Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Arquivado

Este Post foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Notícias

Unesco acrescenta novos lugares à lista de patrimônios da humanidade

Posts Recomendados

O encontro da UNESCO continua em Brasília e com ele novas adições à lista de locais considerados Património Mundial pela organização para a educação, ciência e cultura das Nações Unidas.

 

Fonte: Público PT

 

Ontem ao fim do dia foram conhecidos mais seis locais no Brasil, China, México e nas ilhas de Kiribati e Reunião. Já são 910 os locais classificados, entre os quais as novidades da praça de São Francisco, na vila de São Cristóvão, no Brasil, as florestas subtropicais de Danxia, no sul da China, ou a rota do Camino Real de Tierra Adentro, no México.

 

Os novos locais adicionados à lista são então a praça de São Francisco, na vila de São Cristóvão, no Brasil, distinguida pelo conjunto de edifícios representativos da arquitectura dos séculos XVIII e XIX; Danxia, no sul da China, onde as florestas subtropicais estão a ser preservadas e onde residem cerca de 400 espécies raras ou ameaçadas; a rota do Camino Real de Tierra Adentro, no México, antigo caminho usado pelos comerciantes de prata e que liga o México aos EUA; as grutas Oaxaca, no sul do México; a ilha francesa de Reunião, no Índico, cujo Parque Nacional de Floresta Tropical lhe garantiu uma entrada na lista dos locais Património Mundial; e por fim Kiribati, o arquipélago do Pacífico Sul com a mais importante zona marítima protegida do mundo.

 

Ontem, entraram na lista 15 outros locais, entre os quais os canais de Amesterdão e a extensão da classificação já dada ao Vale do Côa para Siega Verde, em Espanha, ampliando a dimensão e o valor patrimonial das gravuras paleolíticas do Côa - cujo museu foi inaugurado sexta-feira pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas. A inscrição de um local na lista dos locais considerados Património da Humanidade aumenta o potencial turístico desses locais e isso poderá representar um incremento económico para as comunidades locais, especialmente em países em vias de desenvolvimento.

 

Reunida desde segunda-feira passada em Brasília, a Comissão está a avaliar a sua lista de locais e bens classificados como Património Mundial. Não se trata apenas de inclusão de novos locais (no início do encontro eram 41 candidaturas de sítios para integrar a Lista de Bens do Património Mundial, entre eles os locais dos icnofósseis de dinossauros da Península Ibérica). O encontro termina dia 3 e conta com cerca de 800 participantes de 187 países, entre os quais Portugal.

Compartilhar este post


Link para o post

Visitante
Este post está impedido de receber novas mensagens


×
×
  • Criar Novo...