Ir para conteúdo

Opalus Tunnel Naturehike - qual o ponto negativo?


Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • Membros

Acabei não tendo resposta por aqui, mas adquiri a barraca Opalus 2 via Aliexpress e deixo o registro pro caso de alguém futuramente pesquisar sobre ela.

 

PONTOS POSITIVOS: peso, espaço e "multifuncionalidade".

Achei a barraca muito boa, bem acabada, com peso excelente para o espaço. A barraca é para 2 pessoas e o espaço realmente acomoda duas pessoas com conforto, o que me agradou, já que pretendo utilizar também para programas com a família: com minha esposa ou com meus filhos pequenos (ou com todos, apertadinho, rs). 

É uma barraca de 3 estações e não seria adequada para situações realmente extremas, mas acredito que, bem armada e com bons isolantes, sacos de dormir, roupas etc, seja o suficiente para camping em condições como patagônia (pretendo utilizá-la lá). O formato túnel me parece que ajuda a "cortar" bem o vento.

Mas o grande diferencial dessa barraca é a "varanda", que pode ser utilizada para cozinhar ou se proteger com chuva ou, no meu caso, para guardar a bicicleta.

Peso: 2,215 Kg (com todos os acessórios e footprint). Muito leve. É bem verdade que está cerca de 500g acima de outras barracas, como a Cloud Up da própria Naturehike, ou 1Kg acima de modelos menores e para 1 pessoa, mas o ganho em espaço justifica. Para utilizar sempre sozinho e/ou em caminhada / trail , certamente eu optaria por uma dessas mais leves, pq esses 500g representam muita coisa numa caminhada longa. Contudo, pra deslocamento de bike (ou para usar com mais de uma pessoa), esse peso adicional compensa o benefício proporcionado. 

 

PONTO NEGATIVO - não é autoportante

O fato de não ser autoportante pode ser chato ao encontrar lugar para montar ou mesmo se tiver que trocar a barraca de lugar, mas é o preço a se pagar por ter uma barraca espaçosa com apenas 2Kg. Ela possui 3 varetas de armação, paralelas. Certamente uma estrutura desse tamanho autoportante teria um incremento de peso indesejado. Pela mesma razão, a montagem, apesar de simples, não é tão simples e rápida quanto outros modelos.  

 

CONCLUSÃO

Os pontos chave pra minha decisão foram:

- varanda (que permite acomodar a bicicleta ou cozinhar) 

- servir tanto para cicloviagem solo quanto para utilizar com a família

- aceito não ser autoportante pelo benefício de ter mais espaço com pouco peso.

Até agora só fiz teste de jardim. Depois de testes mais brutos, se for o caso, volto com alguma consideração importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...