Ir para conteúdo

Bate e volta - Arraial D'ajuda - BA - 21 a 24 jan 2018


Posts Recomendados

  • Membros

Então pessoal como sempre nos mochileiros, a gente vem pesquisar e pegar as informações possíveis e impossíveis... e retornamos para deixar nosso relato. Pois sempre pode ajudar alguém...

Em janeiro / 2018 consegui pegar uma super promo da Gol, (amo promoções rsrs) trecho  GIG X Porto Seguro X RJ R$ 250,00 isso mesmo! R$ 250,00 golpes. Fiz um bate e volta de 4 dias e 3 noites há Baêa.

 

Algumas informações importantes.

* Fiquei hospedado em Arraial D’Ajuda, pois li vários relatos que era mais vantajoso.

* Seriam apenas 4 dias e 3 noites, no verão, então levei poucas roupas, o que facilitou muito pois foi possível caminhar com a mochila nas costas sem muito sacrifício.

* Como gosto de caminhar e estava sozinho, optei por fazer vários deslocamentos a pé.

* Lógico que sempre atento, olhando para todos os lados possíveis, sem hostentar câmera, celular, carteira... tudo bem guardado.

* Fiquei hospedado no Mox Hostel, na rua Mucugê em Arraial D’ajuda (principal rua com bares, restaurantes, lojas, mercado.. tudo próximo)

* Do aeroporto Porto Seguro, não consegui encontrar ônibus para a cidade... somente taxi

* Balsa R$ 4,75 (jan/2018), valor cobrado apenas no trecho Porto X Arraial. O trecho Arraial X Porto é 0800 de grátis.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1º dia - 21/01 – Domingo – RJ X Porto Seguro

Meu voo saiu do Galeão as 07:50, chegando em Porto Seguro as 08:25 (Porto tem uma hora a menos que o RJ, pois não participa do horário de verão).

Nesse primeiro dia iria conhecer o centro histórico de Porto Seguro e tudo mais que pudesse, antes de seguir para Arraial. Como estava apenas com uma mochila leve seria possível e fácil caminhar.

Tracei os percursos pelo google, saí do Aeroporto caminhando para a esquerda e após uns 20 min estava chegando na Cidade Histórica, fui de um lado ao outro.

Segui alguns grupos guiados de perto e deu para ouvir algumas explicações sobre o local. Existe um farol, um mirante e inúmeras lojinhas, artesãos e atelieres.

Seguindo para a direita tem uma imensa escadaria (OBS: muita atenção, pois li vários relatos de ser um local perigoso, pois é muito deserto), esperei um pouco e vi um grupo de umas 8 pessoas descendo e segui com eles, a escadaria termina na Av. Beira Mar. Seguindo mais uns 20 min caminhando é possível chegar ao Museu do Descobrimento (entrada R$ 30,00 – jan/2018). Lá tem guias que percorrem todo espaço explicando e falando um pouco sobre o descobrimento, os índios e algumas curiosidades... Finalizando o guiamento na réplica da Nau (espécie de caravela), após o guiamento os visitantes ficam livres para aproveitar o local pelo tempo que achar necessário.

Saindo do Museu do Descobrimento, caminhei mais uns 30 min e cheguei a passarela do descobrimento (a noite é o point de Porto Seguro, porém de dia é apenas uma rua com várias lojinhas).

No fim da passarela / rua do descobrimento encontra-se a balsa que faz a travessia Porto Seguro X Arraial D’Ajuda. A viagem dura uns 5 min, super rápido. Se você for atravessar de carro se prepare para enfrentar uma fila gigante e espera de mais de 1h dependendo da data.

Chegando a Arraial, ficam várias pessoas gritando Arraial, Arraial, Arrrrraaaaaiiiiaaaallllll... são os motoristas de vans e também de ônibus que fazem o percurso Balsa X Centro de Arraial, optei pelo ônibus R$ 3,25.

Chegando no Centro de Arraial, fiz checkin no hostel e segui para a praia do Mucugê, que fica no fim da rua do hostel.

Gastos do 1º dia

Garrafinha de água mineral no Centro Histórico de Porto R$ 2,00

Entrada no Descobrimento R$ 30,00

Subway (almoço) R$ 24,00

Balsa (Porto X Arraial) R$ 4,75

Ônibus (Balsa X Arraial) R$ 3,25

Pastel + refri (janta) R$ 13,00

Total R$ 77,00

Foto 1 - Centro Historico - Porto.jpg

Foto 2 - Nau - Porto.jpg

Foto 3 - Orla - Porto.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

2º dia - 22/01 – segunda – Caminhada Arraial X Trancoso

Tomei café no hostel, fui ao mercado para comprar água, maçã e biscoitos, retornei ao hostel, arrumei as coisas e sai para fazer a caminhada de Arraial D”Ajuda até Trancoso (li muitas pessoas indicando essa caminhada).

Demorei aprox. 2:40min caminhando sem pressa, parei umas 3 vezes para aplicar e reaplicar protetor solar, mais umas 3 vezes para entrar no mar para refrescar.

A caminhada é super tranquila apenas 2 trechos devem ter mais atenção (1º travessia de um rio com águas cristalinas abaixo do joelho e 2º em um certo momento é necessário atravessar, subir em algumas pedras que podem ser escorregadias ou se a maré estiver alta pode ser um pouco mais difícil para passar).

A pior parte foi conseguir descobrir onde eu estava, pois parecia que só tinha turistas que não sabiam dar explicações sobre nada rsrsr (Dica: perguntem qualquer coisa aos vendedores achei todos muito prestativos).

Em Trancoso, fiquei no rio que tem águas geladas e doce, ótimo para refrescar e descansar um pouco. Após sair da praia fui perguntando aos vendedores até conseguir achar o caminho até o famoso Quadrado de Trancoso, (tem que subir uma íngreme ladeira, imagina a pessoa que já havia caminhado quase 3h por areia, ainda ter que subir uma ladeira?? Bora que falta pouco). De dia o Quadrado é um lugar bonitinho e só... tem um mirante para avistar a praia de Trancoso, tem uma pracinha. Almocei um delicioso XBacon. Fui novamente perguntando onde conseguiria pegar alguma condução para Arraial.

Consegui pegar uma van, R$ 11,00, trecho feito em aprox. 40 min.

Passei na agência Cacau Tour, e agendei para o dia seguinte o passeio para a Praia do Espelho (dizem que é uma das mais lindas do Brasil). Esse passeio paguei R$ 65,00.

Foto 4 - Caminhada Arraial X Trancoso.jpg

Foto 5 - Caminhada Arraial X Trancoso.jpg

Foto 6 - Caminhada Arraial X Trancoso.jpg

Foto 7 - Mirante Trancoso.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3º dia - 23/01 – Terça – Praia do Espelho

Tomei café no hostel, já havia deixado tudo arrumado para não perder tempo... pontualmente as 8:40h o motorista chamou. Chegamos no Espelho por volta das 11h e foi combinado de nos encontrarmos novamente as 15h para retornar.

OBS 1: As agências levam os clientes até uma das barracas, onde exige-se consumação para poder usar as cadeiras... como havia levado frutas, água congelada e biscoito, fui caminhar.

OBS 2: A praia tem muitos corais, onde se torna quase impossível entrar na água, eu mesmo com todo cuidado cortei meu pé, fica o alerta, todo cuidado é pouco.

OBS 3: Na ida para o Espelho, todas as agências param no Centro Comercial Indígena, onde assim que os turistas descem dos veículos, várias crianças (indígenas) colocam periquitos e papagaios nos braços dos turistas para tirar fotos e claro cobrar pelo serviço.

No retorno ainda passamos pelo Quadrado de Trancoso.

Foto 8 - Praia do Espelho.JPG

Foto 9 - Praia do Espelho.jpg

Foto 10 - Praia do Espelho.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

4º dia - 24/01 – Quarta – Retorno ao RJ

 

Dia de retornar ao RJ, o voo partiria as 14h de Porto Seguro.

Nesse último dia, reservei parte da manhã para andar um pouco pelo Centro de Arraial, entrar em lojinhas para comprar algumas coisas (coleciono imã de geladeira rsrs). Fui até a igreja que também é um mirante...

Por volta de 11h saí em direção a Porto.

Peguei um bus em Arraial para a Balsa.

Da Balsa peguei um bus para a rodoviária (centro histórico) e de la fui caminhando até o aeroporto.

Assim encerrou minha rápida passagem por uma pequena parte da Bahia. 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...