Uma Semana na República Dominicana

Oi pessoal! Após alguns anos visitando o Mochileiros.com, venho fazer minha primeira contribuição com meu primeiro relato de viagem!!! ::hahaha::

No dia 4 de Julho cheguei à Republica Dominicana, pelo Aeroporto Internacional de Punta Cana... sozinho, só com minha bagagem, passagem de volta p/ 7 dias depois, e a reserva do hotel.

Meu dia começou saindo de Belo Horizonte às 04:30, para pegar um voo da Gol de Confins a Guarulhos. Em Guarulhos, peguei outro voo às 11:00 com destino a Punta Cana / Rep. Dom., com uma escala em Caracas / Venezuela. No total, de Guarulhos até descer em Punta Cana, foram quase 7 horas de voo, à bordo de um desconfortável Boeing 737-800 com péssima comida a bordo. Quem for fazer uma viagem dessas, recomendo levar dentro do avião, um travesseiro pequeno e algo para comer, deve amenizar o cansaço.

Chegando em Punta Cana, a primeira surpresa: O Aeroporto... totalmente diferente do que já havia visto por aqui, o Aeroporto Int. de Punta Cana é completamente "temático", misturado ao cheiro típico e o calor do Caribe, dá pra relaxar instantaneamente após horas de voo. Eu não cheguei a tirar nenhuma foto na hora, pois meu iPhone estava quase sem carga, mas é exatamente isto aqui:

Pegando a bagagem, hora de ir pro hotel... Minha reserva foi feita no VIK Hotel Arena Blanca, em Bávaro, e fica a uns 25km do aeroporto. Saindo do saguão de desembarque, você encontra várias pessoas oferecendo transporte, que tem em mãos, normalmente, uma tabela de preços com os principais destinos da região. Os preços não são tão ruins como diziam pra mim... a corrida até o hotel ficou em USD 33,00. Motorista super animado, divertido, mas não falava um ingles muito bom.. ainda bem que do espanhol que ele falava, eu entendi alguma coisa, rs (Sou péssimo com espanhol).

Como estava anoitecendo, estrada muito cheia, demoramos cerca de uns 35 minutos para chegar ao Hotel. Dei uma gorjeta de 2 doláres pra ele, pela educação.

Fiz o Check-in por volta das 19:00 (USD 590,00 por 6 Noites em quarto simples). Eles me entregaram 3 cartões, e uma pasta com os "manuais" e guias do hotel. Os 3 cartões servem para acesso ao quarto, energia elétrica, e toalhas de praia, respectivamente (Demorei alguns minutos pra descobrir como usá-los, kkkkk) .. Os funcionários da recepção, muito educados também, falam um bom inglês, e rapidamente me liberaram.

Fui direto pro quarto, lokooooooo pra tomar um banho e comer alguma coisa "decente".. e que quarto confortável! Embora não tenha escolhido o melhor, nem o com a vista mais bonita, estava de muito bom tamanho. Duas camas de casal, muito confortáveis, varanda, ar condicionado, ventilador, banheiro com secador, TV LCD a cabo, telefone, cofre e frigobar.

Após deixar as coisas no quarto e tomar uma ducha rápida, dei uma corrida na praia pra ver aquele mar pela primeira vez. Ainda não estava escuro, deu até pra tirar algumas fotos antes de anoitecer:

Cheguei lá com o tempo fechado, com uma chuvinha leve, mas a temperatura estava por volta de uns 33º e água do mar é quente, basicamente a mesma temperatura ambiente. Sem nada o que admirar, com esse tempo horrível, saí em busca de um restaurante dentro do hotel. Existem 3 restaurantes, várias lanchonetes e bares.. Bom, a comida neles não é ruim, mas está longe de ser ótima. Boa diversidade, já que servem pratos internacionais, americanos e continentais.

Esta primeira noite foi difícil. Idioma local não é um espanhol “puro” e simples de entender como se estivesse assistindo a um filme... tem muitos dialetos e falam extremamente rápido, então se a pessoa não falasse inglês, logo, eu não entenderia nada. Pra conseguir pedir uma simples Coca Cola, no primeiro dia, foi algo bem complicado, kkkk

Nos dois dias que se seguiram, tratei de conhecer algumas pessoas e ver se dava a sorte de encontrar algum brasileiro. Nada feito! Tinha de tudo: Alemães, Franceses, Espanhóis, Americanos, Uruguaios, Chineses... mas nem um brasileiro. Acabei me enturmando com uma família de Alemães, que falavam um inglês perfeito, e marcamos de praticar mergulho no dia seguinte, já que aquela região é rica em corais e ilhas interessantes. Logo no hotel tem uma agência (Pelicano Watersports e ScubaFun), onde pagamos o passeio para Scuba Dive e Snorkeling na Isla Catalina. O passeio ficou em USD 95, + USD 50 por mergulho (Scuba), totalizando USD 145,00. Barato de mais, considerando que leva o dia todo (De 7:00 às 18:00). Estavam inclusos no “pacote”: Transporte de Van até a cidade de Bayahibe, a 80km de distância, e depois de Catamaran, até a Isla Catalina, + Alimentação (Almoço e lanches), + Equipamento de Mergulho.

A manhã em que saímos para o mergulho:

No caminho pra Bayahibe, passamos por algumas cidades interessantes, e a guia foi explicando as características de cada local. A guia também era Alemã, qual falava um inglês excelente.. Bom, o mais interessante no caminho foi quando passamos pelo cassino Hard Rock Café, que fica a apenas alguns kilometros de Bávaro, onde estávamos hospedados. No cassino, entraram na Van mais dois senhores Estadunidenses que se juntaram ao grupo. Ambos da Califórnia, educados de mais também! Os dois eram mergulhadores profissionais, com grande experiência, e a ajuda deles foi crucial pra mim e pros alemães que estávamos indo de “primeira viagem”...

Chegando em Bayahibe, Uma hora e meia depois, fomos para a sede da ScubaFun, agência de mergulho que contratamos. Lá, revisamos o roteiro e preenchemos uns formulários de autorização, e recolhemos o equipamento. Nessa hora eu quase me enrolo, pois do grupo inteiro, eu era o único que não tinha certificado de licença para mergulhar.. ainda bem que só eu sabia disto, Kkkk . Na agência, mais um grupo se juntou a nós. 5 Chineses e 4 moças da França, e mais um pessoal que foi em um outro barco.

Na hora que saímos para o mar em dois Catamarans bem potentes, fiquei fascinado com a beleza do lugar. Manhã de sábado, céu limpo, temperatura amena em torno dos 30º... entramos em alto mar e fomos rumo a Isla Catalina. No caminho, o pessoal mais experiente estava preparando o equipamento, e o Americano estava nos explicando como utilizar os reguladores.. como eles deixaram tudo preparado, pra gente foi bem simples. Só coloquei a roupa, e, chegando no local do primeiro mergulho, o pessoal me ajudou na colocação do colete e cilindro. Tudo aquilo pesa horrores! .. mas bem, depois que todo mundo começou a pular pra dentro da água, eu botei o respirador na boca e fui pra escada.. desci do barco e bom... foi simplesmente o momento mais fantástico que já experimentei em toda minha vida.

Eu nunca havia praticado ScubaDiving antes, apenas visto vários vídeos e fotos de como era. Mas na prática, tudo é muito mais interessante! Ainda mais na situação: Água cristalina, corais coloridos, peixes pra todo lado! No local que estávamos havia um museu subaquático, onde o pessoal mais experiente foi mais pro fundo, cerca de 25 a 30 metros. Eu e a família de alemães, que estávamos no primeiro mergulho, ficamos mais próximos aos corais, em profundidades em torno de 8 a 15 metros. Me senti muito estranho, mesmo seguindo os procedimentos básicos de mergulho. Depois de uns 8 metros a pressão da água começa a perturbar, não desci de mais por que não queria arriscar.. fiquei por baixo dágua nos corais mais rasos em torno de uns 30 a 40 minutos, fascinado! Depois o pessoal da Alemanha fez sinais para subir, pois estavam cansados (O esforço é bem pesado, pra quem não está acostumado a praticar esportes..), e como eu não queria me arriscar de mais, acompanhei eles de volta ao barco.

Depois de alguns minutos o resto do pessoal chegou, onde fomos para uma outra área da ilha. Lá, eles desceram e fizeram mais algumas horas de mergulho, em quanto eu e os Chineses ficamos só no Snorkel, em alguns corais a cerca de 50 metros da praia. O Mar é muito calmo, então dá pra nadar muito longe.. A profundidade era mediana, e deu pra dar bons mergulhos nos corais. Como não tenho prática em Breath diving, eu conseguia ficar no máximo 40 segundos completamente submerso, mas era o bastante pra apreciar a paisagem. Não sei como eles medem isso, mas o mar estava muito cristalino... dava pra enxergar tudo perfeitamente, a muitos metros de distância.. peixes, destroços de embarcações, ancoras, canhões, corais, e tudo mais que tinha lá em baixo. Realmente fantástico o mar nesta região do Caribe.

O almoço foi tarde, por volta das 15:30, depois entramos no barco, van, e voltamos pro hotel. O restante da minha permanência na Republica Dominicana eu fiquei rodando nas praias da proximidade, mas nada de tão especial quanto o mergulho. Somente a paisagem mesmo, e aproveitei o mar pra brincar um pouco mais de Snorkeling com meus equipamentos particulares... também conheci alguns campos de golf, visitei algumas lojinhas e conheci algumas pessoas. É massa quando você está num lugar assim, e diz “Soy Brasileiro”. Todo mundo parece adorar Brasileiro! Principalmente os dominicanos.

Em fim... não tirei muitas fotos pois estava sozinho, e minha câmera não é boa. Não ia ficar carregando coisa pra todo lado todos os dias, então estas foram todas as fotos que tirei.

Estas foram no último dia, antes de voltar pra casa..

Hotel:

Aeroporto:

Segue minha lista de custos com esta viagem:

Smiles Gol: 40.000 Pontos (Ida e Volta)

Hotel: 629,43 USD

Total USD: 891,27 Total BRL: 521,50

Total Convertido: 1.827,10

Total Final: 2350,00 BRL

Recomendo a todos que queiram ir curtir uma praia no exterior.. é um lugar fantástico! E aos que tem interesse em praticar qualquer tipo de mergulho, e ainda não teve coragem ou disposição pra fazer... FAÇAM! Por que é apaixonante, posso dividir minha vida em “Rafael antes de praticar mergulho”, e “Rafael depois de praticar mergulho”.... com certeza agora vem muito mais pela frente! Estou me certificando e adquirindo equipamento particular para praticar Scuba Diving com mais liberdade e frequência. Dentro de um ano quero fazer mais no mínimo, umas 4 viagens exclusivas para mergulhar!

Algumas peculiaridades do local:

- Estradas horríveis. O único chão bom é o que liga o Aeroporto à rede de hotéis.. parece que o País é construído para a visão dos turistas, pois a população passa aperto mesmo

- Muitas cidades não tem nem ao menos Energia Elétrica. Cidades grandes, sem o mínimo de infra-estrutura

- População predominantemente pobre, bem pobre mesmo. É um contraste se comparado à beleza natural do lugar, e tudo devido à corrupção do governo local

- Moeda local praticamente não é utilizada nas redes de turismo. Tudo e todos aceitam dólares americanos normalmente, e a conversão é boa! A maioria das coisas saem muito em conta!

- Muiiiiiiiiiita gente educada de mais. Não tive a infelicidade de conhecer ninguém que não fosse super educado e disposto a ajudar.. fantástico!

- Temperatura sempre alta. Com chuva ou sem chuva, o lugar é um "forno"... pra quem gosta de calor, ótimo!

- A ALMA da Rep. Dominicana está muitíssimo longe dos Resorts. NÃO FIQUE PLANTADO NO HOTEL, pois a real beleza local está não muito longe dos portões dali... vale a pena sair e conhecer os arredores. Minha próxima passagem por este lugar, podem ter certeza.. não irei alugar quarto de hotel, mas sim um carro pra rodar o máximo que puder! rs

Abraço pessoal, espero que gostem e que sirva de utlidade para alguém que planeja viajar pra Rep. Dominicana!

::tchann::

Muito bem relatado!!!

Estive em Punta Cana e Santo Domingo !! Concordo plenamente com o exposto.

E faço uma resalva quanto ao idioma, a lingua oficial é o espanhol, mas os dominicanos são muitos esforçados para aprender o inglês.... talvez a dificuldade na comunicação será com haitanos que estão muitos presentes em todo territorio dominicano..

Gy, a República Dominicana, no geral, é um país muito pobre e tal.. não é como nas grandes capitais aqui, que tem um Pub , uma Cervejaria ou um Restaurante bacana pra ir em qualquer lugar.. é tudo mais simples pelo que reparei. Já a rede preparada para turismo é coisa de primeiro mundo. Como mencionei, as instalações do Hard Rock Café lá são colossais... Eu não saí tanto quanto queria pois fui com pouco dinheiro, mas pelos lugares que conheci.. sim, dá pra falar que o lugar é bem animado, em boa parte por causa da população, o pessoal é receptivo e animado de mais..

La Romana tem um movimento maior na cidade que a região de La Altagracia, Bavaro e Macao.. sendo ela, mais bem estruturada para as noitadas e tal.. Lembro de ter visto vários bares muito organizados, mas não fiquei de noitada em nenhum deles, então não tenho uma opinião concreta..

Infelizmente não fui na capital.. San Domingo certamente é uma cidade enorme, e que não faltam opções... mas só indo pra garantir, kkkk ... deve ter uns tópicos aqui no Mochileiros tratando sobre isso.

Abraço!

• 3 anos depois...

Oi adorei o seu relato pois estive em Punta Cana recentemente. Concordo com tudo.

Fiquei no Hotel Ocean Blue que é exactamente ao lado do VIK Arena e a operadora de mergulho é exactamente a mesma (WWW.PELICANOSPORT.COM), e imagina que é uma empresa Luso-Brasileira! Eles cuidaram muito bem de nós. Todas as excursoes aquáticas e terrestres que fizemos foi com eles pois a facilidade de poder falar em portugues é fantastico. Chegamos mesmo a conhecer a vida fora do hotel com eles. Recomendo de verdade e penso em voltar em breve!