Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Ajuda com roteiro para a Chapada da Diamantina em novembro/2021

Postado
  • Membros

Oi, mochileiros!

Irei com um amigo para a Chapada da Diamantina agora em novembro para ficar 5 dias e meio e organizei um roteiro baseado em posts daqui do site, em sites de agências de turismo de lá e blogs de viagem (a maioria ou todos citados nos posts que vi por aqui).

Vamos chegar em Salvador dia 10, alugamos um carro e partimos para a Chapada. No início, sempre pensei em ir direto a Lençóis. Mas acabei organizando o roteiro com a chegada em Mucugê em função dos pontos que gostaríamos de visitar. Só não tenho certeza de que irá funcionar devido a trazer uma ordenação de passeios não muito tradicional.

Gostaria da opinião e ajuda de vocês que sabem mais sobre lá. Coloquei algumas dúvidas com asteriscos numerados.

10/11

SSA -> Mucugê

11/11

Cachoeira do Buracão (*1)

Ida para Igatu (*2)

12/11

Igatu

Cachoeira do Mosquito

Pôr do sol no Morro do Pai Inácio

Ida para Palmeiras (ou Caeté-Açu (*3))

13/11

Cachoeira da Fumaça por cima (*4)

Cachoeira do Riachinho (*5)

14/11

Fazenda Pratinha (Gruta da Pratinha e Gruta Azul)

Balneário Mucugezinho

Poço do Diabo

(opção de repetir o pôr do sol no Morro do Pai Inácio)

Ida para Lençóis

15/11

Ribeirão do Meio

Ribeirão de Cima

Cachoeira do Sossego

16/11

Parque da Muritiba (Serrano, Salão de Areias Coloridas, Cachoeirinha, Poço Halley, Cachoeira da Primavera, Mirante)

Lençóis -> SSA

*1 - Quais as condições da estrada até onde se deixa o carro?

*2 - Esse trajeto depois do passeio na Cachoeira do Buracão é possível mesmo? (Condições da estrada + visibilidade à tardinha/noite)

*3 - Eu achei que seria ruim pegar a estrada de chão para Caeté-Açu à noite, após o pôr do sol no Morro do Pai Inácio e por isso coloquei pernoite em Palmeiras. Estou certo? Eu li que a Fumaça por Cima não precisa sair tão cedo (pra evitar neblina) e aí achei que fosse tranquilo ir de Palmeiras para Caeté-Açu no dia do passeio. Estou certo?

*4 - É tranquilo deixar o carro perto da entrada da trilha? Tem local pra estacionar?

*5 - Eu entendi errado ou essa Cachoeira fica na beira da estrada do Capão e, tendo ela encaixada depois da Fumaça por cima, se volta da Fumaça pelo mesmo caminho, pega o carro e então se vai pra do Riachinho?

Agradeço demais quem puder ajudar com essas dúvidas e também palpitar em quaisquer outros pontos do roteiro.

Featured Replies

Postado
  • Colaboradores

Fala @jattt_João

Deixa eu tentar dar uns pitacos por aqui também...

1 - Estrada de terra que se não estiver chovendo muito na época que for, é uma poeira sem fim. O caminho é longo e sem nada até chegar quase na porta do parque.

2 - Eu cheguei de noite em Igatú. A estrada é bem ruim e essa em especial tem que andar bem devagar porque boa parte dela é de pedra. Eu achei a cidadezinha bem legal, mas pelo que entendi do seu roteiro, você chega lá de noite e já sai de manhã? Eu não sei se vale muito a pena. Você vai ver que o acesso é bem lento. Eu não iria se fosse para chegar de noite e sair de manhã.

3 - Não sei qual é a estrada para Caeté-Açu, mas Palmeiras é um ótimo ponto para ficar se vai visitar a Cachoeira da Fumaça e o Morro do Pai Inácio.

4 - O dia que fui estava muito tranquilo. Deixei o carro na frente da casa de uma mulher que me cobrou R$ 10 para deixar lá.

5 - Isso, sai da Fumaça e vai em direção à Palmeiras. O Riachinho fica no caminho. Menos de 10 minutos da saída da Fumaça.

E olha, se seu voo de volta for no mesmo dia que sai de Lençóis, eu pensaria muito bem em que horas começaria minha volta. Tem uma quantidade absurda de caminhão na estrada e qualquer zica ali pode fazer sua viagem dobrar o tempo que você imagina. Tem um monte de coisa que listou no dia de ir embora que eu não sei se dá tempo de fazer tudo isso e ainda chegar em Salvador para um voo.

Bom, qualquer coisa avisa aí.

Abraço!

Postado
  • Autor
  • Membros
5 minutos atrás, felipenedo disse:

Fala @jattt_João

Deixa eu tentar dar uns pitacos por aqui também...

1 - Estrada de terra que se não estiver chovendo muito na época que for, é uma poeira sem fim. O caminho é longo e sem nada até chegar quase na porta do parque.

2 - Eu cheguei de noite em Igatú. A estrada é bem ruim e essa em especial tem que andar bem devagar porque boa parte dela é de pedra. Eu achei a cidadezinha bem legal, mas pelo que entendi do seu roteiro, você chega lá de noite e já sai de manhã? Eu não sei se vale muito a pena. Você vai ver que o acesso é bem lento. Eu não iria se fosse para chegar de noite e sair de manhã.

3 - Não sei qual é a estrada para Caeté-Açu, mas Palmeiras é um ótimo ponto para ficar se vai visitar a Cachoeira da Fumaça e o Morro do Pai Inácio.

4 - O dia que fui estava muito tranquilo. Deixei o carro na frente da casa de uma mulher que me cobrou R$ 10 para deixar lá.

5 - Isso, sai da Fumaça e vai em direção à Palmeiras. O Riachinho fica no caminho. Menos de 10 minutos da saída da Fumaça.

E olha, se seu voo de volta for no mesmo dia que sai de Lençóis, eu pensaria muito bem em que horas começaria minha volta. Tem uma quantidade absurda de caminhão na estrada e qualquer zica ali pode fazer sua viagem dobrar o tempo que você imagina. Tem um monte de coisa que listou no dia de ir embora que eu não sei se dá tempo de fazer tudo isso e ainda chegar em Salvador para um voo.

Bom, qualquer coisa avisa aí.

Abraço!

Obrigado pelas informações!

Então... Eu queria dormir em Igatu porque achei bonita/charmosa a vila e porque já adiantaria meu percurso no dia seguinte até a Cachoeira do Mosquito.

Caeté-Açu é oficialmente o nome de onde fica o (Vale do) Capão. Então estava me referindo ao trecho entre Palmeiras e esse local.

O meu voo é somente no dia seguinte, dia 17 à tarde. Então está tranquilo esse retorno para Salvador.

De tanto ler sobre a Cachoeira do Buracão, fiquei achando que será o melhor passeio do meu roteiro e agora estou meio assim de deixá-lo por primeiro. Estou vendo sobre reorganizar o roteiro e deixá-lo por último (no dia de voltar para Salvador) ou no penúltimo dia (e no dia seguinte fazer as cachoeiras próximas a Mucugê antes de voltar para Salvador). Pra isso, acho que teria de abrir mão de algum outro passeio do roteiro. Pensei em tirar a do Mosquito, mas acho que lá é bem interessante, né?

Abração!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.