Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#1025398 por MUNDO OUTDOOR
24 Nov 2014, 20:04
Fim de semana animal!!! Alcançamos a Lendária CACHOEIRA DAS ANDORINHAS, em Morro do Pilar/MG. Trekking com altimetria cabulosa debaixo de chuva, 2k de subida de rio a nado e caminhando sobre pedras, acampamento selvagem... Literalmente demos o sangue para chegar a este local a abençoado. Simplesmente a cachoeira mais linda que já vi. Não bastasse a beleza do local, ele está completamente preservado.

Agradecimentos à galera do Canal LIGA RAPEL (Gabriel Finelli e Sandro Dourado) que organizou a trip. Na volta, ainda cruzei com o Giuliano Toniolo, um dos precursores do Bushcraft, a caminha da Serra do Cipó.

MORRO DO PILAR
É uma pequena cidade mineira localizada na região da Serra Cipó. Fica a 155km de Belo Horizonte/MG. A região é repleta de cachoeiras como: CACHOEIRA DAS ANDORINHAS (nosso objetivo), CACHOEIRA DO PICA PAU, CACHOEIRA DA SANTA, CACHOEIRA DA NANÁ, entre outros atrativos. O fato mais interessante é que a região ainda é pouco explorada. O acesso às cachoeiras é complicado, acredito que por esta razão o local seja tão preservado, mal sendo notada a presença humana.

NOSSO OBJETIVO
Nosso grupo tinha como meta chegar à CACHOEIRA DAS ANDORINHAS. Há poucos dias, um grupo menor havia tentado, e apesar de tê-la avistado, não foi possível chegar à parte baixa.

Desta vez estacionamos os carros próximo à estrada e seguimos caminhando por uma estrada que gentilmente foi limpa pela PREFEITURA DE MORRO DO PILAR para facilitar o acesso à cachoeira.

Foram 3,29km de trekking com um declive acentuado (aproximadamente 300m) para chegar ao local escolhido para o acampamento. Lá chegando, montamos as barracas/redes preocupados com a chuva que ameaçava.

Então, levando apenas alguns equipamentos e alimentos em sacos estanques, seguimos uma trilha bem fachada até chegar ao RIO PRETO (na verdade suas aguas são vermelhas devido ao minério). Utilizando coletes salva-vidas por segurança seguimos pelo rio oscilando trechos de natação com trechos de caminhadas sobre pedras. Com certeza caminhar sobre as pedras foi o mais sofrido, é extremamente recomendado o uso de calçados, terminei o trajeto com dores nas solas dos pés e várias escoriações. Eu estava bastante receoso em relação à temperatura da agua, em especial porque era um dia nublado com o sol dando as caras apenas eventualmente, mas posso garantir que a agua estava bastante agradável.

De qualquer maneira, este sofrimento foi recompensado quando após 2km de purgatório conseguimos avistar os cânions que abrigam a CACHOEIRA DAS ANDORINHAS. Na chegada, fomos recebidos por um grande bando delas (não é por acaso o nome), foi de encher os olhos d’agua. O lugar é maravilhoso, sem dúvida um dos mais lindos que já vi e acima de tudo praticamente intocado pelo homem.

Curtimos o visual, nadamos, tiramos várias fotos, lanchamos e bora voltar porque o caminho era longo e duro. Para nossa felicidade encontramos uma trilha, também bem fechada, que nos levou de volta à base sem ter que ficar o tempo todo na água.

De volta ao acampamento foi a hora de repor as energias com um belo “cup noodles” e melhorar as estruturas do acampamento, pois a noite prometia chuva. Porque não aproveitar e praticar também um pouco de bushcraft.

A tarde custou a passar devido ao calor insuportável. No início da noite, repomos o estoque de agua e sentamos juntos da fogueira para jantar. De barriga cheia, cada um partiu para seu cantinho. A noite foi muito agradável, fiquei contente por ter utilizado uma rede. Apenas por volta das 6h30 começou a cair uma chuva leve que nos acompanhou por todo o caminho de volta. E que caminho, uma ascensão de 300m em 3,36km de trilha pesada cumpridos em praticamente 1h.

DICA
Se você gostou deste passeio e pretende realizá-lo também, não deixe de baixar nossos tracklogs no WIKILOC.

O QUE LEVAR
Se você optar por acampar como nós, tenha muito cuidado na escolha de seus equipamentos para não passar perrengue e o lazer virar sofrimento. Confira abaixo meu check-list completo:

VESTURIO
Anorak
Bermuda
Boné
Bota impermeável
Calça
Camisa segunda-pele 2x
Camiseta 3x
Cuecas 3x
Luvas
Meias 3x
Oculos de Sol
Sunga

COZINHA/ ALIMENTOS
Atum Enlatado
Barras de Proteina
Cantil/ Caneco/ Case
Cup noodles
Fogareiro
Geis de Carboidrato
Nutella
Pão de Forma
Suco
Talher

EQUIPAMENTOS
*Kit Higiene Pessoal
*Kit Primeiro Socorros
*Kit Sobrevivencia
Camelbak
Camera Fotográfica
Capa p/ Mochila
Colete Salva-vidas
Cordeletes
Faca
Gps Etrex 30
Gps Forerunner 910
Isqueiro
Lanterna de Cabeça
Lanterna Tática
Mochila Cargueira
Rádio HT + Baterias
Saco Estanque
Serra Dobrável
Toalha de Rosto

ABRIGO
Isolante Termico
Lona ou Tarp
Rede
Saco de Dormir

COMO CHEGAR
Saindo de BH, siga pela MG010 sentindo Aeroporto de Confins. Na sequência, pegue à direita na placa para Lagoa Santa. Siga as placas para à cidade de Serra do Cipó, antiga Cardeal Mota. Atravesse Serra do Cipó seguindo sempre pela mesma estrada, após 55km você chegará à Morro do Pilar.

O Governo de Minas fez um ótimo trabalho e o asfalto até Morro do Pilar está em excelentes condições.

ONDE FICAR
Em Morro do Pilar existe algumas pousadas de boa qualidade. Entretanto, optamos por fazer um “acampamento selvagem” nas proximidades da CACHOEIRA DAS ANDORINHAS.

QUANDO VISITAR
A melhor época é de maio a setembro, período da seca. De dezembro a março, tem o benefício do calor, porém fique atento às chuvas, em especial quando estiver se banhando nas cachoeiras. Em NOVEMBRO, devido à grave seca deste ano, o volume de agua estava bem baixo, mas foi possível notar que já esteve pelo menos uns 3m acima. Nós pegamos chuva leve sábado e domingo pela manhã.

#1039036 por MUNDO OUTDOOR
31 Dez 2014, 07:46
Valeu Vinícius!!!

No blog tem várias informações e os links para download do trajeto, visite:
http://www.mundooutdoor.com.br/2012/07/roteiros.html

Morro do Pilar fica a menos de 30 min da Serra do Cipo, a partir de BH vc deve gastar 1h40.

Cachoeira top e pouco visitada. Vale a pena conhecer. Qqr dúvida tô à disposição.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante