Ir para conteúdo

Trilhas inusitadas na Chapada Diamantina


Posts Recomendados

  • Membros

A Chapada Diamantina é o lugar onde a rotina não existe (p/ quem assim deseja) e onde vc encontra inúmeras opções de trilhas (conhecidas ou não pelos turistas). Digo isso pq minha proposta era simplesmente descansar e apreciar a natureza. Claro, planejei sim conhecer as atrações mais famosas, mas isso foi o q menos fiz. Confesso que não esperava me surpreender tanto, mas aconteceu.

 

1° dia - Fui pra Lençóis sozinha, saindo de Salvador. Era 21 de janeiro de 2013. Na Rodoviária, fiz a troca pela passagem comprada pela internet, no guichê da RealExpresso (R$ 55). As 7h10 o ônibus partiu p/ Lençóis. Parou só p/ embarque e desembarque em Feira de Santana e Itaberaba. Depois, por volta de 11h30 parou p/ almoço/lanche/banheiro (por 15 min). Nesse lugar tem um restaurante c/ comida por kilo (+- R$ 30 o kilo). Às 14h cheguei em Lençóis e p/ minha surpresa, tinha uma pessoa me esperando. Ela segurava uma plaquinha c/ o meu nome e o nome da Pousada do Sossego. Era o Carlos (conhecido como Carlinhos), dono da pousada (junto com sua esposa Ivana) e guia da região. Caminhamos por pouco tempo até chegar na pousada e ele, durante esse pequeno percurso, me falava um pouco da história da cidade. Uma simpatia!

Na Pousada, conversamos sobre alguns roteiros. Ele perguntou qual era a minha proposta, se eu já tinha algum roteiro em mente, ou reservado etc. Me apresentou os passeios (mais conhecidos) e fechei alguns: a Cachoeira do Sossego, Marimbus – o mini pantanal e o roteiro 1 (Poço do Diabo, Morro do Pai Inácio, Pratinha, Gruta da Lapa Doce etc). Seria um passeio p/ cada dia. Ele entra em contato c/ as agências, vê a disponibilidade, preço e fecha (caso a pessoa concorde). Mais tarde andei pela cidade (gostei do que vi) e jantei no restaurante Grisante. Como não estava c/ muita fome, pedi um suco (R$ 3) e uma sopa (R$8). Andei mais um pouco pela cidade e voltei ao “Sossego”. Pousada simples, limpa, confortável, ótimo café da manhã e um incrível ambiente acolhedor. Carlos e Ivana tratam seus hóspedes como se fossem velhos amigos. (R$ 50 a diária – suíte de casal).

 

2° dia – Choveu bastante durante a madrugada e Carlinhos achou que seria perigoso fazer a trilha p/ Cachoeira do Sossego (por causa da chuva). Então ele pensou em outra coisa. Fomos a pé, rumo aos arredores de Lençóis. Eu, Carlinhos e Paulo (um fotógrafo em busca de aves p/ clicar) andamos, andamos... Carlinhos dando todos os detalhes históricos, botânicos, meteorológicos etc...rss. Entre uma vista de perder o fôlego e outra, parávamos p/ um banho (de rio ou cachoeira). A 1ª parada p/ banho foi na Toca da Onça. Depois chegamos ao Ribeirão de Cima. Lugar lindo!! Ficamos lá por algum tempo, tomando banho de rio e apreciando aquela lindeza.

De lá fomos para o turístico Ribeirão do Meio, onde nos deparamos com muita gente aproveitando aquele lugar, que tem um tobogã natural gigante!!! Aproveitei mais um pouco das águas que corriam por ali.

Por fim, o Ribeirão de Baixo. Lugar bonito, calmo, profundo. Algumas crianças da cidade se divertiam por lá. Gostei! Foi um passeio incomum para a maioria dos turistas. Segundo, Carlinhos, andamos por volta de 7Km no total (eu, particularmente, achei q foi mais).

De noite, fui jantar (uma comida caseira deliciosa q serve super bem 2 pessoas + 1 litro de refri + 1 porção de feijão = R$ 49) no restaurante da Zilda (q fica num beco da Rua das Pedras). Rachei c/ o Paulo. Debaixo de chuva forte (já tinha esquecido como é bom banho de chuva), voltei p/ “Sossego”.

 

3° dia – A programação para esse dia, era a visita ao mini pantanal (Marimbus), mas ainda chovia pela manhã. Carlinhos disse q havia o risco de o rio estar muito cheio e não podermos pegar o barco, q é aberto. Então... ele sugeriu a Cachoeira do Mosquito. Fez algumas ligações e conseguiu um carro (4x4) c/ motorista por R$ 240. Achamos caro e desistimos. Como ele conhece a região como ninguém, saímos rumo à Cachoeira da Mandaçaia. Alguém conhece?? Rss A trilha é mais puxada. Por isso pegamos mototáxis (R$ 15 por pessoa), que nos deixou na região do Barro Branco (cerca de 6 km a partir do centro de Lençóis, subindo uma estradinha de terra e pedras). De lá, iniciamos nossa caminhada em meio a mata (Carlinhos estava em casa. É emocionante de ver a alegria desse cara que contempla a natureza de uma forma contagiante. A mata, a natureza o deixa alegre e feliz). Tive algumas dificuldades e pensei em desistir no meio do caminho. Ele ía quebrando galhos empurrando a vegetação p/ q a gente pudesse passar. Encorajada e com o apoio dele, paramos em uma toca de garimpeiro para descansar, tomar fôlego e colher mangas do pé. Após algumas horas de subidas, descidas, atravessando riachos e andando sobre as pedras, chegamos a um lugar fantástico: a Cachoeira da Ferradura, próxima à Cachoeira da Mandaçaia. Um lugar que não existia na minha imaginação e que tira da gente as palavras da boca. Fiquei em silêncio, só apreciando. Não deu pra ir até a Mandaçaia porque o rio tava muito cheio. Ficamos por ali mesmo babando. rss. O lugar é uma espécie de fenda, q por causa da chuva, as águas escorriam das pedras, se encontravam e desaguavam numa queda linda. Bom demais. As fotos não mostram a beleza do lugar. Valeu a bota machucando o pé. Valeu todo o esforço: a bota e o pé detonados, o suor, o cansaço... Valeu muito. Na hora combinada o mototáxi (+ R$ 15) apareceu p/ me levar de volta ao “Sossego”. Carlinhos e Paulo voltaram a pé por uma trilha q continuaria puxada. De noite, festa na cidade (do Padroeiro). Jantei um bom PF + 1 refri no Beco’s Bar (Comida caseira da Ivandira – R$8 + R$ 2) e caminhei pela cidade sob a chuva q voltou a cair.

 

4° dia - Nesse dia, fiz passeio de turista rsss. Era o roteiro 1 (R$ 130,00 c/ taxas incluídas - pela agência Cirtur), que compreende Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Gruta da Lapa Doce, Gruta da Pratinha, Gruta Azul e Morro do Pai Inácio. Fui c/ um grupo falante e um guia razoável. O único imprevisto (previsto) foi que na Pratinha a água não estava tão cristalina como é, por conta da chuva que levou água barrenta do rio. Não entrei na água. O mergulho de flutuação não estava acontecendo, só a tirolesa. Eu estava cansada (de ontem ainda) e pra mim, o que mais valeu foi a gruta da Lapa Doce. No “Sossego”, banho e cama.

 

5° dia – Pela manhã, depois dos “mimos” (gostosuras) do café da manhã feitos por Ivana, fui bater perna pela cidade e comprar umas lembrancinhas. Me despedi do “Sossego” e fui p/ Rodoviária. Os ônibus costumam atrasar. O de 13h15 saiu às 13h50 rumo à Palmeiras (R$8). Uma hora depois, eu já estava pegando uma van (R$8) q ía de Palmeiras p/ Vale do Capão. Lá desci na Pousada Sempre Viva, q como estava lotada (e eu não tinha feito reserva), acabei ficando num quarto não muito bom (R$ 20). Entrei no Restaurante Dona Dalva (pastelaria e comida caseira). Comi um PF (R$ 10) + 1 suco (R$ 2,50). Andei pela vila colorida, que tem um apelo meio naturista, de preservação ao meio ambiente, de consumo de produtos orgânicos e um Q de misticismo - bem zen. Pode-se encontrar pousadas e algumas agências tb. É um lugar incomum, mas bem legal. De noite a vila fica lotada de pessoas pelas ruas, pelos bares e restaurantes, pelas lojinhas que vendem artesanato local entre outras coisas. Assisti uma apresentação de capoeira de um grupo da região e fiquei na pracinha apenas apreciando o movimento e aquela atmosfera diferente. Dei um pulo em uma lanhouse (R$2,50 – cada 15min), onde também fiz algumas ligações (lá não tem sinal de celular). Combinei c/ o pessoal da Pousada Villa Lagoa das Cores (por telefone) de um táxi me levar amanhã até lá. Passei pela estradinha de terra (q não tem energia elétrica) p/ ir p/ Pousada. Um breu total.

 

6° dia – Pela manhã, entrei em um dos restaurantes/pousadas q oferecem café da manhã: Restaurante e lanchonete “O Galpão”. O dono é o Diego (estrangeiro), a comida é muito boa (fresquinha, orgânica, c/ opções integrais...) e o lugar é agradável (música ambiente, beija-flores namorando as flores, tranquilidade). Pedi pão integral c/ ovo frito (R$ 3) + suco (R$ 3,50) + porção de banana frita c/ canela (R$ 4). A chuva caiu forte p/ abençoar aquele lugar, mas passou rapidamente. Andei pela vila. Depois, o táxi (R$ 25) me pegou na pousada e me levou até a pousada Villa Lagoa das Cores, que fica a uns 3 km dali. Essa pousada é fantástica (e mais cara do q nós, mochileiros, estamos habituados a pagar: R$ 190 a diária + barata). Resolvi me dar esse presente no último dia da viagem. Piscina, café da manhã maravilhoso, templo e jardim de meditação, uma pequena trilha que dá num mirante maravilhoso, horta, redário... e alguns serviços pagos à parte (massagem, ofurô, sauna panorâmica e outros). Os donos são gente boa. A pousada é um charme só. Linda, aconchegante, um chuveiro delicioso... rss. De tarde fui andando até o Riachinho (3Km da pousada + ou – e uns 6Km da Vila do Capão). Lugar bonito, onde dá pra tomar banho e ficar por lá fazendo nada. Voltei tomando banho de chuva! Huhuuu! Também participei da hora do mantra com direito a chazinho e tudo. Adorei! De noite, fui ao restaurante chiquérrimo que fica dentro da pousada chamado "Arômata D'Lagoa” - aberto ao público (cardápio com comida natural, gostosa e com bom preço).

 

7º dia – No dia anterior, liguei da pousada pra um cara (José Augusto) que leva o pessoal da Vila para Palmeiras, de van. Combinei e ele passou lá pra me pegar (R$ 10) – é caminho. Em Palmeiras, peguei o ônibus pra Salvador. Dessa vez, o ônibus foi pontual (o pessoal diz que eles sempre atrasam). Dia de sorte!!! Dessa forma, me despedi da Chapada... como uma experiência fantástica, energias renovadas e fazendo planos p/ um retorno breve, afinal, tem muuuita Chapada p/ ser conhecida.

 

Fotos

[media]https://picasaweb.google.com/116205639236218588425/CHAPADADIAMANTINALencoisValeDoCapaoEArredores?authuser=0&feat=directlink[/media]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Pow Luesther, pelo que percebi a chuva acabou com seu passeio..rrsr Não foi na Cach. Sossego e no Vale do Capão vc ficou em duas pousadas legais e não fez trilha pra cachoeira da fumaça e nenuma outra...só aproveitando as pousaaaaadas...he he he mordomia heim...rsr. Estou partindo pra la agora no início de Abril (04 a 13) com o roteiro bem dinamico. Vou alugr um carro em Salvador.

 

Segue meu roteiro:

 

Dia 04 - Chegada no aeroporto 1 e meia da tarde/pegar o carro na locadora e partir direto para Ibicoara (quase 600km - chão pra caramba) - chegada em Ibicoara a noite.

dia 05 e 06 - fazer Buracão e Fumacinha . Dormir em Ibicoara

dia 07 - Acordar e partir para Itaetê - Poço Azul (flutuação) e Encantado, e partir para Lençois. Chegar em Lençois e combinar a ida pra cachoeira do Mosquito.

dia 08 - Lençois -Acordar cedo e fazer a trilha da Cachoeira do Mosquito. Curtir a noite em Lençois

dia 09 - Lençois - Acodar cedo e fazer a trilha da Cachoeira do Sossego. Chegar e partir à noite para Iraquara pernoitar.

dia 10 - Iraquara - Poço do Diabo, Lapa Doce, Torrinha, Pratinha, Gruta Azul e Pai Inácio (sem quia)(na Gruta da Lapa Doce paga-se R$ 10,00 e pra entrar na Pratinha paga-se Também R$ 10,00. Ah, pra fazer a flutuação na Gruta Azul e R$ 20,00 isso em 2011 não sei hoje em 2013)

dia 11 - Vale do Capão - acordar cedo e partir para fazer a Cachoeira da Fumaça (sem guia)

dia 12 - Acordar bem cedo e partir para Salvador (6 horas de viagem) - Chegar la e já ir direto para o mercado modelo, elevador lacerda e pelourinho.

dia 13 - acordar tarde, tomar um café tranquilo e partir para o aeroporto/ entregar o carro. Vooo de volta acho que é perto de 1 e pouco da tarde.

 

Good trips

 

Abços

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi rfurla

 

Adorei a chuva. Ela só me fez conhecer lugares q a maioria não conhece...rsss

Depois eu vou p/ fazer "passeio de turista"...

 

Seu roteiro está bem legal... vai precisar de energia p/ dar conta de tudo!!! hahaaaa

 

Boa viagem!

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi rfurla

 

Adorei a chuva. Ela só me fez conhecer lugares q a maioria não conhece...rsss

Depois eu vou p/ fazer "passeio de turista"...

 

Seu roteiro está bem legal... vai precisar de energia p/ dar conta de tudo!!! hahaaaa

 

Boa viagem!

:)

 

Huahuahua...Luester... entendi....rsrs Na Chapada realmente são vários os lugares para todos os gostos, sentimentos e prazeres...

Pois é, acho também que vai ser meio correria, mas vou aproveitar que estarei motorizado he he he.

Energia, graças a deus eu sempre tenho... só fico receoso se a namorada vai conseguir acompanhar, apesar dela estar acostumada com trilhas....

 

Abços e good trips

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros
rfurla...

 

Depois conta ae como foi a viagem.....rssss

 

:)

 

 

Olá Luesther.... deu tudo milimetricamente certo conforme o roteiro programado...

Estou encantado com o lugar e suas maravilhas. Aproveitei o maximo cada minuto lá.

Em especial a primeira cachoeira que fiz, a Fumacinha. Ela é disparada a mais linda da Chapada, mesmo nao tendo conhecido a Fumaça por baixo (fiz ela por cima mesmo), a qual deve ficar em segundo lugar.

Descobri que nao podemos seguir todos os conselhos por aqui não. Alguns me disseram e informaram que seria impossivel fazer a Fumacinha por baixo em apenas um dia.

E acabou que, nao só fiz em um dia, como demorei apenas 4:40 de trilha até ela, e na volta 3:30.

Ainda postarei aqui um relato da viagem, com mais detalhes, pode deixar. Pra isto sim precisarei de energia...rsrs

 

Abços.

 

Good Trips

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Luesther, pois bem, segue o meu roteiro como foi. Deu tudo certinho conforme montado antes, só a chuva em um dia que estavamos em Lençois que apenas alterou o roteiro

Obs: Recomendo mto alugar um carro em SSA.

 

Dia 04 - Chegada no aeroporto de Salvador +- 1 e meia da tarde/pegar o carro na locadora e partir direto para Ibicoara (quase 600km - chão pra caramba) - Sai de Salvador 14:30 echeguei em Ibicoara 22:20 hrs. Fomos comer uma pizza e nos encontrar com o guia João.

Dia 05 - Acordamos bem cedo 05:50 pra sari da pousada as 6. Atrasamos meia hora e partimos pra tão esperada Fumacinha. Sem comentários... a mais linda de todas da Chapada.Voltamos para a pousada cansados e só querendo comer e dormir...rsr

Dia 06 - Acordamos nao tao cedo, umas 8 hrs e partimos para fazer a Buracão, explendida mas nem se compara coma Fumacinha. Na volta, sugeri e fomos fazer a Licuri que ficava no meio da estrada de volta... fiz ela rapidinho, conhecemos o SR Aurelio, um sr de 85 anos figura ímpar de estórias fantásticas de onças e tudo, alem do cafezinho com pao delicioso àquela altura. Partimos para cidade ao anoitecer. Dormimos em Ibicoara pra acordar bem cedo e partir para Lençois.

dia 07 - Acordamos e partimos p Lençois parando no caminho para conhecer o Poço Azul (flutuação) e Poço Encantado. Almoçamos no restaurante que tem em frete. Comi a tão famosa carne de bode rsrsr uma delícia. rsr Chegamos em Lençois de noite e fui direto para a associação dos guias para contratar um, e assim fiz.

dia 08 - Acordamos cedo e adivinha?? Chuvaaaa!! rsr bagunçou o nosso roteiro, então parti para Iraquara (70 km de Lençois) fazer a Gruta da Torrinha, linda e maravilhosa, vale muito a pena fazer as tres horas dentro dela, as horas passam e a gente nem percebe, depois fui pra Pratinha, nadamos e tiramos fotos debaixo dagua la. Mto show a agua cristalina. Voltamos pra Lençois. Neste dia resolvi não fazer a Gruta da Lapa Doce, pois além de não dar tempo, o proprio guia falou que se fizessemos a Torrinha não viriamos nada demais na Lapa Doce, então eu a abortei do roteiro.

dia 09 - Acordamos cedo e fomos a Cachoeira do Sossego, trilha longa, mas sem maiores dificuldades... e claro que depois de fazermos a Fumacinha, todas as outras ficam fácil. rsr A Sossego é linda e dá pra tomarmos um delicioso banho por la com o sol nos esquentando. Chegamos quase a noite na cidade, tomei um banho, comemos (suco de mangaba é imperdível) e direto pra cama.

dia 10 - Acordamos cedo e fomos para a Cachoeira do Mosquito - O caminho de carro até ela não é tão pertinho, acho que uns 50 km ao todo sendo uns 20 de estrada de chão. Chegamos cedo na pousada, só tomamos um banho e pagamos a pousada, almoçamos na cidade, compramos umas lembrancinhas e partimos pra Vale do Capão, passando pelo Pai Inácio para ver o por do Sol (magnífico o lugar, vale muito a pena conhecer tb). Chegamos no Vale do Capão a noite e fui direto procurar pousada.... sem dificuldade nenhuma achei a pousada "Tatu Feliz" que fica na rua principal da vila. Mto aconchegante. recomendo. Deui até pra darmos uma volta na cidade apesar de ser já quase dez da noite. (lá tudo fecha bem cedo). Um casal de turista nos recomendou comer a pizza integral de lá da Pizzaria Capão Grande, uma delicia...recomendo e é imperdível... o cardápio é apenas informativo, vez que so servem um tipo de pizza e outra doce. Aconselho pedir meio a meio, doce e sal, ou pelo menos com um quarto da de doce. Ambas são uma delicia. podem comer.

Dia 11 - Acordamos cedo e da janela dava pra ver a chapada a qual iriamos subir e passar estava coberta toda por nuvens carregadas.... o pessoal disse que é normal e depois das dez da manha o tempo limpa. E de fato assim ocorreu. Mas não esperei limpar e iniciamos a trilha com o tempo bem fechado pegando até uma ligeira garoa o que nem deu pra molhar, foi ótimo porque no inicio da trilha que é casativo e ajudou a refrescar. No caminho encontramos um casal voltando dizendo que não viram nada la na Fumaça porque estava tudo encoberto de nuvens. E ao falar com ele que iria abrir eles resolveram voltar e subir denovo...rsr. A vista de la de cima é de dar vertigem na gente, vc deita na famosa ponta de granito em cima do desfiladeiro e vai se arrastando até onde o seu limite te mandar parar...rsr Uma americana doida ficava sentada na borda com as pernas balançando no precipicio de inclríveis e infindáveis 380 metros de altura. Eu deitei lá e ficava com a cabeça e braços fora da pedra e quando resolvi soltar um grito de euforia, comecei a ficar tonto...rsr tive que recuar um pouco, cruzar os braços e abaixar a cabeça no meio respirando fundo. rsrs Mto lindo o lugar sem duvida um dos mais lindos do Brasil. Bom, resumindo... de fato o tempo limpou ficou azul o céu e deu sim para vermos o lindo vale, Tanto que na volta pegmos sol demais até nos deixou vermelhos. Na volta da trilha de 6km, fizemos uma hora e quinze minutos do mirante da cachoeira até a associação dos guias...rsr quase um recorde de velocidade rsr. Os guias disseram que teve gente que fez em 50 minutos...rsr. Chegamos cedo na cidade, depois do devido banho... fomos dar um avolta na Vila e comprar umas lembrancinhas pra família.

dia 12 Acordamos cedo e pegamos a estrada direto pra Salvador (6 horas de viagem)-Chegamos lá 3 e meia da tarde e com ajuda do gps alcançamos o pelourinho onde tinhamos reservado a hospedagem na pousada. Comentarios a parte.... foi horrivel lá..., até banho de terra tomamos de um guri de nem 12 anos noiado, depois um grupo de capoeira que estava apresentando, mesmo depois de ter deixado uma gorgeta para eles, veiu um carinha dizer que eu estava filmando muito e que teria que dar mais dinheiro....Absurdo do absurdo isso....esperei acabar a apresentação pra depois falar umas coisas olho no olho do carinha. Devido a isso, não recomendo a noite la no pelourinho, vão para a Barra...Ondina.

dia 13 - Acordamos cedo, tomamos um café tranquilo e decidi visitar o estadio da Fonte Nova e o Farol da Barra antes de chegar ao Aeroporto. Tudo cronometrado no exato tempo, ocorreu tudo dentro do previsto, claro, graças a ajuda do GPS. Sem ele teria muita dificuldade no transito la e provavelmente teria que contratar um taxi para nos guiar. Chegamos no aeroporto faltando coisa de 20 minutos para o encerrmento do embarque. Entregamos o carro ao carinha da locadora, o qual já tinha ligado antes. O carro estava imundo e um bagasso só.... rodei nada mais nada menos do que incríveis 1800 quilometros com o golzinho rsrs

Chegamos na minha linda cidade de Vitória-ES com o espirito renovado e com a satisfação e alegreia de ter cumprido com o roterio certinho sem nenhum acidente ou imprevisto.

Lugar excepcional e indico para todos conhecerem.

No que eu puder ajudar a galera estarei aqui no que precisarem, pois através deste site montei meu roteiro, vi dicas de guias, cachoeiras, cidades, lugares, hospedagens, etc...

Portnato sinto-me no dever de retribuir e ajudar também :)

 

Abços

 

Adorei o seu rodapé de Mario Quintana. Pura e real verdade.

Good Trip

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...