Ir para conteúdo

Um pouco mais sobre Cusco


Posts Recomendados

  • Membros

O foco para aqueles que visitam Cusco é a famosa cidade perdida dos Incas. Mas alem desse ponto, que é uma das 7 maravilhas do mundo moderno, você tem vários outros atrativos que realmente valem a pena.

 

Para ficar mais prático, vou fazer uma espécie de perguntas e respostas... Preparados?! ::otemo::

 

1. O que fazer em Cusco?

Existe um Boleto Turístico que contempla um total de 16 atrações turísticas em Cusco e região. Esse boleto turístico pode ser um “full” ou “parcial”. O primeiro custa S/.130,00 os parciais custam, por volta de S/.75,00.

No site http://www.cosituc.gob.pe/ você pode consultar todas as modalidades deste boleto com as atrações todas as atrações inclusas.

 

2. Quais das modalidades deste boleto turístico valem a pena?

Isso depende muito de quanto tempo você poderá ficar na região, bem como quais são suas preferências. O grande problema é que existem algumas atrações que você só entra com esse boleto e não tem como comprar uma entrada especifica, ou seja, ou você compra o boleto ou não entra.

Ainda sobre esse boleto, muito espertamente, eles fazem tours que são “casados” e sempre vai haver uma atração que não está inclusa neste boleto:

City Tour: Igreja Santo Domingo (templos Qoricancha), que não está incluso no boleto; Saqsayhuamán; Q’enqo; Pukapukara e Tambomachay.

Vale Sagrado: Pisac, Ollantaytambo e Chinchero (essa é a exceção de custo extra, vai gastar se quiser fazer compras nas lojas de prata, feirinhas...)

Maras e Moray: Vilarejo de Chinchero, Moray e Salinas de Maras, esse ultimo não está incluso no boleto.

Desses o que eu mais gostei foi Maras e Moray. Mas, como disse logo no inicio, isso é muito pessoal e todos valem muito a pena tudo realmente vai depender de quanto tempo você tem disponível. Caso não possa fazer tudo só posso dizer, boa escolha! (e vai ser ligeiramente difícil fazê-la)

Na minha opinião, existem algumas atrações totalmente dispensáveis principalmente a parte dos museus. Muitos deles são mal conservados, iluminados, não possuem explicações...Mas os quais destaco e o que recomendaria conhecer são: Monumento Pachacuteq, Centro Qosqo de Arte Nativo e Museu Histórico Regional. Desse que acabei de comentar apenas o Centro de Arte Nativo você pode comprar a entrada individual o restante só com este boleto.

Ainda sobe o boleto ele é individual e intransferível; você coloca seu nome e, em cada atração, eles pedem para que mostre sua identificação. O “modelo full” vale por 10 dias os demais tem um prazo de validade mais curto.

**DICA IMPORTANTE: Se você tiver uma carterinha de estudante leve. Geralmente esse desconto é válido apenas para nativos, mas dependendo do humor da pessoa que te atende você pode conseguir esse desconto (Já dizia minha vó: quem não chora não mama).

 

 

3. É preciso contratar uma agencia de turismo para fazer esses passeios?

Não, você até consegue ir nos lugares sozinho. Mas terá dois desafios: o primeiro é o transporte e o segundo é o tempo que vai te demandar fazer tudo isso sozinho. Alem disso, gosto muito de ter as explicações dos guias; já que em muitos desses lugares vão te parecer um monte de pedras muito bem colocadas.

 

4. Como ir à Águas Calientes saindo de Cusco?

Você tem inúmeras possibilidades, o que vai te limitar são as mesmas observações que fiz para o boleto, tempo e custo, e com aventura ou sem aventura. Digo isso pois tem muita gente que gosta de caminhadas e experimentar jeitos alternativos...

Opção 1: ir de ônibus - vai gastar muito pouco, cerca de S/.57,00 para ir. Esse percurso de ônibus termina na entrada da hidroelétrica onde você terá que caminhar, cerca de 2h, para finalmente chegar em Águas Calientes. Nesse trajeto você vai gastar, indo direto e sem muitas paradas, um dia inteiro. Tenho que alertar que as pessoas que fazem essa opção podem voltar pelo mesmo caminho ou voltar com o trem.

Opção 2: ir de trem - vai gastar, no mínimo, USD100,00 independente das operadoras de trem que você escolher. Esse valor que citei é partindo da cidade de Ollantaytambo, caso você queira partir diretamente de Cusco prepare o bolso porque vai ficar BEM mais caro.

Opção 3: carro - tem algumas agencias que te oferecem um roteiro semelhante ao do ônibus com um valor intermediário.

 

5. Como chegar à Machu Picchu?

Isso vai depender do seu preparo físico e do quanto pode gastar. Você tem várias opções de trekking que podem variar de 3 à 5 dias; pode ainda, partindo de Águas Calientes, subir até a entrada do “parque” ou pagar USD19,00 e pegar a van que te deixa na entrada.

Eu não tenho lá um preparo físico digno de uma subida de, pelo menos 3 horas, e tive muito medo de passar mal em um trekking então optei pela van que, na minha opinião, foi à melhor escolha. A cidade/parque é enorme!!! Um dia é muito pouco para conhecer tudo que ela engloba, ainda mais se você for para Waynapicchu. MAS reintero que isso depende muito do seu preparo físico e do quanto pode gastar.

 

6. É preciso comprar o ingresso para Machu Picchu com antecedência?

DEPENDE... Você deve ser recordar que cada vez mais o governo peruano está restringindo a entrada de visitantes com a intenção de preservar esse patrimônio. Caso você vá em alta temporada sugiro que compre sim, se tiver a intenção de subir à Waynapicchu você obrigatoriamente terá de comprar antes (mínimo 2 meses) e, para trilha inca, diria que 6 meses é pouco.

Caso você compre através de uma agencia, fique muito atento. Vi algumas pessoas com boletos falsos tanto de entrada para MachuPicchu como para o trem...

Caso queira comprar seu boleto de entrada à MachuPicchu: http://www.machupicchu.gob.pe/

**Não se preocupe, caso você compre o boleto e queira que todo o resto seja fechado quando chegar lá, as agencias acabam “dando” um desconto. Alem disso, caso você queira ir sozinho mas também queira ser guiado, na entrada do parque tem inúmeros guias que podem prestar esse serviço, porem é pago... (eu recomendaria um guia pois a cidade é muito grande e sem guia tudo parece “apenas” uma incrível cidade de pedra.

 

Postei no Google+ as fotos do mapa da cidade e do boleto turístico... ( https://plus.google.com/u/0/105361309833159783033/posts)

 

Bom, acho que é isso. Na dúvida é só gritar!!! ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...