Uruguai Jun/2015 de Ônibus : Rivera - Montevideo - Colonia - Punta del Este

Como sempre em minhas aventuras peguei várias dicas aqui no mochileiros.com, senti a obrigação moral de fazer um breve relato sobre a viagem rápida e bem agradável que fiz com minha esposa ao Uruguai. Vou procurar colocar alguns detalhes como preços e nomes para que possam ajudar aos navegantes de primeira viagem.

Primeiro dia: Eu e minha esposa aproveitamos o feriado de Corpus Christi para irmos ao nosso país vizinho via terrestre. Começamos nosso mochilão na quarta-feira de tarde, saindo de carro da cidade onde estamos morando atualmente, Cruz Alta (RS) e chegamos no início da noite em Santana do Livramento, na divisa com Rivera, cidade em que dormimos no Hotel de Trânsito do Exército, a um preço super barato (R$65,00) comparado com os demais da região e com um café da manhã muito bom e ótima wifi. Detalhe: mesmo sendo do Exército, o Hotel de Trânsito também funciona para civis. Basta ligar e reservar o quarto.

Segundo dia: Acordamos cedo e, como nosso ônibus para Montevidéu só era ao meio dia, passeamos pelos inúmeros free shops de Rivera. Um pequeno detalhe de Rivera: creio que lá seja a melhor cidade de todas as fronteiras para se comprar importados. Realmente, lá é o paraíso para quem gosta de perfumes, bebidas, roupas, eletrônicos, etc!!

Após nossa volta pelas lojas, fomos numa casa de câmbio trocar o dinheiro. O real valia 8,20 pesos uruguaios. Mas foi a melhor oferta que vi em toda a viagem. Nem em Montevidéu encontrei um valor mais interessante. Trocamos uns 1800 reais em pesos uruguaios, o que foi mais do que suficiente, uma vez que o hotel e a passagem já haviam sido pagos no cartão. No final ainda sobraram 3000 pesos, que trocamos de volta por reais novamente em Rivera, por 8,80 pesos o real.

Fomos num ônibus "SUPER CAMA" da empresa de ônibus uruguaia TURIL. As duas passagens, ida e volta, saíram por 123 dólares, o que deu pouco mais de R$ 300,00. Achei bem barato, se comparado ao Brasil. O ônibus era muito bom, e serviram na viagem coc-cola e alfajor :D:D .

Chegamos por volta das 19:00 hrs no terminal de "TRES CRUCES". Em cima da rodoviária tem um ótimo shopping que vende de tudo, mas as coisas são caras. Fizemos um lanchinho na praça de alimentação. Eu fui no subway e a Bia foi no Burritos. Saimos da rodô, pegamos o ônibus "CA1", que vai do terminal até o centro. Um casal uruguaio viu que estávamos meio perdido e nos informou qual ônibus pegar até o hotel. Detalhe que, ao longo da viagem, muitos uruguaios vinham falar c a gente perguntando se precisávamos de ajuda. Muito simpáticos! ::otemo::

Nosso hotel foi o HOTEL CALIFÓRNIA, que fica na rua atrá da 18 de júlio, que é a mais famosa de Motevideo. 4 noites por R$ 700,00. O hotel era muito bom: boa localização, o café também era de primeira e o atendimento ótimo. Reservamos tudo pelo TRIP ADVISOR, sem maiores problemas.

Terceiro dia:: Fomos conhecer Montevidéu. Saindo do hotel, na esquina da 18 de Júlio, fica a fonte dos cadeados. Colocar um cadeado com o nome do seu amor na fonte significa amor eterno ::love:: . Continuando pelo 18 de Júlio, dá pra conhecer os principais ligares do centro: Plaza Independencia, Ciudad Vieja, Sarandi, Teatro Solis, Casa del Gobierno, Presidência, etc. Sempre vai ter muitos brasileiros tirando várias fotos. Uma curiosidade: tive a impressão, às vezes, que no Uruguai tinha mais brasileiros do que uruguaios. kkkkk ::lol4::

Saindo do centro fomos até o Mercado Popular, tiramos fotos, abastecemos as garrafas com água das fontes e caminhamos pela Rambla. Rambla é como eles chamam o calçadão da praia. Depois fomos até Punta Carretas, um shopping da elite da cidade, passamos pela Paya de los Pocitos (onde ficam as letras M-O-N-T-E-V-I-D-E-O.) e voltamos pelo Parque Rodó, um parque da cidade, porém meio descuidado.

Quarto-dia: Tomamos um ônibus para Colonia del Sacramiento, pela empresa de ônibus COT. A viagem durou umas 3 horas pq o ônibus parava em cada esquina. Duas passagens, ida e volta, deu por volta de uns 100 reais. Colonia é uma cidade bem aconchegante e pequena. Dá para conhecê-la em uma tarde, porém deve ser muito legal dormir ali. Com 50 pesos vc ganha um vale-museus que permitem entrar em todos os museus da cidade. Tem também um farol bonito que a entrada é 20 pesos por pessoa. De Colonia se consegue ver, bem ao longe, Buenos Aires. Muitas pessoas vão de cá para lá atraves do Rio da Prata, de Buquebus. Voltamos no ônibus das 17:30 para Montevideo.

Quinto dia:: Tomamos um ônibus para Punta del Este, de novo pela empresa COT, dessa vez em uma viagem direta e sem aquelas paradas. Duas horas e meia de estrada e chegamos no terminal. A cidade estava paradona, afinal era um domingo e quase inverno. Do lado do terminal de Punta, já dá para ver "la mano" ou "los diedos", que é aquela mão que sai da areia e que cada pessoa tem sua explicação para a obra. Bonito monumento, sempre com muitas pessoas. Pegamos um "city tour" pela cidade por 25 dólares cada pessoa. Não tínhamos muito tempo, e não sabámos muito o que fazer. Valeu a pena, apesar do preço, principalmente porque ele termina em CASAPUEBLO, na belíssima "cerimonia del Sol". Muitos turístas estavam praticando esportes radicais lá, e a vista é muito show. A entrada é um pouco cara (8 dólares). Voltamos no ônibus das 18:15.

Sexto dia: último dia no Uruguai, aproveitamos para dar um último rolé em Montevideo. Passear de novo pelas Ramblas e tirar as últimas fotos. Nosso ônibus pra Rivera foi às 18:30. Chegamos por volta da 01:00 da madruga e voltamos para o Hotel de Trânsito. Dia seguinte, partimos de volta para casa!!

Para aqueles que tem uma graninha sobrando, o Uruguai é um país bem legal de se conhecer. A comunicação é bem facil, dá pra pear ônibus de noite sem ter que ficar olhando desesperado para os lados, e o povo é muito simpático. E o melhor: é logo ali do lado.

Espero que tenham gostado e que vão lá também! Abraços!

Olá, adorei seu relato. Vou para o Uruguai em dezembro e nosso roteiro será parecido com o seu(inclusive o mesmo hotel em Montevideo) mas vou de carro.

Gostaria de saber se você tem dicas de lugar para as refeições e os valores gastos. Para evitar de entrar nas "frias" de turistas que as vezes ocorre hehe.

Obrigada

Oi Olga Maria! Desculpa a demora de responder, que bom q vc gostou do relato. O hotel de montevideo se for considerar o custo benefício acho que valeu muito a pena. Tem um mínimo de conforto pra quem vai de casal, o café é muito bom e o preço não é caro. Sobre restaurantes, na própria 18 de Julio tem mts restaurantes, e não são caros. Quer dizer, vai depender do que vc pede, mas vc consegue uma pizza ou um chivito (prato típico do Uruguai) por uns 30 reais a refeição pra duas pessoas. Se comparado Com o Brasil, eu achei bem barato. Já em Punta del Leste, td e mto caro, principalmente se vc for em alta estação, não só refeições, mas souvenir não recomendo comprar Nd lá. Bizu tentar fazer um lanche pq uma refeição completa pra duas pessoas pode sair uns 100 pila.

Espero que tenha ajudado e com certeza vc vai gostar Mto do Uruguai. O país é muito seguro e as pessoas são muito simpáticas.

Abração. :D

• 2 anos depois...

Olá, gostei muito do seu relato.

E gostaria de saber sobre o onibus que pegou em rivera até montevideo, eu e meu namorado, iremos fazer uma roadtrip em julho, e ficaremos hospedados em santana do livramento, como não é uma distância tãaao considerável, adorei a ideia de ir de onibus.

Porém, será nossa primeira roadtrip, e queria mais dicas.