Ir para conteúdo

Viagem até Ituberá - BA saindo de Manaus - AM - 1 parte até Belém - PA


Posts Recomendados

  • Membros

Salve galera! 

Fiz uma publicação no ano passado, perguntando sobre informações da viagem de barco de Manaus - AM até Porto Velho - RO, o meu destino final era Ituberá na  Bahia e eu viajei utilizando um beneficio chamado ID JOVEM. O que aconteceu foi que por estar planejando essa viagem, fui em busca de informações sobre viagens de barco saindo de Manaus com o destino para os principais destinos e descobri que tem poucas disponíveis na internet, e as poucas que encontrei eram antigas. Por isso o motivo de escrever esse novo tópico.

No decorrer do planejamento da viagem, optei por não ir mais por Porto Velho por alguns motivos:
1 - Pela período do ano  que eu estava viajando (final do ano, todos me falando que as rodoviárias estavam lotadas) com o pouco conhecimento que eu tinha sobre viajar de barco e ônibus pelo Brasil, fiquei com medo de chegar em Porto velho de barco (por ser mais dias que para Belém - PA )  e não ter passagens para Cuiabá - MT que seria meu próximo destino. 
2-  Pela minha família ter amigos em Belém, eu não pagaria hospedagem.

[ INFORMAÇÕES ADICIONAIS ]
Período de viagem de Manaus - AM até Porto Velho- RO: de 7 a 8 dias 
Período de viagem de Manaus - AM até Belém - PA: de 5 a 6 dias
*Obs: esse período informado pode varias bastante de acordo com algumas condições como: tempo, barco, tempo de embarque dos passageiros em outros municípios, fiscalização e afins.

Valores das passagens: eu não realizei o pagamento da passagem até Belém de barco, pois como falei fui pelo beneficio ID JOVEM, mas cheguei a me informar dos valores, e assim como o período de viagem, os valores mudam de acordo com a cia e barco que você for viajar, no que eu fui o valor era de R$260 reais mas me passaram que os valores chegam até a R$120 reais.

Comida no barco: Comida com boa qualidade, gosto bom, porém sem muita variedade, tinha sempre três ou duas opções no almoço (frango e carne ou peixe), o restaurante servia: café da manhã com uma média de R$ 5 a R$10 reais, o almoço e janta saia por uma média de R$15 a R$20 reais. É importante ficar atento também nos horários das refeições por causa das filas e porque as melhores opções acabam no começo.

Banheiros e água do barco: Limpos sempre pelo menos uma vez por dia, uma boa observação a se fazer é levar pelo menos 2 litros de água para beber e escovar os dentes, pois a água usada no barco é do Rio Solimões. Outra observação importante é levar seu material de higiene e toalha também. 

Acomodações: Você tem a opção de escolher se quer ir de camarote ou rede, claro que o custo de camarote é bem maior que rede, na segunda opção você escolhe em qual compartimento do barco, você deseja dormir e pode ficar a vontade para armar sua rede (que você deve levar, é claro) eu como Amazonense que sou, não vejo problema em dormir 5 dias em rede, porém é algo que deve ser levado em consideração se você não gosta ou não sabe.
Os pontos negativos de ir de rede são:
1- o perigo de assalto pois é algo que aconteceu várias vezes na minha ida até Belém, eu tive que dormir com todos meus pertences de valores maior junto comigo. 2- A chuva, pois no período que viajei chove muito na Amazônia e dormindo na rede você acaba tendo que tomar de conta para suas coisas não molharem ou até mesmo você. 3 - a super lotação de pessoas nos barcos, nas fotos eu publiquei uma que aparece várias redes cruzadas por todos os lados, essa foto é real e dormimos assim por 2 dias, sem muito espaço na hora de dormir. 

Outros pontos importantes a se falar é sobre o tempo que você passa sem ter muito o que fazer, então levar várias coisas para ocupar o tempo e a cabeça é bem importante. Se abra para fazer novas amizades, você vai conviver com aquelas pessoas por 5 ou 6 dias, dormindo um do lado do outro, aproveite para trocar experiências. 

Se prepare para encontrar com várias paisagens incríveis começando pelo encontro da águas do Rio Negro com Solimões logo na saída do barco. Se você tiver como separar roupas e alimentos para doações, vai ser muito importante para as famílias que moram na beira do rio.

No final minha viagem até Belém durou 5 dias com 2 primeiros de MUITA chuva, não houve fiscalização, e nenhum tipo de violência (até mesmo nos casos de assaltos ocorreram durante a noite enquanto todos dormiam), teve muita cerveja e muita música. 

Espero ter ajudado a galera que quer viajar de barco e não tem coragem por falta de informação, se naquela época eu soubesse o que sei hoje teria metido a cara muito antes para viajar de barco e conhecer melhor meu estado. 

Qualquer outra dúvida ou troca de experiência, é só me add no meu instagram que eu terei prazer em ajudar no que for possível : @licemj





 

20171216_092703.jpg

20171217_110223.jpg

20171217_112256.jpg

20171217_174241 (2).jpg

20171218_093544 (2).jpg

20171218_153404 (2).jpg

20171219_053951.mp4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...