Ir para conteúdo

Roteiro de 9 dias pela Romênia - Dia a dia.


Posts Recomendados

  • Membros

Vou relatar aqui o roteiro que meu marido e eu fizemos pela Romênia em Nov./2017. Ficamos 9 dias pelo país e nos apaixonamos pela Romênia. Os preços são bem acessíveis para visitar (especialmente comparando com a Europa em geral) e tem bastante coisa bonita para ver. 

Eu acabei relatando os dois primeiros dias de passeio, que foram pela capital do país, Bucareste, mas coloquei o link para os demais dias, que estão relatados no meu blog. Acabaria ficando muito extenso colocar todos os dias de relato aqui e de uma vez só. Enfim, espero que esse relato possa ajudar outras pessoas.

Quem quiser visitar meu blog, lá tenho relatos de alguns dos países que tive a oportunidade de visitar, sempre mostrando dia a dia de passeio, para ajudar outras pessoas a se organizarem para suas viagens.

Nosso roteiro ficou assim: Dia 01: Bucareste, Dia 02: Bucareste, Dia 03: Brasov, Dia 04: Sinaia, Dia 05: Bran e Rasnov, Dia 06: Sighisoara, Dia 07: Hunedoara, Dia 08: Sibiu, Dia 09: Retorno para Bucareste e vôo de volta para casa.

Em Bucareste:

p1180554.jpg.2b233d8da3ca3319c3010d6e6f18f58f.jpg

Dia 01

O nosso primeiro dia em Bucareste começou na Piata Unirii para fazermos o  Free Walking Tour.

p1180568.jpg.622d5ede9f0f3c8a26751ad03dcdc0be.jpg

Para quem gosta de ouvir sobre acontecimentos históricos e entender um pouco mais o contexto da arquitetura, da língua e dos conflitos do país esse passeio é um prato cheio. A guia fala inglês, mas existem também opções em espanhol em outros horários. Dura em torno de duas horas e o grupo vai caminhando pelos principais pontos turísticos do centro antigo. Coloquei o link deles para que quem ficar interessado, assim dá para conferir os horários de saída do tour.

Centro Histórico ou Distrito Lipscani: 

É a parte antiga da cidade, onde está a maior concentração de construções históricas, com muitas ruas exclusivas para pedestres, restaurantes, cafés e bares. Nessa região encontra-se a Antiga Corte de Vlad Tepes ou Curtea Veche, construída no século XV. Quando visitamos, em novembro de 2017, o local estava fechado, mas você consegue ver através das grades.

p1180596.jpg.61569d1ea31131aecdeb3db241bfe258.jpg

Logo ao lado está a igreja a Biserica Curtea Veche, considerada a igreja mais antiga da cidade, de 1559. É uma igreja ortodoxa, portanto sem bancos em seu interior. Possui afrescos do século XVI. A entrada é gratuita e pode-se fotografar. Honestamente, quando visitamos havia muitas pessoas rezando e achei que seria falta de respeito ficar fotografando, então só registrei a igreja por fora.

p1180539.jpg.4a091c2361074d0706b1293d33f8655e.jpg

p1180571.jpg.5d7c7b84a4bf00c86d2554b311c3e1ec.jpg

Em frente a Biserica Curtea Veche está o Hanul lui Manucantiga hospedagem, construída em 1808, que hoje é um tradicional restaurante. Os donos do local planejam reabrir a hospedagem, porém estão restaurando e colocando mobiliário tradicional da época, por esse motivo os quartos ainda não estão disponíveis. Possui um pátio central muito bonito que pode ser visitado mesmo que você não coma nada no restaurante.

p1180544.jpg.c8a04b44c22abf2eec91801ac4a2d705.jpg

p1180595.jpg.3328759833d5b2c89db0a6e983ab2ad1.jpg

 Ainda com a guia, seguimos até a Biserica Stavropoleos. Uma pequena igreja ortodoxa construída em 1724. A entrada é gratuita e vale muito a pena a visita, que inclui também um pequeno pátio ao lado da igreja.

p1180627.jpg.8e2d01c50b1bd12a7aca57b90ceffea3.jpg

p1180629.jpg.081d295dc4ce9ec95d334fd1bdaf29a4.jpg

Calea Victoriei:

O final da Strada Stavropoleos desemboca na Calea Victoriei, ou Avenida Vitória. Considerada umas das avenidas mais elegantes de Bucareste, local de hotéis de luxo, construções com inspiração na arquitetura francesa e museus. Entre eles está o Museu de História Nacional. Não incluí ele no roteiro por ter lido que a exposição é pequena e sem muitos atrativos.

p1180643.jpg.71187b52e77fb368eee9920e3ccdd566.jpg

Mas a essa altura do passeio o horário do almoço já tinha passado fazia um tempo e decidimos voltar para a Strada Stavropoleos para o almoço num dos restaurantes mais tradicionais de Bucareste, o Cara cu Bere.

Piata Revolutieu:

Após o almoço, seguimos caminhando pela Calea Victoriei até a altura da Piata Revolutieu, ou Praça da Revolução. Essa praça é cercada pela Biblioteca Universitária, pelo edifício do Comitê Central, onde era a sede do partido comunista romeno e foi o local onde o ditador Nicolae Ceausescu fez seu ultimo discurso, pelo Ateneu Romeno, construído em 1888 para abrigar apresentações de música erudita,  e pelo Museu Nacional de Arte da Romênia, com coleções de arte romena e objetos relacionados a Família Real Romena. Infelizmente não visitamos esse museu, apesar de parecer interessante.

p1180668.jpg.577f3c1890ce978bf5ec677230bd2cf7.jpg

p1180679.jpg.a92156b21f6c79e1c83e53a93cb110ed.jpg

p1180683.jpg.3190b63a6b37c0549075eb29fac2543a.jpg

À noite fizemos algumas fotos na Bulevardul Unirii, a avenida que leva até um dos prédios mais famosos da cidade, o Parlamento de Bucareste. Um pouco mais da história desse prédio fica para o segundo dia do roteiro.

p1180711.jpg.e21ddabfdbe89dd2bfc85574613bbc20.jpg

DIA 02:

O segundo dia começou no Parlamento de Bucareste, um dos prédios mais polêmicos da história recente da Romênia. É o segundo maior prédio administrativo do mundo, só perdendo em tamanho para o Pentágono, nos Estados Unidos. O prédio é um exemplo claro da megalomania do ditador Nicolae Ceausescu.

p1180747.jpg.0efe18b7da2621d33a90f039f3608bfe.jpg

Sua construção começou  em 1984, como parte de um plano de reurbanização de Bucareste criado por Ceausescu. Um grande número de casas, igrejas e prédios comerciais precisaram ser demolidos para dar espaço ao novo prédio. Na verdade, todo o plano de reurbanização levou à demolição de muitas construções e realocação de várias famílias.  Uma das coisas que Nicolae exigiu era que todos os materiais usados na construção do Parlamento fossem nacionais, desde o mármore até madeira, azulejos, cristais,  absolutamente tudo. Ele queria que o projeto fosse perfeito, o que fez com que várias vezes partes da construção tivessem que ser demolidas e refeitas.

Para dar uma ideia do tamanho, essa construção tem doze andares, sendo a maior parte deles  subterrâneos, e mais de mil salas, sendo que atualmente muitas delas não estão sendo usadas.

O Parlamento pode ser visitado, porém é necessário fazer uma reserva com pelo menos 24 horas de antecedência e obrigatoriamente pelo telefone. São visitas guiadas em inglês que duram 1 hora e meia aproximadamente. É necessário também levar o passaporte para a visita, pois ele será recolhido durante o passeio e apenas devolvido ao final deste.

Enfim, queria realmente ter feito esse passeio, mas meu celular não tinha sinal para que eu pudesse fazer a reserva e, além disso, o dia anterior tinha sido bem corrido, não sobrando tempo para eu ir atrás de alguém que pudesse emprestar um telefone para a reserva.

Em seguida, pegamos o metrô até a estação Aviatorilor e visitamos a antiga casa do ditador Nicolae Ceausescu, conhecida como Palatul Primaverii. Precisamos esperar pouco mais do que uma hora até a visita guiada em inglês. O passeio é feito com um guia que vai contando um pouco mais sobre o polêmico ditador e sua família. O ingresso custou (Nov./ 2017) 45 Lei por pessoa e pode fotografar sem flash.

p1180748.jpg.037502fb7c5871bcc805c37643ff1009.jpg

p1180767.jpg.9c687403597bb8e98491fa37290e4dba.jpg

É possível acessar praticamente todos os cômodos da casa, como os dormitórios do casal Nicolae e Elena e de seus três filhos, o closet ainda com roupas, sala de cinema, piscina aquecida, sauna e salão de beleza. Percebe-se claramente o luxo em que vivia o ditador e sua família. O palácio é muito bem decorado para os padrões da época. Inclusive com aparelhos de televisão de marcas que a população em geral não tinha acesso.

Após a visitação, almoçamos na Trattoria Buongiorno, a caminho da minha próxima atração, o Parcul Herastrau (Parque Herastrau). p1180851.jpg

Considerado o maior parque público de Bucareste, ele fica próximo ao Palatul Primaverii. É um parque muito bonito e estava especialmente agradável com as cores do outono. Como era domingo, havia uma feira de antiguidades e de comidas logo na entrada do parque. Muitas famílias visitavam o local, com cachorros e crianças andando de bicicleta ou patinete. Um clima muito agradável. Certamente vale a visita.p1180839.jpg

p1180856.jpg

p1180841.jpg

O parque ainda conta com um lago e é aonde  fica o Village Museum, um museu que mostra um pouco da cultura romena, com exibição de casas que vieram de várias partes do país.

Village Museum vale muito a visita. O ingresso custa 15 Lei por pessoa. Inicialmente achei que seriam apenas algumas casinhas, mas a vila é enorme, com igrejas e tudo mais. A estrutura é montada de forma a parecer de fato uma vila, mas com casas de várias regiões da Romênia, o que faz com que tenham aspectos muito variados entre elas, tornando a visita ainda mais interessante.

p1180892.jpg

p1180888.jpg

p1180874.jpg

Dia 03

Depois de passarmos dois dias em Bucareste, no terceiro dia nós partimos pra região da Transilvânia. A nossa primeira cidade por lá foi em Brasov. Eu coloquei os links de cada cidade que visitamos lá em cima, que direcionam para meu blog. Lá eu conto como se locomover entre uma cidade e outra e tal e todas as informações dos demais dias do roteiro. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...