Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Arquivado

Este Post foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Notícias

Trem da Mata Altântica (Angra - Lídice) poderá voltar a funcionar em breve

Posts Recomendados

O turismo ferroviário também parece trafegar em novos tempos dentro do cenário brasileiro. Mais uma composição histórica poderá retornar em breve, depois que o Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre) cedeu seis vagões que vão compor a nova versão do Trem da Mata Altântica. O termo de cessão já foi publicado no Diário Oficial da União.

 

Fonte: Brasilturis

 

O trem compreenderá uma integração entre municípios do Rio de Janeiro, com integração da região litorânea com o Médio Paraiba. A intenção é que o trem retome inicialmente sua rota original Angra-Lídice (40 quilômetros) e também complemente uma rota rodoferroviária até Barra Mansa. Os turistas poderão partir de Barra Mansa e desembarcar por lá também. Será uma rota rodoferroviária, pois a linha férrea será de Angra até Lídice, com o trajeto de Lídice à Barra Mansa sendo feito por micro-ônibus.

 

Com a cessão dos vagões para a prefeitura de Angra dos Reis (RJ), a expectativa é de que as viagens aconteçam em sete meses, de acordo com as informações do presidente da TurisAngra (Fundação de Turismo de Angra dos Reis), Marcus Veníssius Barbosa. “O mais difícil nós já conseguimos. Temos os seis vagões que serão usados para o transporte, e mais três que farão parte do maquinário reserva. Também já conseguimos um investimento de R$3,6 milhões aguardando liberação pelo Ministério do Turismo, mas aí é preciso esperar o período eleitoral”

 

O recurso já carimbado para o empreendimento será usado, na reforma dos vagões e na construção de uma estação em Angra e na reforma de uma outra em Lídice, distrito de Rio Claro.

 

O presidente da TurisAngra lembra que o trem turístico funcionou até 1996 e que, por ser explorado por uma empresa privada quando o passeio foi interrompido, nada podia ser feito pelas prefeituras para que o passeio pudesse ser retomado. Atualmente quem explora o trajeto da ferrovia tão somente para cargas é a FCA (Ferrovia Centro - Atlântica) e a intenção é que possa ser ela também a operar o trem turístico, mas desde que a concessão seja pública e não particular – afirmou Barbosa.

 

Revela também a projeção que o turismo da região poderá agregar com mais este equipamento. “Angra é ponto de atração de turistas no verão em potencial, por causa das praias. Com a retomada do trem, a prefeitura pretende investir na recuperação do Centro Histórico da cidade e manter o turista por aqui para além das datas sazonais. O Trem da Mata Atlântica explora a beleza natural e é um ótimo meio de atração de novos públicos que não querem só a praia - disse.

 

Além da locomotiva, o Trem Ecoturístico da Mata Atlântica será composto por seis carros. cinco de passageiros, com capacidade para 48 pessoas sentadas em cada um, todos equipados com bancos estofados, janela panorâmica, ar-condicionado, sistemas de vídeo, som e vigilância, dois sanitários com tratamento químico de efluentes e coleta seletiva de lixo.O trem terá ainda um carro restaurante, com 48 lugares e serviço de buffet durante o percurso, além de um carro de apoio ao restaurante, com toda infraestrutura para os serviços de cozinha.

Compartilhar este post


Link para o post

Visitante
Este post está impedido de receber novas mensagens


×
×
  • Criar Novo...