Ir para conteúdo

Alto São Bernardo (Rio dos Cedros/SC)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Então pessoas, estou novamente compartilhando um lugar que achei bacana para acampar.

No intuito de apresentar algumas opções desse tipo de atividade pelo Médio Vale do Itajaí, temos o Morro de São Bernardo, qual fica na localidade de Alto São Bernardo, no município de Rio dos Cedros/SC (cerca de 50km de Blumenau, só para ter uma base).

1366806823_WhatsAppImage2020-11-23at4_25.41PM(1).thumb.jpeg.c974c86d9f1a00dc888b1de11285032e.jpeg

Trata-se um morro utilizado principalmente para a prática de voo livre (normalmente parapentes), com duas opções de saltos (uma para a cidade de Rio dos Cedros e outra para Timbó). Naturalmente vale a pena conferir a visão panorâmica que o lugar oferece.

Bom, inicialmente meu objetivo era percorrer o trajeto até o lugar caminhando, mas devido as previsões climáticas decidimos ir de carro para não correr o risco de ensopar desnecessariamente (seria cerca de 05hrs caminhando).

O trajeto até o acesso ao morro é tranquilo, similar às ruas rurais dessa região, todavia o percurso da intersecção que marca a subida para Alto São Bernardo até propriamente o lugar de acampamento é menos utilizado, e por isso, menor, ocasionando em trechos que dois carros não conseguem trafegar simultaneamente.

Chegando no lugar de acampamento, há uma pequena área para estacionamento e o acesso para a área de camping é bloqueada para carros. Felizmente quando chegamos o proprietário do imóvel estava no local e nos recepcionou (eu já havia conversado com ele antes via whatsapp, mas não tínhamos combinado nada - ele apenas estava lá fazendo a manutenção do terreno), acertamos que iríamos acampar (R$ 15,00 por pessoa) e que também pegaríamos um saco de lenha (R$ 10,00, bastante lenha). 

Vale destacar que, por ser uma propriedade privada, o acesso ao morro é controlado, havendo um momento definido que o portão fica aberto para entrar. Também acho bacana dizer que, caso você deseje apenas dar uma volta por lá, contanto que seja no horário, o proprietário não cobra nada (se for fora do horário ele cobra R$ 5,00 por pessoa).

1967052277_WhatsAppImage2020-11-23at4_25_41PM.thumb.jpeg.10ced0c2c2719b88c50569e82d4beb50.jpeg

Quanto a área de camping, posso dizer que é muito boa (bem mantida, com espaços definidos e área coberta). Tão quanto, há estrutura de banheiros (bem conservados - masculino, feminino, e acessível) e até ducha quente (caso você acampe), e também pontos de energia. A água do banheiro é potável (nascente), então tem bicas caso você precise.

Quando fizemos o pagamento, conversando um pouco com o proprietário, o mesmo informou que estava investindo em novas áreas para acampar, tentando organizar melhor os espaços para quem desejava apenas usar barracas, quem quer montar tendas, e pro pessoal que vinha com motor home. 

Havia bastante fluxo de pessoas apenas dando uma voltinha para curtir o final de semana.

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

@SalgadoSJCentão, eu cogitei, porém tenho receio que esses mecanismos de busca acabem propagando o número por aí e alguém acabe fazendo mal uso dele. Se alguém quiser eu passo o contato via mensagem privada (acho que é melhor assim).

Abraços!

bom tambem parabens pela preocupação, irei solicitar no PV valeus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Olá Gustavo, tudo certo sim! :)

É um ponto que já existe há um tempão, todavia só recentemente que o proprietário têm investido oferecendo uma estrutura mais apropriada.

Se tiveres a oportunidade dê um pulo por lá, é um daqueles lugares que eventualmente forma um 'mar de nuvens' no amanhecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Olá Adriana, quando eu fui não haviam nuvens baixas no amanhecer... mesmo assim foi um belo nascer do sol.

Quanto a época, depende para que fim. :)

Se teu objetivo é ir para um lugar bacana e curtir a energia dele, qualquer época é boa, pois cada estação tem suas particularidades.

Caso estejas falando da possibilidade de pegar o 'mar de nuvens', aí já é uma questão muito excepcional, pois pode ocorrer a qualquer momento - basicamente, se no dia anterior for um dia ensolarado, com quase nenhuma nuvem, e uma brisa fria sutil - as chances são grandes de no próximo dia termos a cerração (ao menos é a estratégia que temos por conhecer a região). E isso acontece realmente em qualquer época!

O contato te passo por mensagem privada.

Abraços!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...