Ir para conteúdo

Um final de semana em Mostardas-RS


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Por motivos profissionais, fomos para Mostardas-RS recentemente. A estadia foi curta, chegamos no sábado à tarde e partimos domingo pela manhã.

 

A cidade, que fica a 200km de Porto Alegre, localiza-se no litoral sul do Rio Grande do Sul. O acesso é pela BR- 101, a partir de Capivari do Sul. O estado dessa estrada é péssimo em vários trechos. Nessas partes o jeito é ir devagar e tentar desviar porque há sequências de buracos enormes na estrada (foto abaixo).

 

IMG-20130901-WA0002.jpg.adee78f0f7f19bb534cbaf00bb47804d.jpg

 

Chegando em Mostardas fomos até o hotel que tínhamos visto em um guia. A cidade é pequena e há 2 ou 3 opções de hospedagem. Fomos em uma das mais em conta, já que ficaríamos apenas um noite e no dia seguinte partiríamos bem cedo. O Hotel Mostardense (Rua Bento Gonçalves, 789 - a uma quadra da praça principal) é aparentemente um lugar era simpático. Tocamos a campainha e acordamos o atendente (dono?) que pelo jeito estava tirando sua sesta. Nos mostrou o quarto e informou que custava 70 reais a diária para o casal em um quarto com banheiro e café da manhã simples. Achamos ok e ficamos.

 

IMG-20130901-WA0003.jpg.84625e8368a22d13adbb0b6e34fc9cfe.jpg

 

Já instalados, nos demos conta de que o quarto não tinha ventilador, frigobar nem controle remoto para a televisão (que sintonizava em apenas um canal). Sabemos que há essas "regalias" em outros quartos mas pelo jeito é preciso insistir com o dono do estabelecimento. Apesar de ser relativamente barato, não acreditamos que valha a pena ficar lá: o banheiro estava sujo (com forte cheiro de urina) e o colchão era velho e mole. Além disso, na madrugada, chegou um grupo de hóspedes que ficou fazendo algazarra. Tivemos que levantar e pedir silêncio já que ninguém da administração tomava a iniciativa. No dia seguinte, saimos bem cedo e não chegamos a tomar o café da manhã.

 

A cidade é pequena e pacata, mas simpática. Há um centro histórico com construções dos séculos XVIII e XIX. Sábado à noite os moradores se concentram na praça central, onde há nos entornos algumas opções de lanches e janta.

IMG-20130901-WA0004.jpg.41ab9d11466bd81adbb73f795d97ad9e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Visitei Mostardas em Outubro de 2012. É uma cidade bastante peculiar, pequena, mas com um povo muito simpático e educado. São pouquíssimas as alternativas de diversão, afora uma meia dúzia de lanchonetes da praça em frente à igreja.

 

Quando eu fui, me hospedei no hotel Scheffer - um de faixada amarela, um pouco mais afastado da praça central - que aparentava ser o com melhor custo x benefício. Fui super bem atendido, tendo a atendente-dona até me emprestado uma chave da porta do hotel para que pudesse entrar caso voltasse tarde (coisas de cidade do interior...). O quarto não era grande coisa, nem tinham quartos com cama de casal, mas eram limpos, tinham ventilador e água quente. Os móveis eram antigos, mas bem conservados. Não me recordo do valor pago pela diária -apenas que julguei barato à época -, mas me deu direito a um café da manhã com pão colonial, geléia, manteiga, café com leite e suco de laranja natural.

 

Algo que me chamou atenção na cidade foi o baixíssimo preço dos produtos alimentícios. Lembro de ter comprado lanches muito gostosos, grandes, por não mais que um ou dois reais em uma padaria a algumas quadras da praça.

 

Não recomendo realizar esta viagem pela noite, já que a estrada é muito mal sinalizada e esburacada, como bem disse o autor. Também, não raro encontra-se animais na pista e a reta interminável que parece ser a estrada, associada a uma paisagem sem referências, acaba tornando a viagem bastante letárgica e cansativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...