Ir para conteúdo

Egito - 15 Dias Sem Complicacao


Posts Recomendados

  • Membros

Vou descrever como foi a Viagem ao Egito por 15 dias e Sem misterio e quebrando todos os paradigmas que dizem aqui: Transito Caotico, Perigoso, Nao pode andar de carro, Povo e pressao, etc, etc, etc.

 

CAIRO - Pousei e fui direto ao Hotel Baron Heliopolis, tranquilo mas o preco um pouco caro para o padrao. Fiquei na cidade por 3 dias, nesse prazo so usei Taxi. Visitei as piramides, esfinge, museu egipcio e o khan el kalili que e o mercado maior do cairo para turistas.

Agora vamos descomplicar.

- Taxistas: sao mesmo o problema que falam, pedem pra voce muito mais do que vale na viagem, e cabe a voce negociar com cada um deles o preco da viagem. As vezes e chato pois nao tenho nada de Arabe e o Ingles deles nao serve nem de remedio(na maioria ABSOLUTA dos casos), logo apelava para o Google Maps e o Google Tradutor e a Calculadora do Celular pra negociar e mostrar onde queria ir. Tranquilo.

-Khan El Kalili: Li em varios relatos que os comerciantes pulam na frente de voce e fazem uma pressao monstruosa pra te vender. Nao vi nada disso! Um ou outro te assedia e faz essa pressao, e diga-se de passagem que a pressao e bem menor que a do Pelourinho em Salvador, por exemplo. Outra coisa importante e que li que voce tem que negociar o preco de tudo por uns 40% do que te pedem, mentira total. Abaixe o preço de TUDO que querem te vender para uns 10-20% do que querem te vender. Pois eles aprenderam que o turista tenta abaixar pra 40% e decidiram aumentar o quanto que pedem. Eu mesmo tomei algumas pregadas ate aprender isso, logo que isso sirva de licao para voces.

Depois do Cairo eu aluguei um carro, paguei 500 US por 10 dias e eu nao tinha NENHUMA informacao sobre dirigir la, so que era perigoso e que era impossivel e etc. Mas e a coisa mais facil do planeta.

Voce so vai precisar de uma autorizacao internacional que voce tira no seu DETRAN por menos de 100 Reais. Fora isso ta de boa.

Peguei o carro que era pra ser um Corolla, mas como nao tinham me deram uma Pajero a gasolina, e sai do estacionamento do aeroporto. A desvantagem e que nao tem nenhuma identificacao de RENTAL CARS igual nos demais paises, ele fica estacionado no estacionamento normal, dai o cara da Avis me falou pra devolver ele no mesmo lugar do estacionamento, mas era tranquilo de fazer. E assim o fiz.

Sai de Cairo e desci para os complexos de Saqqara e Dashur, foi tranquilo, fiz tudo no Google Maps. Afinal o transito é um pouco caotico sim, mas nada que um brasileiro(a) nao seja acostumado e nao possa resolver. Voce se adapta facil e consegue se virar tranquilamente. Depois de Dashur fui pra Meidum, subi pra Fayoum e dormi por la. Depois fui pra Akhetaton(que nao existe mais, ou seja, perdi a viagem) e toquei pra Luxor. La fiquei 3 dias. Depois de Luxor fui em Esna e Edfu, Aswan e de Aswan desci pra Abu Simbel. De abu Simbel fui pra luxor dormi mais uma noite la e fiz Abidos e Dendara em um dia e dormi em Hurghada, depois de Hurghada(2 dias) fui pra Alexandria(2 dias) depois voltei pra Cairo entreguei o carro e voltei pro Brasa.

 

Sobre a viagem, o Litro da Gasolina e por volta de 2 reais, rodei mais de 3mil kilometros numa boa. Toda a estrada e extremamente bem policiada e fui parado facilmente umas 20 vezes. E eles tem um total zelo pelo turista, no maximo me mandavam ir pra outro lugar, porque o Google Maps mandava passar por umas ruas estreitas que nao existiam mais(nas cidades). As rodovias que rodei todas estao bem conservadas e a maioria é pista Duplicada ou ate triplicada. Alguns lugares tem pedagios mas nada caro, por volta de 10 LE cada Cabine. Nas cidades que tive mais problema, o GPS mandava ir por uns lugares que eu passava em ruas sem asfalto estreitas, em volta de canais, do lado de fazendas ate chegar em lugares que tinha uma casa construida no meio da RUA, dai tinha que voltar de ré ate achar o local pra manobrar.... problemas como esse tive umas 3 ou 4 vezes. Mas so um desconforto, nao sofri nenhum atentado nem assedio pra furto ou roubo. Tudo bem tranquilo. Na verdade a unica vez que me senti ameacado foi na piramide de MEIDUM que os policias insistiam em Gorgeta e eu falava que nao tinha mais dinheiro, ai eles ficavam em volta e pedindo cada vez mais e com as armas a tira colo. Nao paguei nada e fui embora, eles nao fizeram nada alem dessa pressao psicologica.

 

A chatisse dos egipcios mesmo sao dos funcionarios dos locais turisticos te enchendo o saco por uma gorgeta, a maioria policiais. E os vendedores de LUXOR. Lá e como falam nos relatos que vi, pressao, enchecao de saco pra te vender tudo ate o que voce nao quer.

 

 

Enfim, a viagem foi tranquila, fui sozinho e nao tive problemas nenhum. Recomendo descansar em Hugharda, la fiquei num resort all inclusive(alcool, comida, frigobar, etc) por 500 reais a Diaria. Bom pra descansar no fim de viagem.

E tambem nao Recomendo ir a Alexandria, tirando as catacumbas nada mais la presta.

 

 

Um abraco e espero ter ajudado!

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah, sobre o Ingles deles. Dizem nos relatos que li que pra todo lugar se fala ingles. Mentira total.

Ate nos hoteis o ingles deles e completamente limitado, se voce elabora uma frase complexa eles entendem so uma unica palavra e acham que voce quer algo fora do Contexto, entao pra eu me fazer entender tinha que falar so uma palavra com eles em INgles. Nao podia falar, por exemplo, num hotel:  "Is there a place i can leave my bags while i can take a walk?" So ia ate eles e falava e apontava para as malas " Bags, Leave".

Na verdade a maioria deles que dizem falar ingles, nao falam quase nada e nao entendem quase nada. Tenha isso em mente ao ir pra la, mas da pra comunicar numa bo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nao foi preciso coragem, é muito simples e facil. Por isso quis fazer o relato, pra mostrar que é descomplicado. A unica barreira que voce pode ter é a lingua, mas nada que um Google Tradutor nao possa resolver. Recomendo a todos que queiram conhecer de verdade alugar um carro e rodar por conta propria. Ah, antes que me esqueca, posto de Gasolina tem pra todo lado aos montes, igual aqui no Brasil, não é raro igual vi alguns relatos mais antigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membros
Em 17/02/2020 em 13:15, Visigodo disse:

Ah, sobre o Ingles deles. Dizem nos relatos que li que pra todo lugar se fala ingles. Mentira total.

Ate nos hoteis o ingles deles e completamente limitado, se voce elabora uma frase complexa eles entendem so uma unica palavra e acham que voce quer algo fora do Contexto, entao pra eu me fazer entender tinha que falar so uma palavra com eles em INgles. Nao podia falar, por exemplo, num hotel:  "Is there a place i can leave my bags while i can take a walk?" So ia ate eles e falava e apontava para as malas " Bags, Leave".

Na verdade a maioria deles que dizem falar ingles, nao falam quase nada e nao entendem quase nada. Tenha isso em mente ao ir pra la, mas da pra comunicar numa bo

Muito obrigado por compartilhar! Um amigo meu já foi e teve a mesma experiência. Sempre bom estar preparado para as adversidades.

Abraços,

Gustavo Woltmann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...