Ir para conteúdo

Uma Volta pela Serra Gaúcha: De Águas Termais, Coliseu, Castelos Medievais até a Maior Cadeira da América Latina. De Nova Prata.RS à Serafina Corrêa.RS. Passando por Vila Flores, Nova Bassano e Paraí.RS.Abr/2018. 


Posts Recomendados

  • Membros
MAY
3
 
 

nprata.sera.par.png

Feriadão do dia do trabalhador (2018), e como todo feriado é um convite para viajar, mais ou menos... Porque sou da opinião que viajar em feriado é fria, muito trânsito, engarrafamento e tranqueiras a quatro. Corrigindo é um convite para passear, pois, não fui contemplado com o feriadão, e o jeito foi me satisfazer que um passeio pela Serra Gaúcha mesmo, o que não é de todo mal.  Destino da vez Nova Prata.RS, e suas famosas Caldas do Prata, balneário com águas termais, bastante divulgando, e se desse tempo passaria por Serafina Corrêa, destino a muito desejado, por suas réplicas de castelos medievais, e até um do Coliseu diz que tem. 
 
vila%2Bflores.rs%2B%25285%2529.jpg
1ª Parada: Vila Flores.RS:
Vila Flores é um pequeno município a poucos km passando veranópolis e antes de Nova Prata. O atrativo maior da cidade é a Pousada dos Capuchinhos, e o tal Filó, que confesso não sie bem o que é, mas o pouco que sei que é uma comemoração da cultura Italiana, predominante na região. O que ví de V. Flores, foi uma pequena réplica de moinho na entrada da cidade, um bonita igreja, um relógio feito de flores, o que achei um encantando. Até procuramos um restaurante, devido ser passado meio dia, mas não rolou 40 pilas, por café colonial, e comilança sem fim, não me pega. Pra turista que curto até entendo, mas não meu tipo de turismo. Seguimos rumo a N. Prata. 
 
 
nova%2Bprata.rs%2B%25285%2529.jpg
2ª Parada; Nova Prata.RS:
Chegando a Nova Prata, já me surpreendi com o letreiro escrito: Capital Nacional do Basalto. Mas se o for é basalto, porquê Nova Prata: Enfim... Não fiz essa pesquisa. Mas na entrada existe um belo painel, em basalto, que vale a pena uma parada para fotos. seguimos rumo ao centro, para procurar um lugar para almoçar. A praça é muito bonita diga-se de passagem, a cidade toda aliás, esta parte noroeste da Serra Gaúcha, é muito bem desenvolvida, chega a dar um orgulho pra quem é gaúcho. Enfim... Nos deparamos com o restaurante Paradiso. Grata surpresa, buffet por kilo, excelente, e a bom preço, pagamos uns 30 para o casal, lugar amplo, limpo, e comida ótima e bem servida. Aí sim vi vantagem! (recomendadíssimo). Bem almoçados, demos uma volta na praça, e seguimos os 13 kg até as tais Caldas do Prata. 
O caminho é quase todo de calçamento, razoável até, e parte em asfalto, e bem sinalizado. O lugar possui realmente uma boa infraestrutura, 5 reais, por pessoa a entrada. Se quiser desfrutar as piscinas de águas termais, são 25 por cabeça. Como o dia estava quente, não me interessei muito. Ir nas águas termais e não ver as águas termais, pois é... Enfim... Mas! O lugar tem piscinas livres, free, de grátis também! Que estavam bem movimentadas, e trilhas pela natureza, restaurantes, uma bela cachoeira para se admirar, enfim... Muitas atrações. Lugar legal. Deu para curtir um pouco e relaxar por um tempo, curtindo a natureza e admirando as águas da cachoeira.  
 
 
3ªParada: Nova Bassano.RS: 
Saindo de N. Prata, avistei uma placa indicando Nova Bassano, porque visitar? porque não visitar? Visitamo-la. Já havia lido sobre a cidade possuir diversos atrativos, como cita o blog: pesquisandocidades. Tirei umas fotos do pórtico e fui adentrando a cidade, que é bem maior e desenvolvida do que esperava, supreendeu positivamente. Mas não encontrei placas indicando os atrativos, e fui passando um pouco frustrado. Acredito que seja um destino para ser visitado com mais tempo e dedicação, para aproveitar suas belezas. Tais como: Cascata da Boa Fé; Galpão de Eventos no Parque de Rodeios; A Capela e a Cruz do Monte Paréo; Balneário do Rio Carreiro; Casa das Feiras Maria Roveá;  Campanário; Gruta Nossa Senhora de Lourdes; Cemitério Polonesa, Rota Turística da Boa Fé; Rota Turística das Sensações ;Rota Turística dos Navegantes e Rota Turística Polonesa. 
 
 
4º Parada: Paraí.RS: 
Seguindo o baile, deu tempo para mais uma parada, desta vez em Paraí. Que segundo meus estudos, possui um monumento inusitado, a MAIOR CADEIRA DA AMÉRICA LATINA, construída por uma fabrica de móveis. Logo na entrada da cidade existe um bonito painel, com desejos e um letreiro com nome da cidade, logo a diante, encontramos o Cadeirão. Grande mesmo, feito em cimento. Um atrativo curioso, mas a cidade possui outros, como: A Gruta na estrada da Salete; Cascata na Comunidade de São Caetano, Praça da Matriz, dentre outros. 
 
serafina%2Bcorrea.rs%2B%25282%2529.jpg
5ª Parada: Serafina Corrêa.RS: 
Enfim Serafina Corrêa, vizinha a Vespasiano Corrêa e Guaporé. A cidade como as outras é muito bonita, limpa, bem urbanizada. E fomos direto ao que interessa, a VIA GENOVA, onde estão os atrativos que fui visitar. Chegando ao local, as construções realmente impressionam. São réplicas de construções medievais como o Castelo de Romeo, o Castelo de Julieta, La Rotanda (uma réplica de casa de campo da aristocracia Italiana), réplica do Coliseu, Castelo de Marostica e La nave degli immigranti. Imagina uma rua repleta dessas construções, é de impressionar o visitante, da um ar medieval ao local. As que mais me surpreenderam foram o Castelo de Morostica, muito bem feito, e caracterizado, e La Nave Degli Immigranti, este ultimo todo em ferro, com impressionantes estatuas em cima. Encantados com o lugar, sentamos em frente a prefeitura para fazer um "picknick", para refazer as energias para o retorno. Após desbravar mais um pouquinho dessa nossa Serra Gaúcha, que sempre nos reserva belas atrações. 

Mais Fotos:
 
nova%2Bprata.rs%2B%25282%2529.jpg
 
nova%2Bprata.rs%2B%25283%2529.jpg
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
vila%2Bflores.rs%2B%25287%2529.jpg


Rota:
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...