Ir para conteúdo

Terremoto Nova Zelândia - Atualizações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Saudações brasileiras direto da Nova Zelândia!

 

Estamos aqui em Christchurch recebendo diversas ligações sobre o terremoto que aconteceu na cidade no último sábado, 04 de setembro.

 

Para você que está vindo, já se encontra na cidade ou somente quer saber como estão as coisas por aqui, seguem as últimas atualizações:

 

:arrow: Comércio centro da cidade: Está previsto abertura na quarta-feira, dia 08 de setembro a partir das 10hs;

:arrow: Ônibus Naked Bus, Atomic Shuttle e Intercity: Estão saindo do Christchurch Town Hall (Kilmore St);

:arrow: Tranzalpine: Está previsto para operar normalmente a partir de terca-feira, 07 de setembro;

:arrow: Aeroporto e hospitais: Estão abertos e operando normalmente;

:arrow: Escolas de inglês: Estão fechadas até pelo menos terça-feira, dia 07 de setembro;

:arrow: Transporte público: Está previsto para operar normalmente a partir de terca-feira, dia 07 de setembro;

 

 

Terremoto: Pavor é a melhor descrição

 

Toda vez que vi sobre terremoto na TV ou mesmo assistia comerciais aqui na Nova Zelândia sobre como se prevenir em casos de desastres naturais, pensava com os meus botões: que exagero!

 

Você realmente somente tem idéia de alguma situação quando se passa por ela. No último dia 04 de setembro, tive a completa sensação de pavor, vulnerabilidade e insegurança. Entendi que não tenho o menor controle sobre a vida. Que um estado muda para outro em segundos.

 

O terremoto que ocorreu em Christchurch as 4:30 da manhã de sexta para sábado teve a pontuação 7.1 na escala richer. Acordei pelo tremor da minha cama que iniciou lentamente e foi aumentando progressivamente. No ápice do tremor, o barulho ensurdecedor de móveis se movendo, pintura e utensílios caindo no chão se aliaram. A adrenalina do seu corpo é tão grande que a única coisa que se pensa é: preciso correr! Preciso sobreviver! Achava que numa situação dessa, teria tempo de pegar algo de valor, o chinelo, a blusa, qualquer coisa. Não, você simplesmente quer escapar. Quanto tempo o terror durou? Minutos ou menos.

 

Saímos de casa e quando finalmente o tremor havia parado, o meu coração disparou. Meu corpo tremia de forma incontrolável. Fiquei tão nervosa, que não consegui nem chorar! Já fora de casa, olhei para o céu e nunca vi algo tão estrelado e tão bonito. Era como se a natureza estivesse demonstrando o poder que ela tem de destruição e criação. O silêncio da calmaria depois da tempestade foi substituído por gritos vindo do vizinho e de alarmes.

 

Felizmente não houve fatalidades. Minha casa e de muitos aqui tiveram poucos prejuízos. Entretanto ao nosso redor, se consegue ver o impacto que estes "poucos minutos" deixou: casas completamente destruídas, rachaduras em ruas e regiões inundadas.

 

Percebi todavia que o sistema no país funcionou rapidamente e em menos de 48 horas muita coisa voltou ao normal. Fiquei impressionada com a agilidade!

 

Estamos ainda tendo poucos tremores, conhecido como "After Shocks". Nem preciso comentar que você fica em estado de alerta, em tempo integral. É esperado que estes tremores de pouca intensidade dure mais alguns dias ou semanas.

 

Bom, estarei atualizando todos sobre a situação na cidade. Aos nossos queridos clientes e amigos que se encontram em Christchurch e passaram pela mesma situação, meus votos de que estejam bem e mais calmos.

 

Forte abraço!

 

Mary Rocha

http://www.nzega.com

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros

Oláa,

Vou fazer intercâmbio de 1 mes para Auckland, mas queria ir para Christchurch. Me disseram que algumas escolas de inglês ainda nao abriram matrícula para janeiro de 2012! Gostaria de saber entao como está a cidade, se ja está toda reconstruída e se tudo ja voltou ao normal.

Espero resposta! Abraço,

 

Marina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...