas nevascas.

 

Na região sul de Aysén, a 1,6 mil quilômetros da capital chilena, onde as temperaturas mínimas oscilaram entre -10 e -15 graus, há povoações isoladas e milhares de cabeças de gado e de ovelhas em perigo pela falta de comida.

 

As autoridades declararam estado de emergência agrícola em várias localidades da região, onde também houve cortes de provisões elétricas e se fechou durante alguns dias o principal aeroporto da área, em Balmaceda.

 

PARAGUAI E URUGUAI

 

Enquanto isso, a Polícia do Paraguai informou hoje da morte por hipotermia de um homem de 80 anos, morador de Itá, localidade vizinha a Assunção, passando para cinco o número de mortos pela onda de frio que afeta ao país há mais de uma semana.

 

Essa situação obrigou as autoridades a habilitar albergues e recolher os moradores de rua de Assunção e dos municípios vizinhos.

 

Até agora foram reportados dois mortos pelas baixas temperaturas no Uruguai, onde a temperatura caiu para -5 graus em regiões do centro e leste do país.

 

Nas últimas semanas 104 pessoas morreram por pneumonias e doenças respiratórias no Peru, resultado do frio e do atendimento médico deficiente, segundo informações que não permitem precisar quantas vítimas correspondem a casos de hipotermia.

 

As mortes por baixas temperaturas são frequentes no país, onde inclusive existe uma palavra --"friaje"--para chamar o frio extremo registrado a cada ano na estação seca desta nação andins.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...