Ir para conteúdo

27 Dias: Bolívia, Peru e Chile


Posts Recomendados

  • Membros

E aí galera, tudo bom?

Voltei dia 21 de janeiro dessa viagem fantástica, que foi planejada aqui no fórum com a ajuda do Leo ::cool:::'>

 

Bom, inicialmente a idéia era fazer o trajeto todo de ônibus, passando por Campo Grande, Puerto Quijarro, etc. Mas infelizmente (ou felizmente se for olhar a questão do conforto :mrgreen: ) não deu, os dias de viagem estavam contados, e esse trajeto terrestre me tomaria quase uns 8 dias, contando ida e volta... Fui e voltei de avião, pela Taca. Paguei um preço um pouco salgado (R$1800) por comprar em última hora, mas tudo bem...

La Paz

 

Cheguei e voltei por La Paz, no aeroporto El Alto, que fica a uns 30 min. da capital Boliviana e meros 4100 metros de altitude 8)

A sensação é única, de respirar e sentir que não entrou ar suficiente. Mas como não vai passar muito tempo lá, não precisa se preocupar, logo a situação melhora, um pouco, ao descer para La Paz, que fica a 3600 metros :mrgreen: .

 

Algumas dicas:

 

- Se for chegar muito tarde ao aeroporto, reserve com antecedência seu transporte até o hotel/hostal e o próprio hotel, por alguns motivos:

Não há muita disponibilidade de taxis no aeroporto (pelo menos na hora que eu cheguei, 01:00, só havia um)

A cidade de La Paz não é nada amigável de madrugada para sair andando com mochila nas costas procurando hostal. É muito frio e assusta um pouco pela sujeira e por algumas pessoas estranhas andando nas ruas. Quando cheguei parecia que tinha tido uma guerra civil. Muito lixo e polícia nas ruas, achei estranho...

Leve sua água para passar a primeira noite em La Paz. Quando cheguei lá de madrugada, não havia nenhum lugar para comprar água, e o hostal que eu fiquei também não tinha. Resultado: como estava morrendo de sede, tive que pegar água da torneira e colocar uma pastilha de cloro (Clor-in). Esse foi o único momento durante toda a viagem que passei por dificuldades com relação à água.

 

No dia seguinte saí para conhecer a cidade. Confesso a todos: não gostei muito. É muita sujeira e pobreza nas ruas. Um dia para conhecer a cidade e comprar prata (lá é muito barato) é mais do que suficiente.

No outro dia fui ao Chacaltaya. É um passeio legal, você sofre um pouco com a altitude (o ponto mais alto fica a 5800m.), mas vale a experiência. Passei o resto do dia com dor de cabeça, e só. Nada de enjôos ou qualquer outra coisa. Aliás, esse foi o único dia de toda a viagem que senti os efeitos da altitude. Depois do chacaltaya passei por um lugar chamado Valle de La Luna, é interessante, mas nada de demais...

Não fiz o passeio às ruínas de Tiwanaku, por isso não posso falar nada sobre ele.

Fiquei hospedado no Hostal Copacabana, foi 77 bolivianos o quarto duplo com café da manhã.

Embaixo do hostal tinha uma agência de turismo, Combitours, onde comprei o transporte até Copacabana. Saiu por 55 bolivianos.

Copacabana e Isla Del Sol

 

A viagem até Copacabana é um pouco demorada, mas nada cansativa, a paisagem é muito bonita. Em certo trecho é necessário parar e descer do ônibus para fazer a travessia de uma parte do Lago Titicaca. As pessoas vão em barcos, e o ônibus em uma balsa.

De volta ao ônibus, mais uns 30min e chega a Copacabana.

A cidadezinha é pequena, simples, mas muito bonita. Há muitas opções de restaurantes, pizzarias, hotéis, hostals, etc. Passei um dia lá, recomendo subir o Cerro Calvário, a vista lá de cima é muito bonita, da para ver toda a Ilha do Sol.

No dia seguinte peguei um barco para a Ilha (parte Sul). Não tem disso de só ter barcos determinada hora do dia. A todo momento saem barqueiros que fazem o trajeto. Ao chegar à ilha prepare-se para subir muitas escadarias debaixo de sol forte.

As hospedagens na ilha, assim como alimentação, são simples e caras. Lá foi um lugar que gastei uma quantidade de dinheiro relativamente alta para os padrões da Bolívia. Passei duas noites na Ilha, fiz a travessia (ida e volta) à pé até o norte, valeu muito a pena, foi uma das paisagens mais bonitas de toda a viagem.

Depois, de volta à Copacabana, passei mais uma noite, a do réveillon. Não há muita coisa para se fazer na cidade, os restaurantes ficam abertos, mas sem nada especial. Estava tão cansado que, pela primeira vez, passei o ano dormindo :mrgreen:

No dia seguinte comprei passagem de ônibus para Puno, primeiro destino no Peru. Comprei pela empresa Tour Peru, muito boa, com ônibus muito confortáveis.

Puno

 

Ao chegar a Puno, algumas coisas desagradáveis aconteceram:

Foi muito difícil achar empresas de ônibus semi-cama para ir até Cusco. Até que um sujeito, que parecia muito gentil, chegou oferecendo passagens de ônibus para Cusco, em ônibus semi-cama, pela empresa San Luís (guardem bem esse nome). Ele falou que eram 35 soles, achamos caro, mas como não havia mais opções, compramos, pensando que pelo menos valeria pagar pelo conforto. Logo depois ele já ofereceu um passeio para as Islas Flotantes de Uros, por 25 soles. Compramos...

O passeio é muito interessante, vale a pena fazer e conhecer a técnica de construção das ilhas. Durante o passeio, fomos descobrir que o preço que a maioria dos outros turistas pagaram foi em torno de 15 soles. Ou seja, fomos roubados...

Como se não bastasse, ao voltar do passeio para a rodoviária de Puno, ficamos sabendo que nossa empresa de ônibus havia mudado, não seria mais San Luís, e sim uma tal de Libertad (também guardem esse nome). O vendedor da San Luís nos garantiu que o ônibus era igual, semi-cama. Porém, quando fomos ver era executivo. Voltei para reclamar, e ainda tive que engolir as grosserias do cara, falando para eu ir logo para o ônibus e parar de reclamar. É mole? :twisted:

Para piorar a situação, o tal ônibus da Libertad estava imundo, e o cheiro do banheiro sujo se espalhava por todos os cantos, de uma maneira insuportável. Fomos nas duas primeiras cadeiras, perto da cabine do motorista, que para ajudar mais a situação foi as 7 horas inteiras de viagem escutando uma música boliviana na maior altura. Depois ficamos sabendo que o preço normal da passagem era de 20 a 25 soles...

Conclusão:

- Não aceite nada de pessoas que chegam te oferecendo passagens, transportes, passeios, etc.

- Compre todo o trajeto Copacabana - Puno - Cusco em Copacabana mesmo, de preferência com a Tour Peru.

Cusco

 

A cidade de Cusco é fascinante. Muito bonita e limpa, com uma ótima infra-estrutura para atender aos turistas. Gostei tanto que passei 5 dias pela cidade. Cusco, devido às construções antigas e ruas de pedras lembra um pouco as cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto e Mariana.

Fiquei hospedado no Hostal Kuntur Wasi (rua Tandapata - 352-A). A dona é uma senhora muito simpática, educada e atenciosa, que diz ser Ecologista. Os quartos e os banheiros são muito bons, e limpos (segundo a dona, são sempre desinfetados após troca de hóspedes pois em Cusco há um comércio sexual muito grande, e com isso o risco de transmissão de doenças é alto). Nas noites mais frias ela acendia a lareira que tinha no saguão do hostal, sentava e ficava conversando com os hóspedes. Paguei 20 dólares por um quarto duplo com banheiro privativo. Não inclui café da manhã, mas tem uma cozinha para os hóspedes usarem...

Para fazer o passeio à Machu Picchu, fui pela agência de turismo Pumas Trek, paguei 140 dólares. Não recomendo devido à falta de organização. Quando chegamos a Aguas Calientes não encontramos a guia contratada pela agência, o hostal Pumas Inn que tínhamos reservado (também pela agência) não nos aceitou, alegando que estava cheio e não tinha reserva em nosso nome. Quando conseguimos resolver todos esses problemas, fomos comer (ou pelo menos tentar) no restaurante Shaski, também pago pela agência. Para nossa surpresa o restaurante exigia um voucher (que a agência não havia dado) para comprovar que a agência realmente iria pagá-los pela nossa refeição. Para piorar ainda mais esse passeio, o dia da visita à Machu Picchu choveu o tempo todo, estava com muita neblina (não dava para ver a paisagem e as fotos ficaram ruins).

Voltando a Cusco, comprei passagens para Arequipa, pela empresa San Martin, que recomendo muito. O ônibus que comprei realmente existia e era Semi - cama.

 

Arequipa

 

A cidade é bonita, porém bem menos turística que Cusco. Fiquei poucos dias lá. Recomendo fazer o passeio ao Cañon Del Colca. Fiz um de 2 dias, com um ótimo banho termal em Chivay e um show folclórico muito legal durante o jantar. O Cânion é muito bonito, alguns condores apareceram e pude tirar muitas fotos.

De volta a Arequipa, comprei passagem de ônibus para Tacna (divisa com Arica - Chile). Em Tacna peguei um taxi lotação para Arica.

Arica

Arica é uma cidade chilena muito bonita, banhada pelo oceano Pacífico. Não vá pensando que as praias de lá são bonitas ou ao menos próximas das praias brasileiras. Lá fiquei hospedado no Hostal Raissa (rua San Martin - 281). Os quartos tinham banheiro privativo, com TV à cabo (coisa que eu estava sentindo muita falta já :mrgreen: ) e o café da manhã era incluído.

Ainda em Arica, comprei passagens de ônibus para San Pedro de Atacama, pela empresa TurBus, que recomendo bastante.

 

 

San Pedro de Atacama

 

Após 11 horas e meia de viagem chegamos em San Pedro de Atacama. A viagem à noite foi muito tranqüila e bonita, a lua cheia iluminando as paisagens do Deserto do Atacama foi maravilhoso.

San Pedro é um vilarejo altamente turístico, com ruas de terra, tudo muito simples. Mas não vá pensando que por isso deve ser barato... De toda viagem foi o lugar onde gastei mais dinheiro, tudo lá é muito caro (alimentação, hospedagem e passeios). Mas para compensar o preço alto, o Deserto do Atacama me impressionou com as paisagens. Foi, sem dúvida, o lugar onde fiz os melhores passeios e vi as mais bonitas paisagens de toda a viagem.

Comprei o seguinte pacote pela empresa Atacama Connection:

- Lagunas Altiplânicas

- Geysers Del ta tio + Lagunas Cejas + Ojos de Salar

- Salar de Tara (praticamente um rally pelo deserto a bordo uma caminhonete L200 novinha, com as paisagens mais bonitas de todas)

Esses passeios todos saíram por 160 dólares. Recomendo muito. A agência foi ótima também.

No último dia aluguei uma bicicleta e pedalei uns 10 km até um lugar chamado Guela del Diablo.

Em San Pedro fiquei hospedado no Hostal Cruz de Atacama, por 36 dólares o quarto duplo com banheiro privado, sem café. É caro, mas posso garantir que é um dos mais baratos (com banheiro privado) que têm por lá.

 

 

 

Saindo de San Pedro, comecei o trajeto de volta para La Paz, onde peguei o avião de volta para o Brasil.

Gastei nessa viagem, fora as passagens aéreas, U$1200. Lembrando que todas as hospedagens que fiquei foram com banheiro privativo. Quem não se importar com isso pode optar pelo compartilhado e economizar um pouco.

 

Selecionei algumas das poucas (2336 :mrgreen:) fotos que tirei, e coloquei na internet pra compartilhar com vocês:

 

Bolívia

 

Peru

 

Chile

 

 

Qualquer pergunta ou comentário são bem vindos ::cool:::'>

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Felipe!

Adorei seu relato! E as dicas, mais ainda!hehehe

Voce sabe se sairia muito mais barato ir e voltar de onibus?

Qto custaram as passagens de aviao?

E o cambio...qto vale um real em cada um desses países?

Sei que isso muda a todo tempo, mas vc foi a pouco tempo, entao deve estar quase o esmo preço neh!

 

Ate mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

anuska que bom que gostou do relato ::cool:::'>

 

Sem dúvida sai bem mais barato ir e voltar de ônibus, você economiza dinheiro, mas gasta muuito mais tempo. Para fazer o trajeto de ida e volta de ônibus são necessários uns 8 dias e uma boa disposição, hehe.

Paguei R$1800 pelas passagens aéreas, mas como eu falei, paguei caro por comprar em última hora. Planejando com antecedência e pesquisando as companhias aéreas creio que é possível comprar por uns R$1400...

O câmbio varia muito de acordo com o lugar do país que você está:

 

Na Bolívia:

 

Em La Paz você consegue uma taxa de 1 Dólar = 6.9 a 7 Bolivianos (B$)

Na Isla Del Sol a coisa já muda bastante. Alguns lugares oferecem 6 ou até mesmo 5.5. Tente trocar os dólares por B$ em La Paz, onde a cotação é bem próxima da oficial.

No Peru

 

No Peru não tive muito problema com câmbio. Em Cusco o câmbio está por volta de 1 Dólar = 3,11 Soles

 

No Chile

 

O melhor câmbio que consegui foi na rodoviária de Tacna, cidade peruana que faz divisa com Chile. Estava 1 Dólar = 620 Pesos Chilenos.

Em Arica estava um pouco mais baixo: 615

Em San Pedro piora mais ainda. O máximo que consegui foi 605. Alguns lugares oferecem 580. O melhor lugar para trocar dinheiro em San Pedro é uma casa de câmbio que tem uma porta com uma telinha, é a maior que tem na cidadezinha...

 

Não recomendo viajar com Reais. Vão te oferecer uma cotação muito ruim, isso quando você achar um lugar que aceita nossa moeda. Vá com Dólar.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Felipe!!Sou nova no forum e entrei para pegar várias dicas e começar a mochilar logo!!! :lol: Adorei seu relato porque estou sonhando com O Peru para este ano....mais ou menos em julho...o que vc acha??Quanto, em reais, vc gastou para passar por lá??Vale a pena inserir a Bolívia num roteiro de 20 dias??

 

Desculpa tantas perguntas...coisas de caçulas!!! :roll:::cool:::'> até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Liu;

 

Não sei te informar quanto gastei somente no Peru. Um dos maiores gastos que tive com passeios foi lá em Machu Picchu, juntamente com os passeios em San Pedro, no Chile...

Não sei o que pretende conhecer no Peru, mas 20 dias é bastante tempo. Talvez fosse interessante ir até a Isla Del Sol, na Bolívia, ou então até San Pedro de Atacama, no Chile. Ambos lugares são maravilhosos. Já que vai estar tão perto, vale a pena conhecer :wink:

Dê uma olhada nas fotos que eu coloquei no fim do relato, pode ser que te ajude a ter uma noção de como são os lugares ::cool:::'>

Ah, em julho é uma ótima época, você não vai pegar as chuvas todas que eu peguei. Porém, prepare-se para o frio :!:

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

fala Felipe.. blz?

maneiro o relato..

 

vc sabe até que horas sai ônibus de Copacabana para Puno??

 

dormiríamos em Copacabana e de manhã, partiríamos para a ilha do sol.. aí queríamos voltar no inicio da tarde para poder ir direto para puno, td no mesmo dia.. isso é possível??

 

obrigado.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí Bernardo, blz?

 

Eu acho que não da para fazer isso não. Eu lembro que a maioria dos ônibus saía por volta das 13~14hrs. Pode ser que tenha algum que saia mais tarde, mas não muito, porque tem a questão da imigração em Puno que nao deve funcionar até muito tarde.

 

Os barcos que levam até a ilha saem a partir das 10hrs da manhã, mais ou menos.

Os barcos que levam da Ilha até Copacabana saem com muito menos freqüência do que os que fazem o trajeto contrário. Eu lembro que da Ilha saía um às 11:30 da manhã. E gastam 1:30hr para fazer a travessia.

Ou seja, não da tempo de ir até a ilha, conhecer, e ainda voltar no mesmo dia a tempo de pegar ônibus. Ainda mais porque a Ilha é muito boa, te recomendaria passar pelo menos uma noite lá. Eu passei duas.. :mrgreen:

 

Falow ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...