Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!
#1231916 por Dhouglas Gonçalves
11 Nov 2016, 01:09
Boa noite pessoal, sou novo aqui. HAHA

Então estava pensando em fazer meu primeiro mochilão. Para ser algo experimental, resolvi fazer em meu estado (SC) para me adequar as técnicas e dicas dos demais mochileiros. Bom, tenho algumas dúvidas básicas que ainda não foram sanadas. ::sos::

1 - Quanto devo levar de dinheiro? Devo levar em especie ou em cartão? (débito/crédito) - (Sei que há vários fatores, nesse primeiro mochilão pretendo mochilar por 4 cidades que tenho muito interesse, são elas Penha, Bal. Camboriú, Pomerode e Jaraguá do Sul, ainda não parei para organizar tempo, lugares a serem visitados e etc. Porém tempo não seria muito o problema, algo em torno de 7 dias ou menos.)

2 - Riscos de mochilar sozinho? (Bom, eu não tenho medo de dormir em estações de trem, ou de ônibus, se preciso for dormirei, mas queria saber quais os riscos mais recorrentes que acontecem para mochileiros inexperientes que fazem seu primeiro mochilão.)

3 - Fatores temporais? (Em meu roteiro, passarei pela serra de Pomerode, nunca estive por lá no inverno, mas queria saber dos aventurados, o que acham é melhor mochilar no verão ou no inverno? Ou outono?)

4 - O mochileiro sempre ta com a MOCHILA nas costas, ou dá uma folga de vez em quando? (hahah É uma pergunta um tanto clichê, mas as vezes carregar barraca, saco de dormir, fora outros mateiras que pesam os ombros dificulta a apreciação da região, vocês recomendam o que? Deixar em mercados, naqueles guarda volumes ou obviamente no hotel caso esteja hospedado? Diz ai... :P

Bom, basicamente é isso pessoal, espero que possam sanar essas 4 dúvidas simples, principalmente a 1. Sei que o espirito do mochileiro é gastar o minimo possível, mas é sempre bom saber o quanto deve-se ter, o necessário basicamente.

Aguardo respostas.. :D
Abraço e bora mochilar!

#1232174 por caiomarim
12 Nov 2016, 13:19
Vou responder esperando que outros também te ajude!
1 - Quanto devo levar de dinheiro? Devo levar em especie ou em cartão? (débito/crédito) - (Sei que há vários fatores, nesse primeiro mochilão pretendo mochilar por 4 cidades que tenho muito interesse, são elas Penha, Bal. Camboriú, Pomerode e Jaraguá do Sul, ainda não parei para organizar tempo, lugares a serem visitados e etc. Porém tempo não seria muito o problema, algo em torno de 7 dias ou menos.) - Meu caro eu fiz esse trajeto com 2 mil reais. Levei dinheiro somente pro alimento, ônibus urbano e táxi. O resto paguei com cartão de crédito e/ou débito, nesse caso depende da situação e o que vai pagar.

2 - Riscos de mochilar sozinho? (Bom, eu não tenho medo de dormir em estações de trem, ou de ônibus, se preciso for dormirei, mas queria saber quais os riscos mais recorrentes que acontecem para mochileiros inexperientes que fazem seu primeiro mochilão.) - Tranquilamente tranquilo. Parei em pousadas, hotéis e também dormi em lugares inusitados como praças, delegacia e rodoviária (dormi modo de falar, ficava em uma lancheria olhando televisão, comendo, bebendo e usando wi-fi. Mas, é bem tranquilo. Ir sozinho é maravilhoso, ficar uma tempo só você não tem preço!

3 - Fatores temporais? (Em meu roteiro, passarei pela serra de Pomerode, nunca estive por lá no inverno, mas queria saber dos aventurados, o que acham é melhor mochilar no verão ou no inverno? Ou outono?) - O melhor é ir! Escolher uma data, colocar na cabeça que vai ir e IR! Bom mesmo, é ir uma vez no inverno e outra no verão pra sentir a diferença!

4 - O mochileiro sempre ta com a MOCHILA nas costas, ou dá uma folga de vez em quando? (hahah É uma pergunta um tanto clichê, mas as vezes carregar barraca, saco de dormir, fora outros mateiras que pesam os ombros dificulta a apreciação da região, vocês recomendam o que? Deixar em mercados, naqueles guarda volumes ou obviamente no hotel caso esteja hospedado? Diz ai... :P - Sempre ando de mochila, salvo quando estou em hospedado em algum lugar. Eu me considero um mochileiro, mas muitas das minhas viagens é feita me hospedando em pousadas ou hotéis e comendo bem, não que eu seja rico, mas por que sempre levo pra mais, pra não faltar nada!

Primeiro é ir e ver o que vai dar! A grande certeza que tenho é que você sempre vai querer estar na estrada! Futuramente opte em conhecer a Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Equador e Colômbia. Quando for pra sair do país tenha em vista o câmbio de moeda! Espero de alguma forma ter ajudado! Flw!
#1232283 por Bruce H
13 Nov 2016, 00:35
Olá Dhouglas,
Legal tua vontade de sair mochilando. E como disse o colega Caio, a primeira coisa a fazer é ir...
Em questão de tempo e dinheiro, é muito relativo, pois tudo depende do seu estilo de viajar, e isso você vai descobrir colocando o pé na estrada.
Você pode sair e viajar de maneira confortável de carro ou onibus.... ou de modo mais aventureiro de carona. Ficar em hoteis e pousadas ou albergues, hostels ou até em casa de famílias ou igrejas, pois apesar de tudo, tem muita gente boa que abre as portas a estranhos ainda.
Comida tbm não seria uma coisa complicada pois vc está em casa, e sempre tem um boteco com um PF da hora, ou uma padaria pra se virar.
De maneira prática, leve um pouco de dinheiro com voce para despesas imediatas como comida e passagens, e leve um cartão pra despesas maiores.
Seja de crédito ou debito, para usar ou sacar dinheiro quando precisar. O dinheiro você espalha em vários bolsos e vale até mesmo o bolsinho escondido na cueca, no tenis, no forro do casaco. O cartão tbm, só cuidado para não dobrar e estragar.
Tempo eu recomendo os meses mais quentes, pois vc leva menos roupa, saco de dormir mais leve, sem precisar de cobertor, e ajuda se precisar dormir ao relento. Isso ajuda diminuir o peso e volume da mochila e se precisar, carrega ele pra onde vc for.
Se precisar deixar a mochila pra trás, sempre tenha com você tudo que é importante pra você no corpo (RG, cartão, dinheiro, remédio). Só deixa na mochila coisas que se vc peder, esquecer ou na pior hipotese, for roubado, vc tenha como repor sem te complicar muito.
Sempre viaje com calçado e roupa confortável e peso que vc consiga carregar por longos períodos sem se cansar muito. Afinal mochilar é pra se divertir e não pra pagar por pecados passados...rs
Eu pessoalmente gosto de começar a jornada indo pra o lugar mais perto de onde vou começar e ir em direção ao mais afastado pra quando chegar lá, pegar um onibus e voltar direto pra casa. Mas isso tbm faz parte do estilo de viagem que voce vai desenvolver com o tempo... tem gente que faz exatamente o contrario ou monta um roteiro circular onde vai se afastando e aos poucos volta pra casa.
Viajar sozinho é uma delícia, pois vc terá mais tempo com vc mesmo e sera vc quem vai ditar o ritmo e estilo da viagem. Se quiser ficar mais tempo em algum lugar que gostou, ou se quer seguir em frente pois não gostou do lugar... só depende do seu nariz. Mas o lado ruim é se vc precisar de alguém pra olhar a sua mochila enquanto vc procura um banheiro... ou se precisar dormir ao relento... fica um pouco mais vulneravel... e não vai ter alguém pra tirar aquela foto de vc dentro do rio, debaixo da cachoeira ou em cima da arvore.
Mas viajar em dois, com um amigo ou uma namorada.... é muito prazeroso tbm, pois pode dividir despesas, duas cabeças pensam melhor que uma e se tiver uma diarreia... ele(a) fica com a sua mochila enquanto vc procura um banheiro....rs
A sua ideia de começar dentro do seu estado é muito boa... e com o tempo vc vai estar mochilando por esse Brasil afora.
Tanto a maior ou amenor das jornadas começa sempre com o primeiro passo ... por isso ... vamo bora cair na estrada.
Boa sorte.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes