Roteiros de Viagem no Brasil
#764471 por br.olivei
02 Out 2012, 08:12
Bom dia,

Preciso mto da ajuda de mochileiros que conhecem bem a Bahia.
Vou encarar com minha esposa um mochilão de 20 dias pela Bahia, do dia 20/12 ao dia 10/01. Li mtos tópicos no Mochileiros.com além de alguns guias e chegamos ao roteiro abaixo. Gostaria que vcs me ajudassem pensando a melhor ordem para as cidades, pensando baixos custos, transporte, distâncias etc.

ROTEIRO

1 - São Paulo - Salvador (avião)
2 - Arembepe
3 - Praia do Forte
4 - Morro de SP
5 - Ilha de Boipeba
6 - Peninsula de Marau
7 - Taipus de Fora
8 - Ilheus
9 - Itacaré
10 - Pto Seguro
11 - Trancoso e Espelho
12 - Chapada Diamantina
13 - Algum local que vale muito conhecer do sertão (ainda não sei o que...)
14 - Juazeiro?
15 - Feira de Santana?
16 - Salvador - São Paulo (avião)

Caso tenha algum local que não vale a pena manter ou deva substituir, me avisem.

Aguardo as contribuições.

Obrigado!

#764812 por xxcharles
03 Out 2012, 00:13
Bom Dia

Eu creio que 20 dias não compensaria você ir para a Chapada Diamantina ...
Ainda não fui lá ... mas sei que é um mundo à parte ...

Destes destinos já estive em Salvado (Praia do Forte/Arembepe) ... e Morro de São Paulo/Boipeba ..
Eu organizaria o roteiro da seguinte forma ...

Salvador
Caso esteja de carro:
1º Dia (se chegar cedo) - Pelourinho + Elevador Lacerda + Mercado Modelo + Por do sol no Farol da Barra
2º Dia - Praia do Forte + Arembepe
relato de quando fui a salvador: Salvador

Salvador >>> Valença >>> Morro de São Paulo
3º Dia - metade do dia vc vai perder viajando ... aproveite para fechar os passeios
4º Dia - Passeio à boipeba
5º Dia - Passeio ao morro de argila e banco de areia + Por do sol no farol
relato de quando fui à Morro de São Paulo: Morro de São Paulo/Boipeba

Morro de São Paulo >>> Valença >>> Camamu >>> Barra Grande >>> Taipús de fora >>> Itacaré >>> Ilheus

Dai para frente não pesquisei e não sei mais nada =/

Estou a disposição qualquer dúvida
#766855 por Paulozaca
08 Out 2012, 17:50
Cara,

A Bahia é muito grande pra se rodar em 20 dias...

20 dias não dá nem pra conhecer a Chapada Diamantina toda...

Praia do Forte e Morro de São Paulo são lugares para quem busca mais agito e sofisticação.

Se você estiver pensando em ecoturismo, sugiro dividir sua viagem entre a Chapada Diamantina (10 dias) e o trecho entre Boipeba-Itacaré (10 dias).

A Chapada Diamantina é composta de 5 cidades e eu acho um sacrilégio ir e só conhecer Lençóis/BA.

Se for para lá não deixe de fazer a travessia dos vales do Capão e do Paty.

Uma visita a cachoeira da fumaça (2ª maior do brasil) tb vale a pena.

Alem dos passeios básicos que Lençois, Palmeiras, Andarai e Mucugê oferecem. Várias grutas, cavernas, poços com uma tonalidade única de cor d'agua, morros e visuais.

Uma experiência única que passei em Lençois foi a travessia de uma caverna repleta de estalactites e estalagmites. No meio do caminho, o guia pede para quem estiver presente se sentar e apaga a luz da lanterna por 2 minutos. 2 minutos que parecerão 50... Ausência total de som e de luz. Certamente uma experiência impressionante.

A Chapada Diamantina é o outro extremo da cadeia do Espinhaço que começa aqui em MG e que tambem tem cenários maravilhosos, tão ou mais bonitos que na Bahia.

Quanto ao litoral baiano, peço desculpas ao rapaz que respondeu primeiro, mas passear uma tarde em Boipeba é algo inaceitável... rsrs

A Ilha de Boipeba é o local mais preservado da costa baiana e merece ser desfrutada e conhecida com mais tempo. São vários os lugares nela que merecem ser visitados e vários tipos de ecossistema dentro de uma mesma ilha.

Ir a Boipeba e não conhecer Cueira, Tassimirim, Moreré, Bainema, Ponta dos Castelhanos, Cova da onça e os mirantes da caixa d'agua e Quebra Cum é a mesma coisa que não ir. As piscinas naturais de Moreré são um espetáculo a parte.

Não se pode falar que conhece Boipeba apenas passando uma tarde na praia da boca da barra.

E Boipeba está relativamente próxima de outra região intocada da Bahia que é a região que compreende a Baia de Camamu, Travessão, Península de Maraú, Taipus de Fora, Barra Grande, ate chegar em Itacaré que tem praias afastadas lindíssimas tambem como Jeribucassu, Havaizinho, Engenhoca e Itacarezinho.

Tanto da Chapada Diamantina, quanto do litoral vocês sairão com a sensação de que faltou muito ainda a se conhecer.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Paulo
#766885 por br.olivei
08 Out 2012, 19:47
Gente, mto obrigado pelas respostas até agora!

A partir destas contribuições tenho reorganizado o roteiro.
Espero ouvir ainda outras opiniões, mas o post do Paulo me obrigou a dar mais tempo do que vinha imaginando para Diamantina e região.

Paulo, vc tem alguma idéia de preços de transporte, hospedagem e alimentação?

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes