Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Arquivado

Este Post foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Notícias

Mapa inédito mostra altura das florestas do mundo

Posts Recomendados

Usando dados de satélites da Nasa, cientistas produziram uma mapa inédito com a altura das florestas do planeta. Existem mapas semelhantes regionais, mas esse é o primeiro que mostra o globo todo usando um método de pesquisa uniforme. O mapa mostra altura média da vegetação em regiões de cinco metros quadrados e a escala vai até 70 metros de altura (o verde mais escuro), enquanto o branco representa áreas sem florestas. As florestas mais altas do mundo estão no noroeste da América do Norte e no Sudeste da Ásia.

 

Fonte: Revista Época

 

Segundo a Nasa, o interesse científico no novo mapa vai além da curiosidades sobre a altura das árvores. O mapa serve para estimar a quantidade de carbono das florestas e explicar para onde vão dois bilhões de toneladas de carbono que "somem" todos os anos. Os homens lançam sete bilhões de toneladas de carbono por ano, a maior parte disso em forma de dióxido de carbono, das quais três bilhões de toneladas ficam na atmosfera e dois bilhões nos oceanos. Cientistas não sabem com certeza para onde os outros dois bilhões de toneladas vão, mas há suspeitas de que são armazenados pelas florestas.

 

"O que nós queremos é um mapa de biomassa acima do solo, e o mapa de altura [das árevores] ajuda a chegar lá", afirma Richard Houghton, especialista em ecossistemas terrestres e vice-diretor do Woods Hole Research Center. Sassan Saatchi, cientista da NASA, já começou a combinar os dados do novo mapa com inventários florestais para criar mapas de biomassa de florestas tropicais.

 

Abaixo, o Brasil no mapa clique aqui para ver o mapa na resolução original:

20100721205614.jpg

Compartilhar este post


Link para o post

Visitante
Este post está impedido de receber novas mensagens


×
×
  • Criar Novo...