Ir para conteúdo

Brasilia 1973 - de São Paulo a Montevideo


Posts Recomendados

  • Membros

Buenas!

 

Eu e um amigo estamos restaurando uma Brasilia 1973 e planejando um viagem até Montevideo saindo de São Paulo.

Entramos pelo Uruguay via Jaguarão e retornamos pelo Chuy.

 

Quanto a documentação para isso:

 

Carta Verde Mercosul

Existe diferença de preço adquirindo ela na rede bancária em Jaguarão ou solitindo por alguma seguradora aqui por SP?

 

Autorização para condução do veículo

É necessária uma autorização com firma reconhecida para o não proprietário do veículo condulizo no Uruguay. Alguém tem idéia de como seria essa declaração?

 

Seria necessário alguma outra autorização ou algo do tipo em relação a idade do carro? (Creio que não se comparando a frota de carros uruguaya haha)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Ricardo!

 

Então! Já fiz essa viagem. É belíssima! Sai de Florianópolis e fiz o mesmo caminho que você. A estrada é muito boa (tirando a parte que está em duplicação da Br 101 - muitos desvios). Há muitos pedágios.

 

Quanto à documentação:

 

A carta verde é obrigatória. A empresa mais famosa que a faz é a Sulamérica. O preço é meio que tabelado. Por exemplo: Fiz agora uma para 5 dias e custou 69,00. Porém, descobri que tem uma outra empresa a HDI que faz um pouco mais barato, pois seu preço é regulado pelo dólar. Por exemplo: Fiz também agora outra carta verde, ela custou 52,00 reais para 6 dias. Aí você precisa procurar um corretor e pesquisar. Mas, como disse, o preço é meio que tabelado.

 

Em relação à autorização:

Sim, se o carro não está no nome das pessoas que vão é necessário fazer documentação. Você precisa procurar um cartório e fazer uma procuração assinada pelo dono, com firma reconhecida, permitindo que você saia com o carro dele do país. Depois disso, você precisa enviar esse documento para Brasília, para que ele seja autenticado pelo Itamaraty. Isso demora 20 dias. Eu fiz coisa parecida, pois meu carro é financiado. Porém, eu autentiquei esse documento aqui mesmo em Floripa, pois aqui tem um escritório do Itamaraty. Fui pessoalmente lá e carimbei. Foi bem rápido e tranquilo. Acredito que em São Paulo deve ter também um escritório para que você agilize isto.

Quando fui ano passado, não sabia dessa história de autorização, fui só com a carta verde (como disse, meu carro é alienado a financiadora e também precisa de autorização). Quando cheguei na fronteira do Chuy fomos barrados. Cai na choradeira, meu marido foi chamado pelo guarda para a cozinha da aduana e ele acabou pagando um "cafezito" para o guarda (40,00 reais) para que ele nos deixasse passar.

Passamos, mas não te aconselho a isto. Foi muito ruim, pois durante toda a viagem a Montevidéu ficamos apavorados de sermos pegos pela polícia (o que não ocorreu).

 

Quanto à idade do carro acho que não é problema. Os carros deles são muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito velhos! heehhe Alguns circulam sem sinaleiras, com parachoque caindo... ichi! Até tirei foto do lado de um, de tão pitoresco. Lá as leis de trânsito são meio loucas. Você não precisa usar capacete por exemplo, para andar de moto!!! heheh Mas, precisa andar com o farolete sempre acesso.

 

Mas, tirando a burocracia, é muito legal!!

 

Nós passamos um dia em Montevidéu. O que eu mais gostei de visitar foi o Teatro Sólis, o Banco Nacional (perto dos portos do Prata), a bibiloteca nacional a Rua dos sebos (não lembro o nome, mas era uma rua repleta de livrarias fofas, com gatos nas escadas de prédios antigos e achados incríveis - porém caros). No outro dia de manhã fomos até Colônia Del Sacramento (demora umas 2 horas de carro). É uma cidade linda. As ruas e as casas são de pedra, há museus interessantes e paisagens belíssimas. Ficamos uma manhã na cidade e alugamos uma moto (sem capacete heheh) para conhecer a cidade. Depois, deixamos o carro em Colônia e de lá pegamos o barco para atravessar o Rio Prata e ir a Buenos Aires (via Colônia Express - custou mais ou menos 200,00 reais ida e volta para mim e meu marido). Passamos alguns dias lá e foi incrível. Depois voltamos pela mesma rota.

 

Ricardo, a viagem é muito tranquila, como disse, as estradas são ótimas, principalmente as do Uruguai. Acho que sua Brasília 73 sobreviverá serenamente, hehe.

Os Uruguaios são muito queridos e hospitaleiros, adoram brasileiros. Conversamos com alguns deles e até andamos de ônibus de graça!!! hehe

Se fizeres essa viagem, tente ir até Colônia. É imperdível! E se possível, conheça Buenos Aires, é linda e tudo é muuuuito barato (comida, hospedagem, passeios...)

 

Bom, é isso.

Espero que tenha ajudado!

Você pode me adicionar no orkut e ver as fotos. Meu nome é Juliana Evelyn dos Santos.

 

Até! Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...