Ir para conteúdo

Alcântara - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Alcântara

 

Como chegar

Ir até o cais da praia grande umas cinco quadras do centro histórico, na verdade o setor histórico esta junto com o Cais, leva aproximadamente uma hora de barco de São Luís e é um excelente passeio que pode ser feito em apenas um dia, o preço é de R$ 12,00.

Na realidade não se leva mais que duas horas para andar por todo o setor histórico de Alcântara.

 

Nunca compre ida e volta, mesmo por que existem três opções para ir e retornar.

De lancha, tem os horários marcados de acordo com a maré, mas tem a opção de retornar ou ir de barco ou catamarã.

Uma vantagem é que, praticamente, todos os pontos turísticos da cidade, podem ser visitados a pé. Os atrativos começam logo na descida do barco, no Porto do Jacaré e subindo a ladeira de mesmo nome, que conduz ao coração da cidade: o largo onde se encontram as ruínas da igreja da Matriz, a antiga cadeia e o pelourinho. É possível também, a partir de Alcântara, fazer passeios de barcos por igarapés e visitar ilhas como Cajual, onde estão sendo descobertos valiosos fósseis. Quem tiver um pouco mais de tempo pode dormir na cidade. Existem bares agradáveis para se degustar bebidas e comidas típicas. As noites de lua cheia, entre casarões e monumentos do passado, são inesquecíveis.

 

Museu Histórico e Artístico de Alcântara

Praça da Matriz.

Acervo ilustra a opulência da cidade quando esta era habitada por ricos barões.

 

Pelourinho

Praça da Matriz.

Um dos mais importantes atrativos de Alcântara. Decorado com as armas do império, é hoje o mais bem conservado do país.

 

Casa de Câmara e Cadeia

Praça da Matriz.

Prédio do final do século XVIII, onde antigamente funcionava a cadeia. Hoje é sede da Prefeitura.

 

Praça da Matriz

Largo quadrangular cercado de casarões, abrigando o pelourinho e as ruínas da igreja de São Matias. Suas árvores são centenárias.

 

Casa do Imperador

Rua Grande.

Construção inacabada. O prédio hospedaria o imperador D. Pedro II, em uma visita que nunca faria à Alcântara.

Igreja e Convento do Carmo - Em estilo barroco, o conjunto é remanescente do século XVII. Mais de cem anjos esculpidos em talha dourada ornamentam seu altar.

 

Casa do Divino

Rua Grande, s/n.

Parte das festividades do Divino Espírito Santo é realizada neste casarão restaurado. Nas suas dependências estão expostas mesas, altares e instrumentos utilizados durante as comemorações.

 

Fonte das Pedras

Rua Pequena.

Construída no século XVIII, para abastecimento de água.

 

Fonte do Mirititiua

Bairro de Caravelas.

Construída no início do século

 

Praias e Ilhas

 

 

Praia da Baronesa

Possui bares e pousada. Próxima do centro de Alcântara (chega-se lá a pé) é a mais freqüentada.

 

Ilha do Cajual

Importante sítio de fósseis de dinossauros. Ponto de reprodução de Guarás.

 

Ilha do Livramento

Ilha desabitada, onde se encontra uma das mais belas praias de Alcântara. Chega-se de barco, em 15 minutos de travessia. Bastante freqüentada por turistas.

 

Onde ficar Alcântara

clique aqui

Site de turismo do Maranhão tem relação de Hotéis e informações da cidade.

 

http://www.turismo.ma.gov.br/pt/

 

São Luís - Guia de Informações

 

clique aqui

 

 

Verificar site do Maranhão no Guia de informações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Fui tem 1 mes e aconselho vivamente a dormir 1 noite. Nunca se sabe o horario da Mare, pode ser que vc chegue e tenha que voltar em poucas horas. As opçoes de hospedagem são poucas, a cidade nao tem muita infraestrutura turistica. Dê preferencia a um final de semana, quando os restaurantes estão abertos.

Eu fiquei na La Maison du Baron, quarto 180 reais. Tem outras mais baratas, mas são casas de moradores, bem simples.

Quando estivar por la procure o restaurante da mae do Danilo de Alcantara, ele é guia naturalista. Todo mundo conhece ele, é considerado o melhor guia de la.

Se tiver mais tempo ele pode explicar como fazer o trekking passando pelas praias, eu nao fiz, nao tinha tempo. As vezes da pra tomar banho com os planctons em noite de lua cheia, dizem que é maravilhoso.

 

Ah, tem tambem a revoada dos guaras, mas eu nao vi. Eles estavam escondidos em reproducao.

 

Alcantara tem muita coisa a ser explorada !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

p/ ir p/ Alcantara é só chegar no terminal hidroviário e comprar a passagem? Posso comprar na hora ou tem q ser c/ antecedência? O transporte é de linha ou são vários particulares fazendo o trajeto?

 

De acordo c/ o meu roteiro vou p/ alcantara em plena segunda-feira, mas em julho.

as lojas, restaurantes vão estar abertos?

 

Disseram q o Restaurante da Josefa é bom...

alguem recomenda outro?

 

Dá p/ ir a pé do centrinho de Alcântara p/ a Praia da Baronesa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Naomi,

 

A melhor época pra ir pra lá é de julho pra frente mesmo.... Julho é alta temporada por lá, os restaurantes e lojas certamente estarão cheios.

 

Respondendo pergunta com outra pergunta, é f... ::lol4:: mas lá vou eu: Porque vc não vai de barco? A estrada pra ir de carro, apesar de pequena a distância, está um horro, pode levar 2 horas de viagem...

 

A saída é da Praia Grande em São Luis, e os horários variam conforme a maré. Demora 1h e 15 min.

 

O Mauro, logo acima nesta mesma página deu várias informações de como chegar a Alcântara, não sei se vc viu, se vc já viu me perdoe, ta?

 

bjk e boa trip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Naomi,

A melhor época pra ir pra lá é de julho pra frente mesmo.... Julho é alta temporada por lá, os restaurantes e lojas certamente estarão cheios.

minha pergunta é por causa de ser segunda-feira. Dia meio morto, né?

 

Porque vc não vai de barco? A estrada pra ir de carro, apesar de pequena a distância, está um horro, pode levar 2 horas de viagem...

desculpe, mas pretendo ir d barco mesmo. minha duvida é se posso chegar na hora, ou seja, no dia de manhã ou se tenho q ir 1 dia antes p/ comprar minha passagem.

 

obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Naomi compre na hora, lembre só compre a ida, por que asim vc tem mais opções para escolher o horário de volta via Catamarã ou barco e/ou lancha rápida.

A cidade é bem pequena e não faz diferença de muita gente ou não, no dia que eu fui não tinha mais qque uns 20 andando por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Mauro,

 

muito obrigada pelas dicas e pela paciência. Desculpem-me, sei q estou perguntanto muiiiiiito. Acho q nunca pesquisei tanto sobre um roteiro como esse.

 

vc andou sozinho por lá? Mta gente ficou te perturbando p/ ser teu guia?

Vc tem algum mapa de Alcântara?

 

Vc indica algum restaurante lá?

 

alguma dica especial do lugar?

 

Grata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Não é necessário um mapa não, é só seguir o caminho da roça, tem guia sim que se oferece para acompanhar, o preço acho que é R$ 5,00 ou R$ 25,00 por pessoa, não entendi bem o que o cara falou, eu dispensei. Quanto a restaurante na descida da barca, vc já vê os restaurantes, sem erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Mauro, mto obrigada pelas infos.

 

tem muita diferença de preço e/ou conforto entre uma embarcação e outra? Esse trecho é conhecido por ser agitado e pelo pessoal enjoar mto...

 

vc foi p/ alguma praia?

Dá p/ ir a pé do centrinho de Alcântara p/ a Praia da Baronesa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fiz este trecho de Barco. Tem um Catamarã que faz este trecho mas me pareceu inseguro e o pessoal que foi disse que balança muito. O braço de mar é bastante agitado. Tem um barco maior que faz a travessia e que os morados locais usam. É mais seguro e balança menos. Quanto ao preço acho que o barco era mais barato e um pouco mais lento. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...