Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
fernandos

Uma Volta pela Serra Gaúcha: De Águas Termais, Coliseu, Castelos Medievais até a Maior Cadeira da América Latina. De Nova Prata.RS à Serafina Corrêa.RS. Passando por Vila Flores, Nova Bassano e Paraí.RS.Abr/2018. 

Posts Recomendados

MAY
3
 
 

nprata.sera.par.png

Feriadão do dia do trabalhador (2018), e como todo feriado é um convite para viajar, mais ou menos... Porque sou da opinião que viajar em feriado é fria, muito trânsito, engarrafamento e tranqueiras a quatro. Corrigindo é um convite para passear, pois, não fui contemplado com o feriadão, e o jeito foi me satisfazer que um passeio pela Serra Gaúcha mesmo, o que não é de todo mal.  Destino da vez Nova Prata.RS, e suas famosas Caldas do Prata, balneário com águas termais, bastante divulgando, e se desse tempo passaria por Serafina Corrêa, destino a muito desejado, por suas réplicas de castelos medievais, e até um do Coliseu diz que tem. 
 
vila%2Bflores.rs%2B%25285%2529.jpg
1ª Parada: Vila Flores.RS:
Vila Flores é um pequeno município a poucos km passando veranópolis e antes de Nova Prata. O atrativo maior da cidade é a Pousada dos Capuchinhos, e o tal Filó, que confesso não sie bem o que é, mas o pouco que sei que é uma comemoração da cultura Italiana, predominante na região. O que ví de V. Flores, foi uma pequena réplica de moinho na entrada da cidade, um bonita igreja, um relógio feito de flores, o que achei um encantando. Até procuramos um restaurante, devido ser passado meio dia, mas não rolou 40 pilas, por café colonial, e comilança sem fim, não me pega. Pra turista que curto até entendo, mas não meu tipo de turismo. Seguimos rumo a N. Prata. 
 
 
nova%2Bprata.rs%2B%25285%2529.jpg
2ª Parada; Nova Prata.RS:
Chegando a Nova Prata, já me surpreendi com o letreiro escrito: Capital Nacional do Basalto. Mas se o for é basalto, porquê Nova Prata: Enfim... Não fiz essa pesquisa. Mas na entrada existe um belo painel, em basalto, que vale a pena uma parada para fotos. seguimos rumo ao centro, para procurar um lugar para almoçar. A praça é muito bonita diga-se de passagem, a cidade toda aliás, esta parte noroeste da Serra Gaúcha, é muito bem desenvolvida, chega a dar um orgulho pra quem é gaúcho. Enfim... Nos deparamos com o restaurante Paradiso. Grata surpresa, buffet por kilo, excelente, e a bom preço, pagamos uns 30 para o casal, lugar amplo, limpo, e comida ótima e bem servida. Aí sim vi vantagem! (recomendadíssimo). Bem almoçados, demos uma volta na praça, e seguimos os 13 kg até as tais Caldas do Prata. 
O caminho é quase todo de calçamento, razoável até, e parte em asfalto, e bem sinalizado. O lugar possui realmente uma boa infraestrutura, 5 reais, por pessoa a entrada. Se quiser desfrutar as piscinas de águas termais, são 25 por cabeça. Como o dia estava quente, não me interessei muito. Ir nas águas termais e não ver as águas termais, pois é... Enfim... Mas! O lugar tem piscinas livres, free, de grátis também! Que estavam bem movimentadas, e trilhas pela natureza, restaurantes, uma bela cachoeira para se admirar, enfim... Muitas atrações. Lugar legal. Deu para curtir um pouco e relaxar por um tempo, curtindo a natureza e admirando as águas da cachoeira.  
 
 
3ªParada: Nova Bassano.RS: 
Saindo de N. Prata, avistei uma placa indicando Nova Bassano, porque visitar? porque não visitar? Visitamo-la. Já havia lido sobre a cidade possuir diversos atrativos, como cita o blog: pesquisandocidades. Tirei umas fotos do pórtico e fui adentrando a cidade, que é bem maior e desenvolvida do que esperava, supreendeu positivamente. Mas não encontrei placas indicando os atrativos, e fui passando um pouco frustrado. Acredito que seja um destino para ser visitado com mais tempo e dedicação, para aproveitar suas belezas. Tais como: Cascata da Boa Fé; Galpão de Eventos no Parque de Rodeios; A Capela e a Cruz do Monte Paréo; Balneário do Rio Carreiro; Casa das Feiras Maria Roveá;  Campanário; Gruta Nossa Senhora de Lourdes; Cemitério Polonesa, Rota Turística da Boa Fé; Rota Turística das Sensações ;Rota Turística dos Navegantes e Rota Turística Polonesa. 
 
 
4º Parada: Paraí.RS: 
Seguindo o baile, deu tempo para mais uma parada, desta vez em Paraí. Que segundo meus estudos, possui um monumento inusitado, a MAIOR CADEIRA DA AMÉRICA LATINA, construída por uma fabrica de móveis. Logo na entrada da cidade existe um bonito painel, com desejos e um letreiro com nome da cidade, logo a diante, encontramos o Cadeirão. Grande mesmo, feito em cimento. Um atrativo curioso, mas a cidade possui outros, como: A Gruta na estrada da Salete; Cascata na Comunidade de São Caetano, Praça da Matriz, dentre outros. 
 
serafina%2Bcorrea.rs%2B%25282%2529.jpg
5ª Parada: Serafina Corrêa.RS: 
Enfim Serafina Corrêa, vizinha a Vespasiano Corrêa e Guaporé. A cidade como as outras é muito bonita, limpa, bem urbanizada. E fomos direto ao que interessa, a VIA GENOVA, onde estão os atrativos que fui visitar. Chegando ao local, as construções realmente impressionam. São réplicas de construções medievais como o Castelo de Romeo, o Castelo de Julieta, La Rotanda (uma réplica de casa de campo da aristocracia Italiana), réplica do Coliseu, Castelo de Marostica e La nave degli immigranti. Imagina uma rua repleta dessas construções, é de impressionar o visitante, da um ar medieval ao local. As que mais me surpreenderam foram o Castelo de Morostica, muito bem feito, e caracterizado, e La Nave Degli Immigranti, este ultimo todo em ferro, com impressionantes estatuas em cima. Encantados com o lugar, sentamos em frente a prefeitura para fazer um "picknick", para refazer as energias para o retorno. Após desbravar mais um pouquinho dessa nossa Serra Gaúcha, que sempre nos reserva belas atrações. 

Mais Fotos:
 
nova%2Bprata.rs%2B%25282%2529.jpg
 
nova%2Bprata.rs%2B%25283%2529.jpg
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
vila%2Bflores.rs%2B%25287%2529.jpg


Rota:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  



×