Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Comissão Europeia, Jose Manuel Barroso, não perdem a oportunidade de declarar que Brasil e União Europeia (UE) são aliados. Mas, nas fronteiras, a realidade é diferente. Dados da Frontex - agência europeia de controle de fronteiras - mostram que, no primeiro trimestre de 2010, os brasileiros foram os mais barrados em aeroportos da Europa. ::prestessao::

Segundo a agência, 25.400 estrangeiros tiveram entrada rejeitada entre janeiro e março - número menor que o de trimestres anteriores, provavelmente pela crise na zona do euro. Deles, 1.842 eram brasileiros - 6,3% a mais que no final de 2009. O volume só perde para o total de ucranianos barrados, que chega a 5 mil. Estes, porém, não são obrigados a tomar aviões - até andando podem tentar cruzar a fronteira de seu país com a UE.

 

Para os europeus, os brasileiros barrados não deram garantias de que voltariam ao País e eram suspeitos de tentar entrar de forma irregular. Muitos deportados, no entanto, têm versões diferentes.

Segundo a Frontex, os dados se justificam pela distância entre Brasil e Europa. Se africanos podem tentar entrar por barco e a cidadãos do leste europeu basta pegar um carro, os brasileiros precisam do avião. Mesmo assim, os vetos a brasileiros superam os de nigerianos, chineses e indianos.

Oficialmente, não é preciso visto para um brasileiro entrar na Europa. Mas, com políticas imigratórias cada vez mais restritas, a UE e seus 27 países vêm endurecendo os controles em fronteiras e aeroportos. No caso dos brasileiros, a instrução dada aos policiais aduaneiros é a de pedir provas de que têm dinheiro, hotel para ficar e, principalmente, passagem de volta. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

:arrow:A matéria

 

 

Meu comentário.

 

Este é um assunto que vira e mexe vem à tona, porém só se olha um lado da moeda.

Parece algo para angariar votos , já que estamos em época de eleição.

Brasileiros mais barrados porque o numero é maior de brasucas viajantes , é normal.

Dizem quantos foram barrados 1842 , mas não disseram quantos entraram.Esta estatística é contada em cima dos barrados e não do movimento dos aeroportos no mesmo período.

Se contar que por mês trafegam pelo aeroporto só de Madrid (Barajas) uma média de 4 milhoes de passageiros , mesmo que todos os turistas entrassem por Madrid ainda assim 25 mil seria um numero irrisório.

Fonte:Aeroporto Internacional Barajas

 

Portanto a noticia é tendenciosa, na minha opiniao.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Mas pensa bem , se um jornal solta uma noticias dessas no mínimo teria que ter a estatística entre o numero de brasileiros que viajaram (viajam)para a Europa como turistas e o numero de barrados,para ter se a ideia real.

Do jeito que foi lançada parece ter a intenção de crítica política e não de informar o que realmente acontece.

Moro na Europa , sei que muitos são barrados , mas sei também que esses muitos barrados deram motivo para tal, tipo documentos incompletos, insegurança ao responder questões simples, incoerência de dados e além de tudo mesmo que o turista tenha todos os documentos se em algum momento o agente entender que tem algo errado , alegam a soberania do país e barram a pessoa.E esse número barrado não justificaria uma politica de retaliação.

Não fazem por sacanagem , não é nada pessoal , são treinados para analisar o comportamento do turista .Praticamente em 99% das vezes eles acertam.

 

Portanto se o jornal tivesse dito , de 100 mil brasileiros embarcados 1842 foram barrados eu acreditaria na noticia , mas da forma como noticiaram não compro a ideia.

A mim pareceu mais uma critica ao Lula ,com coisa que ele ou qqer outro chefe de estado de um país pudesse interferir na política outro país.

 

Entendeu o que estou tentando explicar? ::mmm:

Link para o comentário
  • Colaboradores

sim sim Joyce, já havia entendido o ponto aonde vc queria chegar, rsrsrsrs

e eu tbm concordo que pode ser algo voltado a uma pequena critica ao nosso presidente.

 

O Brasil no meu ponto de vista possui uma boa influencia no quesito relacoes exteriores, mas tbm existem aquelas pessoas chamadas "espirito de porco" que ao tentarem algo ilegal tanto aqui na europa como nos países vizinhos na america latina, conseguem fazer com que os que estao legais tbm paguem pelo pato.

Mas é isso aí Joyce.....e viva a liberdadade de expressao....rsrsrsrs

valeuuu

Link para o comentário
  • Membros de Honra

:mrgreen: Concordo com a liberdade de expressão ,lógico.

O que não concordo é com a disseminação de pânico que muitas vezes a midia faz ,transformando um problema de fácil solução em catástrofe.

Esse tipo de notícia assusta muito turista mal informado de seus direitos. :evil:

Não estou dizendo que ela não deva ser postada no mochileiros.com, mas que ela seja discutida imparcialmente, pelo menos os turistas que lerem nossos debates poderão pesar os prós e os contras.

 

Boa resenha André

::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...