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TURQUIA: Istambul e Capadócia - 7 dias - Agosto 2010


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Pessoal, dando continuidade ao relato de viagem que comecei em outro post, no qual falei sobre Budapeste, Viena, Praga e Berlim, vou abrir este tópico para tratar da segunda etapa, na Turquia.

 

A primeira dúvida foi sobre colocar o relato na Europa ou Ásia... Bem, embora a Capadócia seja na Ásia, decidi colocar aqui, já que Istambul tem boa parte das atrações turísticas na parte européia.

Mais tarde, crio um post nos relatos da Ásia com um link para cá.

 

A primeira etapa da viagem foi descrita em:

http://www.mochileiros.com/relato-europa-central-budapeste-viena-e-praga-sozinha-berlim-ago-2010-t46767.html

 

Desta vez, vou postar as fotos antes e só depois "prencher" o relato com texto.

Aí vai uma prévia.

Se estiverem muito pesadas, avisem-me, por favor!

Até breve!

 

Ortaköy e a Ponte do Bósforo

 

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Olho turco para proteção contra urucubaca... :-D

 

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Çay

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Sobre transporte em Istambul: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_em_Istambul

 

Tram em Sultanahmet

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Bondinho na Istiklal Caddesi (Avenida da Independência) - vai de Taksim a Tünel (Beyoglu)

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Esta era nossa rua, em Sultanahmet. Ficava entre a Mesquita Azul e a Ayasofya e chamava-se Utangaç sokak. O restaurante En La Luna era excelente - fomos só 3x...

 

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Chegamos a Istambul vindas de Berlim, em um vôo excelente com a Turkish Airlines, comprado no http://www.lastminute.com por 125 euros, a partir de uma busca no http://www.skyscanner.com.

Há dois aeroportos em Istambul: o Atatürk , na parte européia da cidade, e o Sabiha Gökçen, na parte asiática. Ambos são grandes e modernos. Um lance diferente é que, para entrar no saguão do aeroporto, já se passa por um raio x, e depois, por outro, antes do embarque (este, nos moldes dos controles que existem aqui).

 

Para chegar e sair da Turquia, usamos o Atatürk. Para ir de Istambul à Capadócia e voltar, usamos o Sabiha.

Eu havia agendado, previamente, todos os transfers por e-mail (http://www.istanbulairportshuttle.com).

Para três pessoas, ficou por 20 euros cada trecho, para o Atatürk, e 45 euros, cada trecho para o Sabiha (bem mais distante).

 

A primeira impressão que eu tive, quando estavamos prestes a pousar, foi de água, muito água, por todo lado por onde olhava... e muita luminosidade - um sol lindo de fim de tarde. Descendo, sentimos aquele calor abafado e foi só entrar no terminal para constatarmos que boa parte dos transeuntes não usava desodorante, algo que restou comprovado nos dias que se seguiram, mas não diminuiu em nada nossa empolgação com o lugar e o jeitão amistoso e esperto do povo.

 

Nosso hotel ficava em Sultanahmet, o bairro bem antigo e turístico, a pequena distância a pé da Ayasofya e da Sultanahmet Cammi (Mesquita Azul).

O hotel chamava-se Armagrandi Spina (http://www.hotelspina.com). Fizemos a reserva pelo booking.com, a partir de busca no skyscanner, por 135 euros ao dia.

Escolhemos este hotel porque uma amiga tinha se hospedado ali alguns meses antes, tentando minimizar o risco de uma roubada. Não chegou a ser uma roubada, não... mas haveria opções melhores e mais baratas, inclusive! O café da manhã era bem fraco. A localização era excelente, mas, para nós, que estavamos com uma pessoa em cadeira de rodas, a rua de paralelepípedos deu algum trabalho. No final das contas, deu tudo certo, mas fica o registro.

Há muitos bons hotéis na região de Taksim (Beyoglu), onde estão muitas casas noturnas e a avenida comercial chamada Istiklal Caddesi.

Em Sultanahmet, um amigo havia me recomendado o Berce Hotel (http://www.bercehotel.com), que sairia por 75 euros cada diária, o quarto triplo. Desistimos dele porque não tinha elevador.

 

Nós chegamos a Istambul exatamente na noite em que se iniciava o Ramadã, quando os muçulmanos jejuam durante todo o dia - não se pode, nem mesmo, beber água, apenas bochechar... pensem... num calor danado! A primeira coisa que fizemos foi sair para dar uma volta na Sultanahmet Meydani (praça de Sultanahmet), e vimos muitas família reunidas para quebrar o jejum, como se fosse um piquenique. Era um clima bem agradável, de confraternização, embalado pelo canto do ezan (chamada para a oração, 5x ao dia, dos alto-falantes que ficam nos minaretes da mesquita). O vídeo abaixo não é meu, mas eu tinha asssitido algumas vezes antes da viagem. Os horários não são fixos - segundo me explicaram, depende da época do ano, e pode rolar no meio da madrugada também :wink:

Nós acostumamos com o canto depressa e até gostavamos... não atrapalhava nosso sono, apesar de estarmos bem ao lado da mesquita.

 

 

Bom, sair do hotel para essa voltinha na praça não foi tão simples... Como eu disse, as ruas, por ali, são de paralelepípedos - e bem irregulares. As calçadas são tomadas por mesas dos restaurantes ou mercadorias das lojas. Não sobra espaço para passar com a cadeira de rodas! Depois de 3 dias muito tranquilos em relação à acessibilidade que passamos em Berlim, chegar a Istambul me deixou meio em pânico. Como seria o dia seguinte? Era um calor danado e a Tina não deu conta de empurrar a cadeira, já que ela é menorzinha, do mesmo tamanho da Gabi. Ficou por minha conta. Aos trancos, fomos seguindo, empinando a cadeira... vez ou outra, algum homem se oferecia para ajudar a subir ou descer do meio-fio, ou mesmo, levar por alguns metros. Já vou adiantando que o difícil foi esta chegada e, depois, vimos que dava para ir contornando as dificuldades... em Taksim, era plano e o chão, mais regular. Contamos muito com táxi, que era barato.

 

Já que falei em custo, vou dar uma geral: Istambul não é cara. Nossos reais rendem satisfatoriamente por lá. Um euro equivalia, em agosto de 2010, a duas liras turcas, ao passo que, para comprar um euro, precisavamos de 2,40 reais. Conclusão: a lira turca valia um pouco mais que o real... mas, na hora de fazer as compras, era como se estivessemos comprando em casa. O câmbio não pesava. E, regra de ouro: barganhar, e muito! Se você não barganhar, eles se sentirão ofendidos.

A barganha funcionava para comprar objetos de decoração, roupas, tour na agência... não para as refeições, que, geralmente, ficavam entre 5 e 15 euros. No restaurante mais caro a que fomos, com vista para o Estreito de Bósforo, chegamos a 25 euros por pessoa sem a bebida.

 

Depois do nosso passeio pela praça da Sultanahmet, já noite e bem cansadas, fomos jantar ali pertinho do hotel. O restaurante, chamado Palatium, ficava em frente ao Four Seasons e, ainda, sobre uma escavação arqueológica - nada difícil, considerando que se trata de uma cidade com mais de 2.000 anos! Em alguns pontos, o chão era de vidro, para que se pudesse ver os resquícios da antiga construção (se não me falha a memória, era do período bizantino). A comida era simples, mas saborosa - o primeiro de muitos kebabs... e os donos logo chamaram o vizinho que tinha uma agência de turismo, querendo nos vender pacotes para a Capadócia. Como já tinhamos comprado tudo do Brasil, enrolamos e não voltamos lá para saber mais.

 

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Atenção: apesar do calor danado, a cerveja raramente vem gelada - no máximo, fresca, e logo esquenta. Refri, idem. Tem que pedir gelo e insistir para que venha. Cheguei a pedir coca-cola em um quiosque na rua e me darem tirando do armário, na maior! Nem na geladeira estava.

 

Mas, ponto positivo, vale lembrar: o povo é bem afável e gosta de conversar.

Por outro lado, em se tratando de turistas do sexo feminino, mesmo adotando um comportamento reservado, o assédio é grande. Em geral, não chegam a ser desrespeitosos... mas você não precisa estar com olhar de paquera ou decotada para escutar uma aqui e outra ali de qualquer um que te atenda. Tem horas que cansa, e a receita é sorrir pouco, mesmo ao cumprimentar (ok, é difícil evitar, primeiro, porque é algo que fazemos por educação e, depois, por sermos um povo feliz por qualquer bobagem, ainda mais viajando em férias... então, não dava para deixarmos de sermos nós mesmas, e apenas administravamos a conversa depois, sem problemas).

 

Aí vai um vídeo de uma matéria do Fantástico que assisti antes da viagem. Nele, são destacados alguns aspectos de Istambul enquanto megacidade, com mais de 13 milhões de habitantes.

 

http://www.youtube.com/watch?v=Kj9pG9RK-zk

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[googlemap]http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=Sultanahmet,+Istanbul,+Turquia&sll=37.0625,-95.677068&sspn=31.784549,78.662109&ie=UTF8&hq=&hnear=Hippodrome+of+Constantinople&ll=41.019153,28.978672&spn=0.05906,0.153637&z=13[/googlemap]

 

Começo com um mapa. A cidade está no noroeste da Turquia e fica, em parte, na Europa, em parte, na Ásia - é dividida pelo Estreito de Bósforo (http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%B3sforo), de cerca de 35km, que liga o Mar Negro (ao norte) com o Mar da Mármara (ao sul).

Já ouvi dizer que é a única cidade do mundo que fica em dois continentes - mas é informação não confirmada :wink:

 

Do lado direito, está a margem asiática, e, do esquerdo, dividida em duas partes, está a margem européia.

 

Esse braço de água que divide a parte européia em duas é o Haliç/Golden Horn/Chifre de Ouro.

 

Começamos o nosso passeio por Sultanahmet, que fica na parte de baixo da margem européia.

O centro de tudo, ali, é a praça de Sultanahmet, onde ficam, de frente uma para a outra, a Ayasofya e a Mesquita Azul.

 

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A Ayasofya (nome em turco, que significa Divina Sabedoria - http://en.wikipedia.org/wiki/Hagia_Sophia) era uma basílica ortodoxa, a catedral de Constantinopla(antigo nome da cidade), desde 361 D.C. até a tomada da cidade pelos turcos otomanos, em 1453 (marco do fim da Idade Média). Depois disso, virou uma mesquita (por isso, tem minaretes) e assim permaneceu até 1934, quando Atatürk determinou que se transformasse em museu. O interior bem impressionante e repleto de mosaicos bizantinos. http://www.turkeytravelplanner.com/go/Istanbul/Sights/Sultanahmet/Ayasofya.html.

 

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  • Colaboradores

Olá. Anne. como estás? Somente hoje voltei a acessar Mochileiros, pq cheguei da minha viagem nesse sábado. Obrigado pelas dicas. Curtimos muito Paris, Salzburg (2 dias radiantes), Viena (Tempo fechado o tempo todo), Praga (espetacular), Kutná Hora., Berlim, Potsdam, Dachau e Munique. Agora irei escrever o meu relato de viagem. Bjs, obrigado pelas dicas. Alessandro - Blumenau

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  • 1 mês depois...
  • Membros

Depois de uma longa ausência, estou de volta e determinada a concluir este relato!

 

Parei no primeiro dia de passeios em Istambul - estávamos na Ayasofya! Eu acho que não tinha mencionado, então, aí vai o valor do ingresso: 10 liras turcas (5 euros).

 

Bem, dali, fomos para a Yerebatan Sarayi (Cisterna da Basílica). Fica muito, muito perto - algo como atravessar a rua - e havia uma pequena fila. Os guardas não falavam inglês, mas nos fizemos entender levando-os até a rua e, ao verem a cadeira de rodas, mandaram que nós os seguíssemos até uma outra entrada, onde havia um elevador adaptado.

A cisterna tem 336 colunas e passarelas sobre a água. Vimos peixes, mas não havia a música clássica daqual uma amiga havia nos falado. Lá no final das passarelas, duas colunas com bases diferenciadas (uma cabeça de medusa virada) sugerem que teriam sido trazidas de outras obras da antiguidade. Li em algum lugar que a cisterna permaneceu escondida por um bom tempo, quando os desavisados invasores estranhavam que baldes colocados em buracos voltassem com peixes... vai saber, né... :wink: Atenção: Para fotografar bem na cisterna, só com tripé, coisa que não tínhamos.

 

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Depois da cisterna, fomos para a Sultanahmet Cammi (pronuncia-se djami) - para nós, Blue Mosque ou Mesquita Azul. Fica ali, na mesma praça, de frente para a Ayasofya.

Para entrar, é necessário tirar os sapatos e usar um véu. Nós levamos uma echarpe para não termos que usar os véus cedidos por eles (ainda mais, naquele calor...)

 

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Homens de bermudas precisavam amarrar um pano que lhes cobrisse as pernas. Mas é tudo muito tranquilo! Tem turistas não-muçulmanos às centenas... não se preocupem com dar alguma gafe, portanto! Todos são muito compreensivos.

A mesquita é interessante, mas ironicamente, estará relacionada em minha memória, para sempre, a... CHULÉÉÉ!!

Pensem em hordas de turistas tirando os tênis de repente, num calor de lascar, concentrados em um único ambiente! ::xiu::

Tão logo entramos, vimos que muitas das turistas haviam tirado os véus. Tirei o meu e não fui repreendida. Fiz isso apenas por causa do calor... Ficamos sentadas observando e descansando um pouco, e pronto, rua! Chega de chulé, pufavô... já estava me embrulhando o estômago! ::lol4::

 

Próxima atração a visitar: Topkapi Sarayi (Palácio Topkapi), sede do Império Otomano - construído de 1458 a 1465. Ali viviam os sultões, e suas concubinas, no harém.

Entrada: 10 liras turcas para o palácio mais 10 para o harém (total de uns 10 euros).

Há vários pátios consecutivos, com belos jardins que proporcionam uma sombra maravilhosa para quem vem do calor da cidade. Como o palácio fica em uma colina, uma brisa também contribui para tornar o passeio bem agradável.

 

Geral do Topkapi, visto da Torre de Galata

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Entrada do Topkapi

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Almoçamos no restaurante Konyali (http://www.konyalilokantasi.com/english/esaray.htm), ali mesmo, em um dos pátios, com vista para o Estreito e a Ponte do Bósforo (que separa Europa e Ásia). Era meio caro, mas estavamos com algumas dificuldades de locomoção e calor... ficamos por ali mesmo e pagamos pela vista (pelo que me lembro, pratos por uns 30 euros).

Vá com tempo, pois o palácio é enorme. Há salas para visitação com artefatos diversos, uma boa loja de souvenirs... cafés e restaurantes. Gostaria de ter aproveitado mais, mas não pude. Nem visitamos o harém.

 

Restaurante Konyali

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O Bósforo, visto do Konyali

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Palávio Dolmabahçe, visto do Topkapi (com lente tele)

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  • 1 mês depois...
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Oi, Paty!

O meu relato está aguardando conclusão há um bom tempinho... mas eu não vou desistir. Só ando meio ocupada! :-)

Por ora, respondendo às tuas perguntas, eu me hospedei no Elkep Evi Cave Hotel e foi perfeito, com a ressalva de que fica em Urgup, não em Goreme (menos movimentada). O site é www.elkepevi.com.tr. As referências a este hotel costumam ser muito boas (veja o trip advisor). Entretanto, eu vi menções a hotéis mais baratos aqui no Mochileiros.com, ok? Vale a pena pesquisar.

No próprio hotel, agendaram o passeio de balão (150 euros) e tour diário pelo Goreme Open Air Museum e outras atrações (40 euros por dia e pessoa, que baixaram na hora para 35 euros quando eu disse que tinha reserva em outra empresa). A agência responsável pelos passeios era www.andromedatour.com

O davlav aqui do Mochileiros.com indicou-me um bom site em que você pode ter idéia do que visitar: www.goreme.com.

Na Capadócia, é bom sair em um tour guiado, pois as atrações ficam distantes umas das outras.

Eu fiquei 3 noites na Capadócia e não vejo necessidade de mais que isso (acabam sendo dois dias de passeios, descontando os dias de chegada e partida).

Não recomendo o show de dervishes e outras danças "típicas" que as agencias locais vendem - uma furada total, muito ruim. Melhor assistir em Istambul, na estação Sirkeci (a do Orient Express). Nenhum é autêntico, de qualquer forma.

Se precisar de algo mais em que eu possa ajudar, escreva. Boa sorte! ;)

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  • 4 meses depois...
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Olá, nao costumo organizar minhas viagens (sempre fizeram por mim), mas como sempre tive muita vontade dE... estou fazendo isso pela primeira vez na VIDA e preciso muito de ajuda (rsrs).

Estou lendo muitos guias de viagem, muitos sites e aqui no mochileiros tb. Mas estou tendo duvidas para poder montar meu roteiro e saber as horas que vou ter que dispor para ir de um lugar para o outro.

 

Estou indo em julho agora (2011) para Grecia, Turquia e finalizo a viagem na badalada IBIZA (espanha) onde encontrarei alguns amigos.

 

Bom minhas primeiras duvidas sao:

Na Turquia quero ir para Istambul, Capadocia e talvez Pamukkale (este ultimo destino, vai depender da distancia)

Qual a melhor forma, ou quais sao as maneiras de ir de Istambul para Capadocia? Li relatos que tem pessoas que vao de onibus, outras de aviao. Alguem consegue me dizer os prós e contras das opçoes. Caso tenha alguma outra opção (trem, carro...) digam por favor.

 

Pamukkale, alguem ja foi? indica? é bacana mesmo? escuto falar pouco deste lugar. Preciso saber como se chega la? se é perto de alguma das cidades que pretendo viajar.

 

Bom espero muitOOO ajuda de alguem que ja foi e posso me dar dicas para que eu possa apreveitar a experiencia de organizar, fazer e curti a trip!!

 

Com relacao a Grecia, acho que sera mais facil... é um distino bem visitado e procurado, muito mais turistico que a Turquia (acho) .... de qualquer forma gostaria de saber qual a melhor forma de ir de uma ilha a outra...

Pretendo chegar em Athenas e ficar dois dias por la. Dps ir para Mikonos, Santorini (que acho que é a mais bacana) e dps ir para Creta (nao sei se vale a pena, se alguem puder dizer ... seria otimo).

Gosto de interegir nos lugares (nao somente olhar, ver .. admirar) em capadocia quero muito andar de balão, andar de quadriciclo, comer pistache, tomar cha de maça e fumar narguilé hehehe

por isso queria talvez fazer um mergulho na Grecia.... qual é o melhor lugar/ilha para se fazer????? ha outras atividades maneiras para fazer por la tb???? talvez algum estilo de navegaçao.... (???) se puderem dar dicas disso seria INCRÍVEL!!! adoro uma aventura, principalmente as radicais!

 

Bom, IBIZA.... alguem pode dar alguma dica? alguma festa especial, algum rest delicioso? alguma outra ilha ai perto que vale a visita.....

 

Ja agradeço MUITO a ajuda e dicas!

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  • 1 mês depois...
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Eu li o relato da Ana, e adorei. Eu fui em İstambul em outubro de 2010, visitei apenas İstambul pois estava fazendo uma grande viagem na Europa.

Agora retornei em junho de 2011, para conhecer melhor İstambul, fazer o famoso passeio de balao em Capadocia, e um inusitado cruzeiro no mar negro. Esse passeio nao e comum para brasileiros, por isso vou fazer um relato com todos os detalhes, assim como a Ana fez. O bom e que dormimos no barco 4 dias, nao gastando com hospedagem. Tem cafe da manha, almoco e jantar... fora as festinhas que sao o maximo. Atencao, esse passeio vale para o verao (abril ate outubro).

Os passeios que fiz aqui foram todos contratados com uma agencia de nome bem brasileiro (eles fazem um trabalho direcionado para brasileiros) chamada BONİTA TOUR. O site e www.tourbonita.com Acreditem, sao dois socios e um deles, chamdo Fatih, fala portugues... eles tem bom preco e otimo servico.

Seguem algumas fotos, em breve escrevo meu relato sobre todos os detalhes da viagem.

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  • 8 meses depois...

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