Ir para conteúdo

ALEMANHA - AUSTRIA - ITÁLIA (Primeira viagem para a Europa)


Posts Recomendados

  • Membros

Estou programando de viajar para Europa em dezembro deste ano, e tenho bastante dúvidas...

Pretendo conhecer a Alemanha, Austria e Itália, entrando por Frankfurt e saindo por Roma. Planejo ficar lá durante 25 dias (do dia 11/12/014 ao dia 08/01/015) (sem contar com os dois dias de ida e volta).

 

O meu roteiro seria:

 

Alemanha

Frankfurt - Würzburg - Weikersheim - Rothenburg o.d.T - Nuremberg - Augsburgo - Munique - Füssen

 

Austria

Innsbruck - Salzburg - Viena

 

Itália

Veneza - Verona - Milão - Florença - Roma

 

(Roteiro feito exatamente nessa ordem)

 

E as minhas dúvidas são:

 

1- Moro em Natal e vi uma passagem, Natal-Frankfurt e na volta Roma-Natal por R$ 2807,00 já com todas as taxas. Esse valor tá caro, barato ou no preço?

2- O roteiro tá legal? Tem algo que eu deveria acrescentar, tirar ou mudar a ordem?

3- Quantos dias devo ficar em cada cidade? Quais cidades vale a pena só passar o dia?

4- Quanto por dia em média seria necessário(contando com hospedagem(podendo ser a hospedagem em hotel o mais barato possível, bed and breakfast ou hostel com quarto para dois e banheiro privado), passeios e alimentação?

5- E quanto sairia em média o deslocamento de trem entre os trechos que citei no roteiro?

6- 25 dias é suficiente para executar esse roteiro?

7- Pensei em adicionar Colônia na Alemanha, vale a pena ou fica muito fora desse roteiro que fiz, corrido demais?

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Muito obrigada pelas dicas AdrianoLB! Realmente Milão tá um pouco fora, eu só coloquei no roteiro porque a minha irmã passou alguns dias lá em dezembro/2013 e elogiou muito, então fiquei curiosa e resolvi incluir. Mas vou repensar pra ter um roteiro mais tranquilo!

 

Sobre as datas eu saio de Natal dia 11/12 e chego em Lisboa (para conexão) dia 12/12 às 6:55 da manha e o voo para Frankfurt só sai as 18:30, então pensei em passear um pouco por lisboa, seria possível? Então chego em frankfurt mais de 22 horas da noite do dia 12/12, que já iria descansar para começar o roteiro no dia seguinte (13/12), sendo assim as datas mais caras a partir do dia 25/12 eu creio que já estaria na Itália.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Renata,

 

De Natal a cia que costumava ter os melhores preços era a TAP. Diante da baixa oferta de vôos, do ticket permitir que você entre por uma cidade e volte por outra e as taxas estarem inclusas, não parece um preço ruim. Entretanto, ainda estamos em fevereiro e está bastante cedo para chegarem as promoções. Às vezes saem boas promoções de Recife e você chega lá em 5h de ônibus.

 

Fica difícil de falar que o roteiro tá legal, porque você não mostrou como pretende distribuir o tempo. E isso você é quem precisa avaliar, de acordo com o teu perfil e suas necessidades. A sugestão do Adriano envolve muitas trocas de hotéis para o meu gosto e só seria viável se você alugasse carro. Aliás, para qualquer roteiro na Rota Romântica um carro ajuda demais, visto que é mal conectada por trens. Há opções melhores na Alemanha se você quiser fazer um roteiro 100% de trem.

 

Não dá para chutar orçamento sem arrumar primeiro o roteiro, até mesmo porque há cidades que podem se tornar inviáveis de conhecer se você distribuir os dias. E não está muito homogêneo em custos, há partes mais baratas e outras bem mais caras. Veneza e Viena por exemplo custam pelo menos o dobro do que você gastaria para se hospedar em Füssen, por exemplo.

 

Colônia não é a melhor das opções nesse roteiro, significa um desvio. Além disso, você já terá visto dezenas de cidades com arquitetura semelhante à que você irá encontrar lá.

 

Seu roteiro na parte alemã está quase que completamente dentro da Baviera, o único ponto fora é Frankfurt. De Frankfurt a Würzburg você compra antecipado na bahn.de e pega descontos. Para todo o resto, use o Bayern Ticket, uma espécie de passe de duração de um dia que dá direito a ilimitadas jornadas em ônibus, metrô e trens regionais no período de 9 da manhã às 3 da manhã do dia seguinte (sem limite nos finais de semana). Custa 23 euros + 4 euros de suplemento por pessoa adicional, até o limite de 5.

 

No restante, basicamente você terá que comprar tickets avulsos. Na maioria dos trechos você terá descontos substanciais se comprar com 3 meses de antecedência nos sites oficiais das cias de trem (não nos revendedores, como Raileurope e similares).

Link para o comentário
  • Membros

Gostei muito da dica de vocês e mudei bastante coisas no meu roteiro, e pra melhorar eu olhei de novo o site da TAP e o valor da passagem baixou, agora a passagem entrando por Frankfurt e saindo por Roma está R$ 1.865,00 já INCLUINDO TODAS AS TAXAS!

 

Meu roteiro agora está assim(quero a opinião de vocês se agora tá legal ou se ainda devo mudar algo):

 

 

11/12 Natal (Saida 20:55)/Lisboa

 

12/12 Lisboa (Chegada 06:55 e saída 18:20)/FrankFurt (Chegada 22:30) Obs.: O tempo de conexão em lisboa está longo porque quero conhecer um pouco de Lisboa durante esse tempo da conexão

 

13/12 Frankfurt

 

14/12 Frankfurt/Colônia/Frankfurt

 

15/12 Frankfurt/Wurzburg (120 km)

 

16/12 Wurzburg/Rothenburg o.d.T (68 km)

 

17/12 Rothenburg/Nuremberg

 

18/12 Nuremberg/Augsburg (184 km)

 

19/12 Augsburg/ Munique (70 km)

 

20/12 Munique

 

21/12 Munique (passeio dos castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau)

 

22/12 Munique/Salzburg

 

23/12 Salzburg/Innsbruck

 

24/12 Innsbruck/Veneza

 

25/12 Veneza

 

26/12 Veneza/Florença

 

27/12 Florença

 

28/12 Florença/Lucca

 

39/12 Lucca/Pisa(de passagem)/Siena

 

30/12 Siena (Vinículas)

 

31/12 Siena/Roma

 

01/01 Roma

 

01/01 Roma

 

02/01 Roma

 

03/01 Roma

 

04/01 Roma

 

05/01 Roma

 

06/01 Roma (saida 11:35)/Lisboa(Chegada 13:45 e saída 14:45)/Natal(Chegada 19:25)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Legal, hein, Renata? Esse preço tá muito bom.

 

Se ainda não comprou a passagem, eu sugeriria ficar uns dias em Lisboa. Na TAP, isso (stopover) é grátis e ajuda a quebrar um pouco a viagem e, de quebra, conhecer esse destino. Com tantos dias em Roma, dá para usar alguns deles para Lisboa. De 2 a 3 dias lá tá suficiente.

 

Não pernoitaria em Salzburg, para evitar uma troca de hotel por apenas uma noite. Em vez disso, faça bate e volta. No outro dia, você sai cedo de Munique a Innsbruck, deixa as malas na estação e pega o último trem do dia para Veneza.

 

Também não pernoitaria em Siena e Lucca, ainda mais nessa época do ano. Ficaria em Florença e a utilizaria como base.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Algumas sugestões interessantes para pensar (ou complicar) seu roteiro. Heildelberg perto de Frankfurt é muito bacana para um daytrip. Se for do tipo que gosta de passeios em Rio, recomendo visita ao vale do reno de frankfurt, é super lindo para fazer um passeio e ainda com os castelos na margem. Na verdade acho que Colônia é um dos trechos que dá para fazer o passeio do rio. O mais comum é Koblenz até Rüdesheim.

 

MIlão eu não achei turisticamente desprezível. Entre as catedrais que eu conheci, achei a de Milão (Duomo) a mais bonita. Se vc for fã de igrejas, recomendo certamente.

 

Sobre Lisboa, é uma cidade lindíssima. Acho 2 dias inteiros o mínimo para ter uma boa noção. Dado que vcs vão estar cansados depois do voo do Brasil, 3 dias seria adequado. Dá para ficar muitos dias em Lisboa pq tem muita coisa interessante para fazer por perto. 2 dias já daria para ter uma noção de Lisboa e Cintra. Com mais dias daria para conhecer cascais, estoril, fátima, évora, tomar, arrábida, óbidos...Tem coisa demais para ver, mesmo se ficar 6 dias não esgotará tudo que tem nos arredores.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Concordo com o Psemple que é melhor fazer o stopover com 3 dias. Na última viagem eu fiz exatamente como você vai fazer, saí de Natal e fui até Lisboa pela TAP. Cheguei um caco e o primeiro dia foi nulo, só deu para fazer uns passeios leves. Daí com mais 2 dias completos você veria Lisboa com mais calma.

 

Achei a cidade bonita mas, não sei quanto a você, eu quando viajo gosto mais de ver o que é diferente. Lisboa lembra muito as cidades brasileiras e isso não é por acaso. Arquitetura semelhante, costumes semelhantes. E não tive uma boa experiência com o povo de lá. Então gostei bem mais de outras cidades, mas não me arrependo de ter feito o stopover. Teria sido bem mais cansativo pegar mais um vôo no mesmo dia, depois de já ter voado 8h entre um continente e outro.

 

Também concordo com ele sobre Heidelberg. Na verdade, tanto Heidelberg quanto as vilas do Reno são alternativas mais interessantes do que Colônia, que se destaca mais pela catedral. O pessoal bem experiente em Alemanha diz que o centro histórico daquelas cidades é melhor, mais bonito e mais bem preservado do que o de Colônia. E as cidades do Reno são mais próximas. Quanto ao passeio de barco, primeiro você tem que ver se funciona nessa época do ano. Se funcionar, o ideal é fazê-lo na direção de Rüdesheim até Koblenz e não o contrário, pois é no sentido do rio e você não perde tanto tempo quanto se fizesse o contrário. Em termos de variedade de beleza, não há necessidade de fazê-lo até Koblenz, o trecho de Rüdesheim até St Goar ou Boppard tem as melhores vistas, custa menos e perde menos tempo do que seguindo todo o rio.

 

Com relação à Viena, fez bem de tirar. O problema de todo viajante na Europa é que ao se dar conta de que o continente é fantástico, lindo e muito variado de opções, com tudo tão próximo e tão bem conectado por transporte público, a tentação é mesmo de tentar ver tudo. Mas quem quer tudo acaba sem nada. É melhor ver com qualidade, do que depois nem se lembrar de onde passou de tão corrido, sem falar na perda de tempo com deslocamentos extras.

 

Psemple, Milão tem sim opções turísticas e concordo que o Duomo é muito bonito. Só acho que, ao comparar com outras cidades, Milão fica bem abaixo. E pelo que observo nos fóruns, essa é uma visão bem comum. Naturalmente, não é unanimidade, toda grande cidade europeia tem seus fãs.

Link para o comentário
  • Membros

Comprei as minhas passagens e fiz como MarcosPereira me sugeriu, com o stopover em Lisboa e agora ficou assim:

 

 

11/12 Natal (Saida 20:55)/Lisboa

 

12/12 Lisboa (Chegada 06:55)

 

13/12 Lisboa

 

14/12 Lisboa

 

15/12 Lisboa(saida 18:20)/Frankfurt(Chegada 22:30)

 

E a volta eu também prolonguei, saindo de Roma no dia 08/01 em vez de sair no dia 06/01.

 

Adorei a dica das cidades para fazer no lugar de Colônia, sendo assim como você disse vale muito mais a pena que Colônia, vou dar uma modificada no roteiro.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...